Shobayashi-ryu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shobayashi-ryu
Kyan Chotoku.jpg

Grafia
Tradução Escola do pinheirinho
Outros nomes Shobayashi Shorin-ryu
Kanji 少林流
Origem
País  Japão
Fundador Chotoku Kyan
Eizo Shimabukuro
Influência
Antecedente(s) chuan fa, tode
Representação
Sítio oficial Sítio oficial
Karate icon.svg

Shobayashi-ryu (少林流, Shōbayashi-ryu?, escolha do pequenho pinheiro/floresta) é uma escola de caratê, do estilo Shorin-ryu}[a], fundada por Chotoku Kyan e, depois, por Eizo Shimabukuro, que incorporou outros kata. O estilo guarda estreita similitude de técnicas com o kobayashi-ryu, levando alguns a os considerar uma mesma linhagem mas com duas vertentes, apenas.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O mestre Chotoku Kyan começou a treinar caratê ainda quando criança, no intuito de desenvolver seu físico e melhorar sua saúde debilitada. Assim, começou a treinar com Sokon Matsumura; depois, foi parar na escola de Anko Itosu. Os dois, reconhecidos mestres de shuri-te. O nome dado ao sistema era de Shorin-ryu.

Mais tarde, mestre Kyan foi treinar com Kokan Oyadomari, do estilo Tomari-te e habilidoso mestre de kobudo, em especial com bastão.[2]

Apesar de a escola Shobayashi ser puramente uma forma do estilo shorin-ryu, que tem mais técnicas velozes e lineares, não ficou imune às influências de outros estilos. Eizo Shimabukuro, antes de se tornar o principal aluno do mestre Kyan, estudou com Chojun Miyagi, expoente da linha naha-te e criador do estilo goju-ryu. Mestre Shimabukuro foi aluno de Choki Motobu e estudou o manejo de armas sob Taira Shinken. O mestre Kyan morreu em 1945, pelo que Shimabukuro assumiu o encargo de líder do sistema shobayashi-ryu.[3]

Deste modo, Sensei Eizo Shimabukuro, o atual líder, incorpou os katas sanchin e seienchin, do naha-te.[4] E outros proeminentes alunos do mestre Kyan iniciaram suas próprias escolas de caratê, ainda legatárias da linhagem original: Matsubayashi-ryu, de Shoshin Nagamine; Shorinji-ryu, de Joen Nakazato; Seibukan, de Zenryu Shimabukuro; e Isshin-ryu, de Tatsuo Shimabukuro.

Características[editar | editar código-fonte]

O nome da escola reflecte sua origem, intimamente ligada às escolas tradicionais de Oquinaua, e que mantêm especial apreço aos fundamentos oriundo desde a China. Em verdade o kanji (, «hayashi/bayashi») também pode ser pronunciado «rin». Deste modo, «Shobayashi» e «Shorin» são escritos da mesma forma, o que indica esse apego.

Tecnicamente, as escolas Shorin-ryu tendem a usar de bases mais altas do que os demais estilos, dando ao lutador maior mobilidade num combate, e também não enfatizam pressão para a frente, ao contrário, enfatiza-se a flexibilidade de postura, ora atacando, ora desviando.[5]

Notas

[a] ^ Considera-se a escola Shobayashi-ryu como sendo uma das quatro grandes escolas oriundas do Shorin-ryu tradicional de Oquinaua. As outras três são Kobayashi-ryu, Matsubayashi-ryu e a linhagem ortodoxa de Sokon Matsumura.

Referências

  1. «Okinawan Karate Club of Dallas» (em inglês). Consultado em 22.dez.2010.  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  2. «HISTÓRIA SURPREENDENTE das artes marciais do karaté do ryu do shorin». Consultado em 27.dez.2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  3. «Reference for Shobayashi-ryu-Search.com» (em inglês). Consultado em 27.dez.2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  4. «Shorin Ryu Karate, Shobayashi, Eizo Shimabukuro Hanshi - Okinawan Karate Club of Atlanta» (em inglês). Consultado em 27.dez.2010  line feed character character in |título= at position 74 (ajuda); Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  5. «Kodenkan of Phoenix» (em inglês). Consultado em 27.dez.2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre caratê é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.