Sedico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o antigo Estado europeu, veja República de Veneza.
Itália Sedico 
  Comuna  
Santa Maria Annunziata (Sedico).JPG
Sedico está localizado em: Itália
Sedico
Localização de Sedico na Itália
Coordenadas 46° 7' N 12° 6' E
Região Flag of Veneto.svg Vêneto
Província Belluno
Área
- Total 91 km²
Altitude 317 m
População
 - Total 9,814
    • Densidade 0,1 hab./km²
Outros dados
Comunas limítrofes Belluno, Gosaldo, La Valle Agordina, Limana, Longarone, Mel, Rivamonte Agordino, Santa Giustina, Sospirolo, Trichiana
Código ISTAT 025053
Código cadastral I563
Código postal 32036
Prefixo telefônico 0437
Padroeiro Maria SS. Annunciata
Feriado 25 de março
Website http://www.comune.sedico.bl.it/

Sedico é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Belluno, com cerca de 8.695 habitantes. Estende-se por uma área de 91 km², tendo uma densidade populacional de 96 hab/km². Faz fronteira com Belluno, Gosaldo, La Valle Agordina, Limana, Longarone, Mel, Rivamonte Agordino, Santa Giustina, Sospirolo, Trichiana.[1][2][3][4]

História[editar | editar código-fonte]

Sedico, por volta de 1500, era uma pequenina vila na província de Belluno, situada no norte da Itália. Não se sabe ao certo quando a comunidade de Sedico foi criada, mas é certo que precede ao ano de 1185, quando uma bula do Papa Lucio III cita nominalmente a Paroquia de Santa Maria Annunziata, de Sedico. Seguiu-se a criação das paróquias de Bes, Bribano-Longano, Roe e as demais. Para se ter uma idéia do tamanho do lugar, estima-se que, pelos idos de 1561,Sedico tinha apenas 1530 habitantes.

A atividade extrativa principal naquela época era a madeira. A igreja de Santa Maria Annunziata (com mais de 200 anos), foi demolida em 1955. A região de Sedico, foi romanizada desde a época da 3ª Guerra Púnica,encerrada nos idos de 146 a.C., e encontram-se muitas citações dela durante o reinado de Otaviano Augusto e de Diocleciano. A romanização aparece também identificada nos topônimos em “ano” (exemplo Bribano, que significa terra de Barbius) ou em “ico”, “igo” (exemplo Sedico, que significa Terra de Sedius). É ainda curiosa a constatação que todos os topônimos romanos se encontram na região plana, onde a terra é mais fértil e portanto onde há maior facilidade de se comunicar através de caminhos e estradas.

No século XV toda aquela região pertencia ao domínio de Veneza e durante os três séculos seguintes foram tempos difíceis para os moradores da região. A pobreza do solo, com falta de terrenos planos para o plantio, a inclemência do clima e a falta de incentivos para a agricultura fizeram com que as atividades se concentrassem nas extrativas de madeira e de pedra, além da fabricação de ferramentas e armas.

Além do mais os conflitos políticos eram constantes, caracterizados principalmente pelas tentativas de cidades maiores submeterem as menores. Com a vida tornando-se cada dia mais difícil e as freqüentes disputas muitos começaram a desejar novas terras e oportunidades. Foi somente muito mais tarde, com o aparecimento das “villas” usadas como casas de campo dos nobres e abastados, nos meses estivais, é que começou a recuperação econômica da região, com a oferta de novos empregos e oportunidades relacionadas principalmente ao transporte e à construção.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Variação demográfica do município entre 1861 e 2011[4]
Fonte: Istituto Nazionale di Statistica (ISTAT) - Elaboração gráfica da Wikipedia


Referências

  1. «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat 
  2. «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat 
  3. «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 
  4. a b «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.