Seleção Alemã-Oriental de Basquetebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
República Democrática Alemã
Alemanha Oriental
Basquetebol Basketball pictogram.svg
Bandeira
Informações gerais
Sigla FIBA GDR
Confederação FIBA Europa
Ranking FIBA Seleção Extinta
Jogos Olímpicos
Participações 0 (Primeira em -)
 
Última - (-)
Campeonato Mundial
Participações 0 (Primeira em -)
Última - (-)
EuroBasket
Participações 5 (Primeira em 1959)
Melhor ' (1963)
Última 14º (1967)
Kit body thinsidesonwhite.png
1º uniforme jersey
Kit shorts thinsidesonwhite.png
Team colours
1º uniforme
Kit body thinwhitesides.png
2º uniforme jersey
Kit shorts thinwhitesides.png
Team colours
2º uniforme

A Seleção Alemã-Oriental de Basquetebol representou a República Democrática Alemã (RDA) durante os anos em que a Alemanha esteve dividida politicamente e fisicamente pelo Muro de Berlim (alemão: Berliner Mauer). A equipe alemã-oriental participou de cinco edições do EuroBasket (1959, 1961, 1963, 1965 e 1967) sendo que apenas em 1963 ficaram entre os oito primeiros colocados (6º Lugar)[1]. Nestas edições do EuroBasket, encabeçados pela União Soviética, vários países do Leste Europeu (Hungria, Polónia, Jugoslávia, Bulgária, etc) lideravam as primeiras colocações das competições europeias.

O esporte sempre se mostrou uma importante ferramenta de propaganda do regime socialista, o foi com Cuba, União Soviética, mais atualmente com a República Popular da China[2], e não foi diferente com a Alemanha Oriental. Suas delegações estiveram entre os maiores conquistadores em Olimpíadas, movidos também pela rivalidade com a Alemanha Ocidental capitalista, ocupando os lugares mais altos nos Quadros de Medalhas. Mas essa história não se repetiu com o basquetebol, pois os dirigentes canalizavam os investimentos para esportes individuais em detrimento aos esportes coletivos, com exceção do futebol[3].

Referências

  1. FIBA. «Arquivo Oficial da FIBA». archive.fiba.com. Consultado em 9 de junho de 2015. 
  2. Rodrigo Constantino (9 de julho de 2014). «Os Socialistas e o esporte: Uma mistura histórica». veja.abril.com.br. Consultado em 9 de junho de 2015. 
  3. Leandro Stein (4 de novembro de 2014). «Como o futebol explica o regime da Alemanha Oriental». trivela.uol.com.br. Consultado em 9 de junho de 2015.