Molosso (cão)

Molosso é uma categoria de cães de físico forte, de porte grande a gigante, e que possuem traços físicos ou parentesco em comum com o extinto cão chamado Molossus. A palavra deriva de Molóssia,[1] uma área do Epiro antigo,[2] hoje a Grécia ocidental, onde o grande cão de guarda de rebanhos era conhecido como Molossus.[3] Estes por sua vez foram tomados como parâmetro comparativo para classificar raças de cães.

São na sua maioria, pesados, ossudos, com cabeça maciça, focinho em geral curto e largo; lábios espessos e longos, stop considerável, pescoço musculoso, corpo maciço e tórax amplo e arqueado.
A mandíbula de um cão tipo molossoide possui muita força graças ao formato da cabeça que proporciona aos conjuntos de músculos maior contração e "poder de destruição". De estrutura forte e pesada, reúnem características físicas que favorecem ataques mais poderosos. Cães desse tipo eram usados pelos romanos, gregos e assírios como cães de guerra, e para proteção de rebanhos, caça a lobos e ursos, e nas arenas dos anfiteatros para combater com leões, ursos, gladiadores e outros cães e animais.
Índice
Taxonomia[editar | editar código-fonte]
O veterinário e entomologista do século XIX, Jean Pierre Mégnin teorizou que havia quatro raças caninas básicas com base em sua observação de suas diferentes estruturais no crânio: Lupoides (Spitz), Braccoides (Sabujos), Graioides (Lébrel), e Molossoides (cães de montanha, raça mastim e até cães pequenos).[4] Embora o estudo do genoma canino esteja causando a revisão da base taxonômica do fenótipo como as de Mégnin, as quatro categorias ainda são usadas em alguns contextos tradicionais, como na cinofilia profissional por exemplo.
Origem[editar | editar código-fonte]
Acredita-se que estes cães descendem ou possuem parentesco com o extinto e famoso cão protetor de rebanhos da Molóssia, o cão Molossus. Diz-se então que seus descendentes ou aparentados, são "molossos" ou "molossóides"("com características de molosso").
Função[editar | editar código-fonte]
Embora alguns Molossos tenham sido usados para busca e resgate (como o Terra Nova e São Bernardo), a maior parte é usada como cão de guarda, protegendo propriedades e rebanhos, devido ao seu natural instinto de guarda.
Raças[editar | editar código-fonte]
Os cães Molossos dividem-se em dois gruposː O tipo Dogue, que reúne os cães relacionados com a função de cão de presa e assemelhados, que possuem pêlo curto; e o tipo Montanha, que reúne os cães relacionados aos Livestock guardian dogs.
As seguintes raças reconhecidas fazem parte do grupo dos molossos, segundo a FCI[5] (Federação cinológica internacional) e clubes filiados:
Tipo Dogue[editar | editar código-fonte]
Tipo Montanha[editar | editar código-fonte]
- Aidi
- Cão da Serra da Estrela
- Cão da Terra Nova
- Cão de Castro Laboreiro
- Cão de Montanha dos Pirenéus
- Pastor da Anatólia
- Pastor da Ásia Central
- Pastor de Kraski
- Pastor do Cáucaso
- Pastor Jugoslavo
- Cão de São Bernardo
- Hovawart
- Landseer
- Leonberger
- Mastim dos Pirenéus
- Mastim Espanhol
- Mastim tibetano
- Rafeiro do Alentejo
- Cão de Gado Transmontano
Veja também[editar | editar código-fonte]
- Lista de raças de cães
- Molossus (cão extinto)
Outras categorias de cães:
Referências
- ↑ Dogue De Bordeaux: A Comprehensive Owner's Guide por Joseph Janish, ISBN 1-59378-215-2,2003, p. 10, "O Dogue de Bordeaux cai em um grupo de cães classificados como Molosseiros, descendentes do Molossos, um cão que viveu na época de 700 aC."
- ↑ The Mini-Atlas of Dog Breeds by Andrew De Prisco,ISBN 0-86622-091-7,1990,page 136,"... protótipos de Mastim, como o Molossos do Epiro e o Mastim da Babilônia, foram usados como guardas de rebanho contra lobos e outros predadores. ..."
- ↑ Os morcegos molossidae são nomeados após essa raça de cães: The Mammals of the Southern African Sub-region por J. D. Skinner, ISBN 0-521-84418-5,2006, p. 277, "O nome da família [de morcegos de cauda livre] é derivado do grego molossus, uma espécie de cão usado por pastores gregos na antiguidade."
- ↑ Mastiffs, The Big Game Hunters, by David Hancock. pg. 24, 'Classification of canine types', 2000. ISBN 0-9527801-2-7
- ↑ «Pinscher and Schnauzer - Molossoid and Swiss Mountain and Cattledogs». www.fci.be. Consultado em 11 de abril de 2018