Seleção Colombiana de Rugby Union

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Colômbia
Flag of Colombia.svg
Confederação Federación Colombiana de Rugby
Apelido(s) Los Tucanos
Técnico Colômbia David Jaramillo Gómez
Primeiro jogo internacional
Flag of Mexico.svg México 10 - 10 Colômbia Colômbia
(8 de Janeiro de 1996)
Maior vitória
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 5 - 42 Colombia Colômbia
(18 de Outubro de 2006)
Pior derrota
Brasil Brasil 74 - 0 Colômbia Colômbia
(13 de Outubro de 2004)
Copa do Mundo
Aparições 0 (Primeira vez em -)
Melhor resultado -

A Seleção Colombiana de Rugby Union é uma seleção da terceira divisão e representa a Colômbia nas competições oficiais. Está controlada pela Federação Colombiana de Rugby. Está na terceira divisão de nações da IRB. Jogou sua primeira partida internacional em 1996 contra o Mexico. Assim mesmo participou nos Sudamericanos B de rugby union disputados em diferentes países entre eles: Paraguai, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela. Em outubro de 2006 participou no VI Sul-americano B de Rugby Union posicionando-se no segundo lugar e em novembro deste ano teve uma importante batalha com Peru e Brasil no VII Sul-americano B disputado na cidade de Lima, terminando em terceiro lugar do campeonato.

Os Tucanes como se fazem chamar fazendo alusão a uma das aves mais importantes da Colômbia, são uma equipe conformada por vários esportistas que pertencem a diferentes clubes do país e entram numa árdua concorrência composta por trials, provas e treinamento durante vários meses do ano para ser selecionados.

História[editar | editar código-fonte]

A Colômbia tentou se qualificar para a Copa do Mundo de Rugby Union de 2003 na Austrália, participando do torneio qualificativo americano durante novembro de 2001. Estes jogos impugnados no Round 1 (Sul) do grupo, contra as nações, incluindo Brasil, Venezuela e Peru no 1.º Round.

A Colômbia participou da qualificação para o Copa do Mundo de 2007, em 2004, aquando Redonda impugnada 1b (CONSUR 2a divisão). Eles acabadram na quarta colocações que na final bateu-los sair de discórdia, mas os seus gabaritos contra o Peru e a Venezuela eram estreitas, perdendo 15-10 e 27-31, respectivamente.

Na Colômbia, o rugby union enfrenta uma grande luta contra o fraco apoio por parte do governo e a tradição do futebol no país ultrapassam a outros esportes. Também a falta de apoio por parte da mídia local e nacional.

Desde as primeiras origens de rugby union na Colômbia em 1986, ele tem crescido especialmente no início da década de 1990, quando o desporto não era só a ser desempenhado pelos franceses e britânicos exilados, mas também pelos habitantes locais.

Em Bogotá, o rugby union foi empurrado por um número reduzido de jogadores Alfonso Castafaletti e Hywel Jones, no início dos anos noventa e, em seguida, no início de 2000 Andrew Wright, Nick Reeves Andres y Tejada, que está actualmente a treinar a equipe com Juan Roman.

Colombiana rugby jogadores precisam de obter mais experiência a partir do rugby union mundial e bom dinheiro dos patrocinadores para poder ir à Nova Zelândia em 2011 RWC.

Os tucanes e o rugby union na Colômbia não tem mais de 20 anos, quando instituições como o Bogotá Sports Clube auspiciaram sua própria equipa de rugby union, que assistia a treinamentos regulares e realizava partidos de intercâmbio com combinados estrangeiros. Em Medellín nos anos noventa gerou-se também um movimento rugbístico que incorporou pela primeira vez às mulheres. Jogadores e treinadores estrangeiros contribuíram a construir uma incipiente mas forte tradição de rugby union no país.

A Pró Federação Colombiana de Rugby está presidida pelo neozelandes Bill Paul. Foi muito importante a contribuição dos argentinos Álvaro Pérez Veiga, Alejandro López Conde e Belisario Reynal Ou´Connor, também como treinadores e formadores.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Jogos da Colômbia contra outras nações.[1]

Adversário Jogos Vitórias Empates Derrotas Pontos
Marcados
Pontos
Sofridos
Aproveitamento
 %
Brasil Brasil 7 0 0 7 31 352 0%
Flag of Costa Rica.svg Costa Rica 1 1 0 0 42 5 100%
Flag of Mexico.svg México 1 0 1 0 10 10 50%
Flag of Paraguay.svg Paraguai 2 0 0 2 22 218 100%
Flag of Peru.svg Peru 6 2 0 4 106 131 33,3%
Flag of Venezuela.svg Venezuela 7 2 0 5 119 211 28,5

Treinadores[editar | editar código-fonte]

  • Nova Zelândia Bill Paul
  • Argentina Belisario Reynal
  • Inglaterra Andrew Wright
  • França Laurent Palau
  • Colômbia Carlos Tejada
  • Colômbia Camilo García
  • Colômbia Mauricio Henao
  • Colômbia Raul Vesga
  • Colômbia David Jaramillo Gómez

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]