Shelf cloud

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nuvem prateleira, em Inglês "Shelf Cloud", é um tipo de Nuvem Arcus, cujo aspecto característico é o de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-pai. Geralmente, nuvens de prateleira precedem uma tempestade.

Características[editar | editar código-fonte]

As nuvens de prateleira formam-se quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio. Durante este processo, o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem.

O movimento acelerado das nuvens de prateleira, ocorrido em alguns casos, produz ventos muito fortes e danosos que acontecem antes da tempestade propriamente dita. Apesar disso, nuvens prateleira não produzem tornados.

Nuvem Parede e Nuvem de Rolo[editar | editar código-fonte]

Embora sejam confundidas com frequência, nuvens parede (cumulonimbus murus) diferem das nuvens prateleira por sua posição durante uma tempestade. Enquanto as nuvens prateleiras aparecem no limite inicial de uma tempestade, as nuvens parede estão presentes durante o fenômeno. As nuvens paredes são as primeiras formações que precedem um tornado.

Nuvens de rolo são formações longas e tubulares de nuvens que aparecem desassociadas de uma nuvem de tempestades. Seu formato lembra um tornado horizontal nos céus. Trata-se de uma coluna de ar em descida ao solo.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Nuvens prateleira e rolo são comuns na Região Sul do Brasil, especialmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, em algumas vezes podem causar uma pequena quantidade de granizo, ventos fortes e tornados. O maior registro de nuvem rolo no sul do Brasil está na cidade de Coronel Vivida no estado do Paraná, os registros dão conta que ocorrem por ano 3 formações de nuvem rolo no município.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Shelf cloud
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.