Sismo do Alasca de 1964

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sismo do Alasca de 1964
Avenida de Anchorage destruída pelo sismo
Epicentro Alasca
61° 3' N 127° 28' 48" O
Profundidade 23
Magnitude 9.2 MW
Data 27 de março de 1964
Zonas atingidas Noroeste da América, Havai e Japão
Vítimas 139 mortes

O Sismo do Alasca de 1964, também conhecido como Grande Terremoto do Alasca, ocorreu no dia 27 de março daquele ano.[1]Por todo o centro-sul do Alasca, nos Estados Unidos, fissuras surgiram no solo, estruturas entraram em colapso e tsunamis resultantes do terremoto causaram cerca de 139 mortes.[2]

Com duração de quatro minutos e trinta e oito segundos, foi o mais forte terremoto já registrado na história da América do Norte (9,2 Mw[3]) e o segundo mais forte já registrado no mundo, só ficando atrás do Sismo de Valdívia de 1960, no Chile[4]. Na Enseada do Príncipe Guilherme, Porto Valdez sofreu um enorme deslizamento submarino, que resultou na morte de 30 pessoas e destruiu o porto e as docas da cidade, além dos navios que estavam atracados ali naquele momento. Perto dali, um tsunami de 8,2 metros destruiu a aldeia de Chenega, matando 23 das 68 pessoas que viviam ali; os sobreviventes foram para áreas elevadas. Os tsunamis pós-terremoto afetaram severamente Whittier, Seward, Kodiak e outras comunidades do Alasca, além da população de Colúmbia Britânica, Washington, Oregon e Califórnia.[5] Tsunamis também causaram danos no Havaí e no Japão.

Depois daquela data, nenhum outro terremoto de magnitude superior foi registrado. Por outro lado, o sismo do Alasca permitiu comprovar que os abalos sísmicos estão diretamente relacionados à movimentação das placas tectônicas - até aquela época, pouco se compreendia sobre a origem dos terremotos.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. US Geological Survey report on the earthquake
  2. Tsunami Events Search - sorted by Date, Country, National Geophysical Data Center 
  3. «M 9.2 - Southern Alaska». earthquake.usgs.gov. Consultado em 7 de dezembro de 2016 
  4. «Latest Earthquakes». earthquake.usgs.gov. Consultado em 7 de dezembro de 2016 
  5. USC, Tsunami Research Group. «1964 Alaskan Tsunami». University of Southern California. Consultado em 18 July 2015  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. «Os maiores terremotos da história - Mundo Educação». Mundo Educação. Consultado em 8 de dezembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sismo do Alasca de 1964


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.