Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sociedade Recreativa e de Esportes
de Ribeirão Preto
Voleibol
Abreviatura Recra
Alcunhas Recra
Cores branco e preto
Informações
Cidade Ribeirão Preto,  São Paulo
País  Brasil
Competição Brasil Série A
Dissolução 2000 (apenas do time de volei)[1]
Ginásio Cava do Bosque
(Capacidade: 3.500 espectadores[2])
Resultados
1999/2000
Títulos
conquistados
Campeonato Sul-Americano de Campeões: 1994[3]
Brasil Liga Nacional de Volei Feminino: 1993/1994
São Paulo Campeonato Paulista de Volei Feminino: 1991 E 1992
Uniformes
Cores do Time
Principal
Cores do Time
Alternativo
Cores do Time
Líbero
[{{{página_web}}} Página Oficial]

A equipe de voleibol feminino da Sociedade Recreativa e de Esportes de Ribeirão Preto (a Recra), traz em seu histórico títulos e resultados expressivos, figurando entre os principais e mais populares times de voleibol do interior de São Paulo e também do Brasil, principalmente na década de 90, quando conquistou o título da Liga Nacional de Voleibol Feminino (atual Superliga) na temporada 1993/1994.[4]

História[editar | editar código-fonte]

A Recreativa, um dos clubes mais populares de Ribeirão Preto, começou a investir no voleibol a partir de 1990, contando com o suporte de empresas públicas e privadas. Foi montado uma forte equipe de voleibol feminino, contando no elenco com jogadoras de alto nível como: Vânia Mello , Isabel Salgado, Estefânia, Virna Dias e Fernanda Venturini, entre outras[4]. Além disso, a comissão técnica da Recra também tinha nomes fortes, como: Antônio Rizola (que foi gerente de seleções da CBV, Chico dos Santos (ex-técnico do time, que foi um dos assistentes do técnico Bernardo Rezende na Seleção Brasileira Masculina) e Marco Bonifácio (que foi o estatístico de José Roberto Guimarães na Seleção Brasileira Feminina).[4][5]

A Recra começou a despontar entre os grandes do volei nacional quando foi bicampeã consecutiva do Campeonato Paulista de Volei Feminino[6], em 1991 e 1992. Na época a equipe usava o nome fantasia de Blue Life/Recra, devido ao patrocinador.

Era Nossa Caixa/Recra[editar | editar código-fonte]

Em 1993 teve início a era Nossa Caixa/Recra, nome pelo qual o time ficou conhecido na imprensa devido ao novo patrocinador[7]. Foi a fase mais vitorioso da Recra.

A conquista do título inédito da Liga Nacional de Voleibol Feminino (atual Superliga) da temporada 1993/1994, foi o mais importante desse projeto, quando a equipe era patrocinada pelo Nossa Caixa. Essa época foi marcada por torcida organizada, e pela Cava do Bosque, ginásio onde a equipe mandava seus jogos, sempre lotada.[4]. Na partida final da Liga Nacional, disputada na Cava do Bosque, em Ribeirão Preto, a Recra venceu o BCN/Guarujá, fazendo 3 a 2 em vitórias, na melhor de 5 partidas[1].

Em 1994, a Nossa Caixa/Recra conquistou, ainda, o seu único título internacional, o Campeonato Sul-Americano de Campeões de Volei Feminino, em torneio disputado na cidade de Medellín, na Colômbia[3].

Mesmo não repetindo a façanha do título nacional anterior, a Nossa Caixa/Recra continuou disputando o Campeonato Brasileiro, que em 1994 passou a ser chamado de Superliga Brasileira de Voleibol Feminino.

Declínio[editar | editar código-fonte]

Em 1996, a Nossa Caixa deixou de ser a patrocinadora master da Recra, e a equipe adotou o nome fantasia de JC Amaral/Recra[8], devido ao novo patrocinador. Em 1997, uma nova mudança no patrocínio, fez com que o time adotasse o nome fantasia de Mesbla-Recra/Ribeirão Preto[9].

Com exceção do vice-campeonato Paulista em 1996, nota-se um declínio nos resultados da Recra até a edição da temporada 1999/2000, quando a equipe terminou na nona posição.

Por causa de novos problemas com patrocinadores [10], tornou-se inviável para a Recra manter o departamento de voleibol. O clube disputou sua última temporada nacional em 1999/2000, ano em que foi oficialmente desativado.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

INTERNACIONAIS
Competição Títulos Ano
Campeonato Sul-Americano de Campeões 1 1994[3]
NACIONAIS
Competição Títulos Ano
Brasil Liga Nacional de Volei Feminino 1 1993/1994[11]
ESTADUAIS
Competição Títulos Ano
São Paulo Campeonato Paulista de Volei Feminino 2 1991, 1992[12]

Outros resultados importantes[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Utilizou o nome-fantasia: JC Amaral/Recra.
  2. Utilizou o nome-fantasia: Mesbla/Recra.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]