Sittuyin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wikiprojeto Enxadrismo

Sittuyin, também conhecido por xadrez birmanês, é uma variante do xadrez. Acredita-se que seja um derivado direto do Chaturanga. Sit é uma palavra birmanesa para exército, a palavra Sittuyin pode ser traduzida por representação do exército. O jogo tem sido enormemente ofuscado, em sua região de origem, pelo xadrez internacional, embora ele permaneça sendo popular nas regiões noroestes.

Regras[editar | editar código-fonte]

No início da partida apenas os peões estão presentes no tabuleiro.

  • O jogo começa com os jogadores colocando suas peças alternadamente na sua metade do tabuleiro.
Sittuyin, posição inicial
  • Este é um exemplo clássico de iníco de partida.

As peças movem-se do mesmo modo como no xadrez com exceção do bispo e da rainha:

  • O bispo (chamado de Elefante neste jogo) move-se uma casa em qualquer direção na diagonal ou uma casa para frente (como o general de prata no Shogi);
  • A rainha (chamada de General) move-se uma casa em qualquer direção na diagonal (como Fers no Xatranje).

Os peões se convertem em generais quando eles alcançam as linhas diagonais marcadas no tabuleiro. A promoção só é possível se o próprio general tiver sido capturado. Se o jogador tem um peão na casa de promoção e seu general já não está no tabuleiro, o jogador pode — caso deseje — convertê-lo em general em vez de fazer um movimento. Um peão que passe da casa de promoção não poderá mais ser promovido.

O objetivo do jogo é dar o xeque-mate no rei oponente. Não é permitido deixar o rei oponente sem possibilidade de movimentar-se, sem estar em estado de cheque.

A variante de xadrez jogada na Tailândia, chamada makruk, possui os mesmo movimentos, mas as posições iniciais dos peões são diferentes (ficam na terceira linha). E nesta versão, todas as peças já iniciam o jogo no tabuleiro. A promoção dos peões se dá na quinta linha.

Referência[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.