Serra das Matas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Serra das Matas é uma Cordilheira localizada no sertão central cearense e se estende pelos municípios de: Monsenhor Tabosa, Catunda, Tamboril, Santa Quitéria e Boa Viagem. A Serra das Matas é composta por elevações que chegam a 1.000m de altitude, intercaladas com patamares que oscilam entre 500 a 700m[1], tratando-se de um maciço residual de escudos e maciços antigos resultantes dos processos erosivos diferenciais ocorridos no Cenozóico.[2]

Seu ponto culminante, conhecido como Pico da Serra Branca, está a 1.154 metros de altitude localizado em Catunda, esse é o ponto culminante do o Estado do Ceará (4°46'17"S 40°6'59"W).[3] O segundo maior pico, o Pico da Serra do olho D'Água, está localizado em Monsenhor Tabosa, com 1.129 metros de altitude e é o segundo mais elevado do estado.

É um dos maciços residuais dispersos nas Depressões Sertanejas do interior cearense. Sua vegetação em baixas altitudes é floresta caducifólia espinhosa, ou caatinga arbórea e floresta subcaducifólia tropical pluvial, ou mata seca, nas maiores altitudes. É considerada uma "serra seca", ou seja, apresenta características semi-áridas em toda a sua extensão.

Funciona como divisor de águas das bacias hidrográficas dos afluentes dos rios Banabuiú, Acaraú e Poti.

Referências