Lhasa apso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lhasa Apso)
Ir para: navegação, pesquisa
Lhasa Apso
País de origem Tibete ( China)
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 9
Seção 5 - Cães de Companhia - Cães do Tibete
Estalão #227 - 24 de março de 2004

Lhasa Apso[Nota] é uma pequena raça canina oriunda da região chinesa do Tibet. Considerada antiga, sua origem data dos idos de 1500, e seu nome vem da capital Lhassa, que em seguida recebeu o complemento apso (que pode designar tanto "ovelha", quanto "sentinela de Potala"). Vivem cerca de 18 anos.

Cão da raça Lhasa Apso

Sagrados para os monges, tinham a função de alertar e zelar pelas propriedades; além de serem vistos pelos budistas como seres capazes de preverem avalanches, enquanto moradores das montanhas.

Por serem sagrados, eram bem cuidados e jamais trocados por dinheiro; exemplares eram dados em sinal de extremo respeito. Fora da China, foi primeiramente visto no Japão, iniciando sua expansão quatro séculos mais tarde, ao chegar à Inglaterra.[1]

Personalidade[editar | editar código-fonte]

A raça Lhasa Apso é peculiar, pois o contato próximo com a população do Tibet, por seguintes anos, desenvolveu a formação de sua personalidade e, por causa dessa influência, são cães amigáveis, inteligentes, vívidos e sensíveis. O temperamento do Lhasa Apso é equilibrado, destacando-se sua expressividade e estando sempre alerta. [2]

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

O cão Floquinho, do personagem Cebolinha de Maurício de Souza, pertence a essa raça, embora apresente a caraterística fictícia de ser verde[3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Lhasa apso
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.