SkyscraperCity

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Skyscrapercity)
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde janeiro de 2010).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.

SkyscraperCity, também conhecido pela sigla SSC, é uma organização independente, um fórum na Internet focado em temas de arquitetura, urbanismo, arranha-céus e, de forma geral, em urbanização de ambientes onde há construção civil e temas relacionados ao desenvolvimento urbano. Os membros podem divulgar fotos de quaisquer cidades que tenha fotografado[1][2], mostrando diversidades urbanísticas, de forma a que os restantes membros, e público em geral, possam conhecer os vários espaços e comentar sobre sua urbanização, densidade, beleza, além da qualidade de vida.

O SkyscraperCity é o resultado da junção de diversos fóruns já existentes, existindo desde 11 de setembro de 2002[3]. Dele fazem parte cerca de 700.000 membros e contam-se mais de 23 milhões de comentários. O criador e administrador principal é Jan Klerks[3][4], originário de Roterdão, nos Países Baixos.[5]

O fórum é suportado pela vBulletin, um sistema de gestão de fóruns da Jelsoft Enterprises, e divide-se em diversas secções:

  • World Development News, World Forums e Infrastructure and Mobility Forums: É onde se discutem os prédios e arranha-céus, as questões de urbanismo, arquitetura e a mobilidade dos cidadãos, conhecendo-se ainda projetos de construção de todo o mundo.
  • Photo Forums e Urban Photo Contest: É onde se divulgam fotografias de autoria dos membros, onde são publicadas e acessadas por qualquer usuário da internet, que, se registrados no fórum, podem avaliar e comentar sobre o arquivo.
  • Continental Forums, Asian Forums, Latin American & Caribbean Forums e European Forums: É um conjuntos de forúns que retrata cada continente e divide-se em países ou territórios do mundo para discussão a nível local, à excepção do primeiro que retrata a América do Norte, Oceania, África, Médio Oriente e Emirados Árabes Unidos.
  • Fun Forms: É onde se fala de temas gerais, discute-se o fórum e os membros mostram os seus trabalhos artísticos e arquitetônicos dedicados ao urbanismo.

Segundo o Alexa, em abril de 2014, o fórum era o 1.780º site mais visitado no mundo[4], ocupando as 1,328ª e 1.187ª posições em Brasil e Portugal, respectivamente.[6]

Fórum português[editar | editar código-fonte]

Com apenas 250 membros alegadamente portugueses, o sub-fórum luso dedica-se, principalmente, à discussão do urbanismo e da arquitectura em Portugal. Está dividido em três secções:

  • Arquitectura e Urbanismo, que se reparte em oito secções:
  • Transportes e Infra-Estruturas, que se reparte em quatro secções:
    • Aviação
    • Ferrovias
    • Fluviais e Marítimo
    • Rodovias;
  • Outros Temas, que se reparte em três secções:
    • Além-Fronteiras / Around The World, que é um espaço no qual se discute e foto-retrata vários locais visitados pelos membros do SSC;
    • Portugal Photo Contest, onde se pode participar num concurso semanal de fotografia urbana e fotografia não urbana.
    • O Café, um espaço aberto à conversa sobre temas gerais, e onde os assuntos mais sérios são abordados na sub-secção "Majestic", assim nomeado em homenagem ao conhecido café Majestic, no Porto.

Ainda existe uma secção geral, nas quais se apresentam críticas e sugestões, informações de carácter moderativo e estatístico.

Referências

  1. «Grupo faz visitas a prédios abandonados do centro de São Paulo». Folha Online. 12 de junho de 2006. Consultado em 24 de agosto de 2011 
  2. «Turistas paulistanos viajam por SP». Estadão.com.br. 13 de dezembro de 2009. Consultado em 24 de agosto de 2011 
  3. a b «Registo obtido por who.is». Registry Whois for Skyscrapercity. Consultado em 24 de agosto de 2011 
  4. a b «Traffic up at Chicago Carless, BIN 36 web sites». Marina City. 6 de fevereiro de 2010. Consultado em 24 de agosto de 2011 
  5. Jan Klerks, Dutch Council on Tall Buildings [ligação inativa]
  6. «Skyscrapercity.com - Site info from Alexa». Alexa.com. Consultado em 23 de fevereiro de 2010