Sigma Octantis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sigma Octantis (σ Oct), também denominada Polaris Australis /pˈlɛərɪs ɔːˈstrlɪs/,[1] é uma estrela situada na constelação de Octans, também chamada de Estrela Polar do Sul, em virtude de ser a mais próxima do polo celeste sul. Para um observador no Hemisfério sul, a estrela parece estar imóvel, e todas as estrelas do hemisfério parecem girar ao redor dela.

Ao contrário da estrela Polaris, de magnitude aparente 2, que atua como a estrela polar do Norte, Polaris Australis tem uma magnitude de quase 5,45[2]. Esta magnitude encontra-se no limite da visão humana desarmada, sendo desta forma, de pouco auxílio para localizar o polo sul.

Sigma Octantis está aproximadamente a 270 anos-luz da Terra, é classificada como uma estrela gigante e possui tipo espectral F0 III.

Referências na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Sigma Octantis aparece na bandeira do Brasil representando o Distrito Federal [3], simbolizando que da mesma forma todas as estrelas do hemisfério celeste sul giram em torno do eixo próximo a Sigma Octantis, os estados do Brasil estão em volta do Distrito Federal

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Naming Stars». IAU.org. Consultado em 16 de dezembro de 2017 
  2. Johnson, H. L.; Mitchell, R. I.; Iriarte, B.; Wisniewski, W. Z. (1 de janeiro de 1966). «UBVRIJKL Photometry of the Bright Stars». Communications of the Lunar and Planetary Laboratory: 99–110. Consultado em 12 de fevereiro de 2024 
  3. «Astronomy of the Brazilian Flag». www.fotw.info. Consultado em 12 de fevereiro de 2024 
Ícone de esboço Este artigo sobre Estrelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.