Saltar para o conteúdo

Shih Tzu: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 36: Linha 36:
== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==
{{Commons|Shih Tzu}}
{{Commons|Shih Tzu}}
* [http://tudosobrecachorros.com.br/2012/05/shih-tzu.html Tudo Sobre Cachorros]
* {{Link||2=http://www.cbkc.org/|3=Confederação Brasileira de Cinofilia}}
* {{Link||2=http://www.cbkc.org/|3=Confederação Brasileira de Cinofilia}}
* {{Link||2=http://www.cpc.pt/|3=Clube Português de Canicultura}}
* {{Link||2=http://www.cpc.pt/|3=Clube Português de Canicultura}}

Revisão das 22h41min de 16 de abril de 2014

Shih Tzu
Shih Tzu
Exemplar da raça Shih Tzu
País de origem  China
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 9
Seção 5 - Cãe de companhia - do Tibete
Estalão #208 - 24 de junho de 1987

Shih Tzu[Nota] (em chinês: 狮子) é uma raça de cães originária da China. Bem como outras raças caninas, a origem deste animal possui uma lenda. De acordo com o que se conta, o shih tzu seria o símbolo do amor entre uma princesa chinesa e um mongol. Sem esperança de se casarem, eles decidiram cruzar os representantes caninos de suas nações - o pequinês chinês e o lhasa apso tibetano - para representar o que havia de melhor entre as duas culturas e o amor entre aqueles dois povos. Nascia então o shih tzu. Seu nome significa "cão leão" e seu nascimento perdeu-se em meio a antigas lendas, embora saiba-se que alguns exemplares foram dados de presente ao imperador da China em 1640. De acordo com historiadores, os shih tzu viviam no palácio cercados de cuidados extremos e isolados de outras raças. Apenas três séculos mais tarde, começaram a fazer parte dos lares das ricas famílias chinesas e de algumas outras no Ocidente. Quase extinta durante a invasão japonesa em 1937, foi salva graças a criadores ingleses.[1]

Características

Fisicamente podem chegar a atingir os 27 cm na cernelha e pesarem até 8 kg.[2] É considerado um típico animal de companhia, apesar de menos ativo que outros de mesmo porte. No livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, ocupa a 70ª posição das 79.[1] Apesar da baixa classificação, o índice desta publicação considera como mais inteligentes as raças que obedecem mais facilmente a comandos e respondem mais rapidamente ao adestramento, considerado um ponto fraco do Shih-Tzu, pois é um cão que manifesta vontade bastante independente. Em aspectos cognitivos no entanto, a raça apresenta uma inteligência acima da média, sendo os exemplares bastante observadores, curiosos, exploradores do ambiente e buscam grande empatia emocional com os donos.

No Brasil é uma das raças mais mais populares da atualidade e ficou em primeiro lugar de popularidade em pesquisa realizada pela emissora Rede Record de Televisão.

Principais aspectos negativos da raça: Registros de coprofagia, alergias e dermatites, problemas oculares, hérnia umbilical, otite e pré disposição ao desenvolvimento de câncer de útero ou testículo. Assim, é imprescindível o acompanhamento periódico da saúde de exemplares da raça por profissionais veterinários capacitados.

Principais aspectos positivos da raça: Apresenta em geral comportamento alegre e brincalhão principalmente com crianças, late pouco, bastante curioso, muito sociável, é costume acompanhar os donos constantemente durante os deslocamentos pela residência. Devido ao porte pequeno e baixa atividade, é uma opção de raça considerável para criação em ambientes de espaço limitado como casas pequenas e apartamentos. Fisicamente se destaca pela postura firme, semblante dócil e pelagem exuberante.


Referências

  1. a b «Bichon bolonhês». Dog Times. Consultado em 12 de agosto de 2011 
  2. «Shih-Tzu». Saúde Animal. Consultado em 12 de agosto de 2011 

Ver também

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Shih Tzu
Ícone de esboço Este artigo sobre cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.