Serra Fluminense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde agosto de 2012). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Geada no Pico do Caledonia, em Nova Friburgo, cidade mais fria do estado. A região fica frequentemente abaixo dos 0 graus célsius.
Hotel Quitandinha, em Petrópolis
Teresópolis
Dedo de Deus, em Teresópolis

Planalto ou Serra Fluminense é a região do estado do Rio de Janeiro entre as planícies ("baixadas") litorâneas no Norte do estado e o vale formado pelo rio Paraíba do Sul ao longo do interior fluminense, desde o a mesorregião Sul até o Centro Fluminense, na área das Serras do Mar e da Mantiqueira. Essa região tem forte herança europeia, visto que a maioria de sua população é de origem europeia, claro. Em Nova Friburgo e arredores são os suíços e em Petrópolis e Teresópolis alemães e ingleses principalmente.

Essa região limita-se ao longo de toda sua extensão com o estado de Minas Gerais e parte da divisa com São Paulo, nela se localizando cerca de 38 municípios do Estado.

A altitude media da região serrana do Estado do Rio varia de 300 a quase 2800 metros.

O clima é tropical de altitude em partes da serra pode variar a subtropical, com temperatura média anual de 18°C e altitudes que podem passar dos 2.300 metros, tendo, como seu pontos culminantes, o Pico das Agulhas Negras, no município de Itatiaia, com 2.792 metros, e o Pico Maior de Friburgo, na cidade de Nova Friburgo, com 2.316 metros. É a região mais fria do RJ e uma das mais frias da região Sudeste.

Casa típica da região, localizada no parque dos Tres Picos em Nova Friburgo-RJ

A altitude media da região serrana do Estado do Rio varia de 300 a quase 2800 metros. A geada é comum nas regiões acima de 1.000 metros e nas áreas rurais. A temperatura pode ficar abaixo de 0 graus célsius nas zonas rurais dos municípios principalmente. Há registro de queda de neve fraca no Parque Nacional do Itatiaia, a última vez ocorreu em 2012 e a nevasca mais forte ocorreu por volta dos anos 80 e foi umas das mais fortes da história do país com mais de 1 metro de profundidade.

As maiores cidades são Petrópolis, Volta Redonda, Barra Mansa, Nova Friburgo, Teresópolis e Resende, em ordem populacional.

A região foi inicialmente povoada por portugueses depois que se tornou o local de férias do imperador. Os suíços e alemães tem forte cultura na região principalmente em Nova Friburgo e arredores (suíços) e Petrópolis e Teresópolis alemães e ingleses principalmente. A região foi inicialmente povoada por portugueses depois que o local era local de férias do imperador.

Catedral de Petrópolis, local de forte influencia germanica

A serra Fluminense foi o primeiro local do Brasil a ser colonizado por imigrantes não lusitanos no Brasil.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.