Shotokai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shotokai
Egamishigeru.jpg

Origem
País  Japão
Fundador Gichin Funakoshi, Shigeru Egami, Mitsusuke Harada
Influência
Antecedente(s) Shorin-ryu
Representação
Entidade(s) Nihon Karate Do Shoto-kai
Líder vacante
Sítio oficial Sítio oficial  Flag of Japan.svg
Karate icon.svg

Shotokai (松濤会?)é uma escola de karate. Assim como a shotokan, foi fundada pelo mestre Gichin Funakoshi[1].

Shoto era o nome com que o mestre Funakoshi assinava os seus poemas, podendo ser traduzido para "o pinheiro e o mar". Shotokai pode ser traduzido como o "grupo de Shoto".

O estilo pretende manter-se fiel aos ensinamentos originais do mestre Funakoshi, que disse que o "Karate-dô é uma arte para treinar a própria mente, desporto possível de ser praticado por pessoas de menor compleição corporal, arte para manutenção da saúde e a arte da defesa pessoal"[2], por meio da continuação dos esforços iniciados por hanshi Egami[3].

História[editar | editar código-fonte]

Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o mestre Egami passou a ser asistente do mestre Funakoshi e, um ano após a morte deste, Egami torna-se o instrutor-chefe do estilo. Logo entrou em choque com a postura da entidade sobre quais caminhos deveriam ser serguidos, que, segundo mestre Egami, estariam muito afastandos das suas verdadeiras origens e preceitos estipulados pelo criador do estilo. Por exemplo, o mestre Funakoshi executava o soco oi zuki de forma relaxada, pelo muitos diziam ser essa a razão de sua idade avançada.

Outro ponto que gerava dissensões eram as competições, que faziam os praticantes almejar mais a vitória, o reconhecimento, as medalhas, do que a evolução pessoal e coletiva. E, em movimento contínuo, o próprio desenvolvimento das técnicas de luta degeneraram-se, pois a postura inicial era a de jamais recuar (como sucede no aikio) e reforçar o estado de zanshin, a atenção, a antecipação dos golpes do oponente[4].

Estilo[editar | editar código-fonte]

O Shotokai é caracterizado por ser um estilo muito fluido e no qual não existe competição[5], por se considerar que esta desvirtua o estilo e os objectivos do karate. Por norma o kumitê é um pouco controlado, em termos de definir quem ataca e quem defende, bem como onde são direccionados os ataques, isto uma vez que os ataques são produzidos com intensidade máxima, contudo torna-se agressivo visto que se utiliza golpes de ombros e joelhadas.

Existem duas vertentes principais, a da Nihon Karate Do Shotokai, a organização criada pelo "grupo de Shoto" e a da KDS (Karate Do Shotokai) fundada por Mitsusuke Harada, que foi aluno direto de mestre Funakoshi durante três anos, cinco dias por semana, três horas cada vez, pelo que se presume que é a pessoa viva que mais treinou com o criador do estilo. Mitsusuke Harada também treinou com a mesma intensidade e frequência com o Mestre Shigueru Egami pelo período de um ano e meio, sendo a pessoa viva que mais treinou com o mestre Egami.

Actualmente têm banalizado o nome "Shotokai" havendo grupos que nada têm a ver com o estilo de Gichin Funakoshi, modificando a forma e o fundo original.

Kata[editar | editar código-fonte]

O estilo pratica ao todo trinta katas[6].

  1. Ten no kata
  2. Taikyoku shodan
  3. Taikyoku nidan
  4. Taikyoku sandan
  5. Heian shodan
  6. Heian nidan
  7. Heian sandan
  8. Heian yondan
  9. Heian godan
  10. Tekki shodan
  11. Tekki nidan
  12. Tekki sandan
  13. Bassai dai
  14. Bassai sho
  15. Kanku dai
  16. Kanku sho
  17. Hangetsu
  18. Gankaku
  19. Enpi
  20. Jion
  21. Jitte
  22. Nijushiho
  23. Jiin
  24. Meikyo
  25. Sochin
  26. Chinte
  27. Wankan
  28. Unsu
  29. Gojushiho sho
  30. Gojushiho dai

As escolas ordinárias do estilo Shotokan praticam apenas 26 kata, mas foram criados pelos mestres Gichin e Gigo Funakoshi mais elementares formas, que serviriam de pré-aprendizado aos kata tradicionais, compondo a série Taikyoku e o Ten no kata[7].

Referências

  1. «Karate-do Shotokai». Consultado em 17.set.2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Nihon Karate Do Shoto-kai Official Web Site» (em inglês). Consultado em 20.nov.2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Karaté Shotokai». Consultado em 20.nov.2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Estilos o escuelas - Karate do» (em espanhol). Consultado em 08.fev.2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Shotokai Europe» (em francês). Consultado em 20.nov.2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. «Kata Shotokai Karate Budo» (em espanhol). Consultado em 20.nov.2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. «Karate-Do - Sensei Yoshitaka/Gigo Funakoshi». Consultado em 23.fev.2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre caratê é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.