Scala Dei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Princípio do manuscrito da Scala Dei de Francesc Eiximenis no manuscrito 88 do Fondo de Reserva da Biblioteca da Universidade de Barcelona.

O livro conhecido como Scala Dei (Escada de Deus), também chamado Tractat de contemplació (Tratado de contemplação) é uma obra escrita por Francesc Eiximenis possivelmente o ano 1399 em Valência em catalão e dedicada a Maria de Luna, rainha da Coroa de Aragão e esposa do rei Martim I de Aragão.

Gênese[editar | editar código-fonte]

Algumas partes do Llibre de les dones, en concreto as relativas ao Tratado de penitência e ao Tratado de contemplação, se adicionaram ao livro que possivelmente ofereceu Eiximenis à rainha Maria de Luna com motivo da coroação do seu marido Martim I de Aragão (e de ela miesma), como indicou Andreu Ivars.[1] Sabemos que a coroação do rei teve lugar o 13 de abril de 1399, e a da rainha o 23 de abril de 1399.[2]

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

O livro conhecido como Scala Dei (Escada de Déus), é composto por conseguinte com partes do mencionado Llibre de les dones. Além dos fragmentos transcritos literalmente desta última obra, se resumem en certa maneira os capítulos 101 a 274 (referentes às virtudes teologais, às virtudes cardinais, os dez mandamentos, os pecados capitais e os sentidos), como indica o estudoso Curt Wittlin.[3] Este libro pertence ao género dos devocionários, un gênero literário muito popular na Idade Média tardia e especialmente popular entre as classes altas.

Edições digitais[editar | editar código-fonte]

Manuscritos[editar | editar código-fonte]

Incunábulos[editar | editar código-fonte]

  • [2] Edição na Memòria Digital de Catalunya da edição incunábula, impressa em Barcelona o 27 de outubro de 1494 por Diego de Gumiel.

Edições modernas[editar | editar código-fonte]

  • [3] Scala Dei. Barcelona. PAM. 1985. 100. Transcripção do manuscrito antigo e nota preliminar e final de Curt Wittlin. Versão ao catalão moderno de Elisabet Ràfols.

A Scala Dei dentro das obras completas on line[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Scala Dei. Barcelona. PAM. 1985, p. 93. Transcripção, nota preliminar e nota final de Curt Wittlin.
  2. D. A. Dietari del Consell antich barceloní. V.I. Barcelona. Impremta d’en Henrich y companyia. 1892, p. 77. (em catalão)
  3. Wittlin, Curt J. De Lo Llibre de les dones a la Scala Dei. Actes del Tercer Col·loqui d’Estudis Catalans a Nord-Amèrica. PAM. 1983. 139-152. (em catalão)