Sons of Anarchy (5.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sons of Anarchy
(5ª temporada)
Sons of Anarchy (5.ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
N.º de episódios 13
Transmissão
Emissora
original
FX
Exibição
original
11 de setembro de 2012 (2012-09-11) – 4 de dezembro de 2012 (2012-12-04)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
4ª temporada 6ª temporada
Lista de episódios de Sons of Anarchy

A quinta temporada de Sons of Anarchy, uma série dramática de televisão dos Estados Unidos, estreou em 11 de setembro de 2012 e terminou em 4 de dezembro de 2012, com 13 episódios exibidos no canal FX. Criada por Kurt Sutter, a série se passa em Charming, uma cidade fictícia no Vale Central da Califórnia, e acompanha a vida de um clube de motociclistas fora da lei. O protagonista Jackson "Jax" Teller, interpretado por Charlie Hunnam, é o presidente do clube, que começa a questionar o clube e a si mesmo após as mortes de vários membros do SAMCRO pelas mãos do ex-presidente do clube, Clay Morrow (Ron Perlman).

Sons of Anarchy é a história da família Teller-Morrow de Charming, Califórnia, bem como de outros membros do Sons of Anarchy Motorcycle Club Redwood Original (SAMCRO), suas famílias, vários moradores de Charming, gangues aliadas e rivais, associados, e agências legais que minam ou apóiam os empreendimentos legais e ilegais de SAMCRO.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em retaliação pela morte de Veronica Pope (namorada de Laroy e filha do poderoso chefão de Oakland, Damon Pope), os Niners atacam a SAMCRO e emboscam um carregamento de carga. Com a morte de Piney Winston e o crescente conflito entre os Niners e a SAMCRO, juntamente com várias invasões a residências de pessoas ligadas ao clube, Jax é obrigado a se encontrar com Damon Pope para lidar com uma nova ameaça, diferente de qualquer coisa que a SAMCRO já tenha enfrentado.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Charlie Hunnam (Jax Teller), Katey Sagal (Gemma Teller Morrow) e Mark Boone Junior (Bobby Munson)
Dayton Callie (Wayne Unser), Kim Coates (Tig Trager) e Tommy Flanagan (Chibs Telford)
Ryan Hurst (Opie Winston), Theo Rossi (Juice Ortiz) e Maggie Siff (Tara Knowles)
Ron Perlman (Clay Morrow), Jimmy Smits (Nero Padilla) e Rockmond Dunbar (Tenente Eli Roosevelt)

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Convidados especiais[editar | editar código-fonte]

Elenco recorrente[editar | editar código-fonte]

  • David LaBrava como Happy Lowman
  • Christopher Douglas Reed como Philip "Filthy Phil" Russell
  • Chuck Zito como Frankie Diamonds
  • Michael Marisi Ornstein como Chuck Marstein
  • Winter Ave Zoli como Lyla Winston
  • Chris Browning como GoGo
  • Kurt Yaeger como Greg "The Peg"
  • Wanda De Jesus como Carla
  • Niko Nicotera como George "Ratboy" Skogstorm
  • Billy Brown como August Marks
  • Reynaldo Gallegos como Fiasco
  • McNally Sagal como Margaret Murphy
  • Kurt Sutter como "Big" Otto Delaney
  • Robin Weigert como Ally Lowen
  • Walter Wong como Chris "V-Lin" Von Lin
  • Merle Dandridge como Rita Roosevelt
  • Jeff Kober como Jacob Hale Jr.
  • Timothy V. Murphy como Galen O'Shay
  • Kenneth Choi como Henry Lin
  • Emilio Rivera como Marcus Alvarez
  • Kristen Renton como Ima
  • Michael Beach como T.O. Cross

Estrelas convidadas[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalCód. de
produção
Audiência Estados Unidos
(milhões)
541 "Sovereign"
"(Soberano)" (BR)
Paris BarclayKurt Sutter11 de setembro de 2012 (2012-09-11)5WAB015.37[1]
O governo de Jax tem um começo instável depois que os Niners atacam uma das cargas de armas da SAMCRO. Gemma faz uma nova aliada durante uma noite de bebedeira. Tara, irritada, tem dificuldades em assumir seu papel de rainha e mãe. Clay tenta voltar ao bom caminho do clube revelando parte da verdade sobre a morte de Piney. Damon Pope e sua gangue se vingam de Tig de forma chocante. Opie rejeita a oferta de Jax para sentar à mesa. Uma série de invasões domiciliares abala Charming, especialmente um desavisado Unser. 
552 "Authority Vested"
"(Autoridades)" (BR)
Peter WellerRegina Corrado18 de setembro de 2012 (2012-09-18)5WAB024.17[2]
Jax e Chibs se escondem no bordel de Nero, enquanto planejam seu próximo movimento. Tig e o clube procuram Fawn em Oakland. Clay toma uma atitude que surpreende Bobby e Opie. Em meio ao caos, Jax e Tara fazem uma rápida cerimônia de casamento. Nero começa a desenvolver uma aliança com Jax e um relacionamento com Gemma. 
563 "Laying Pipe"
"(Manobras)" (BR)
Adam ArkinKem Nunn & Liz Sagal & Kurt Sutter25 de setembro de 2012 (2012-09-25)5WAB033.80[3]
Enquanto Jax, Chibs, Tig e Opie lutam para sobreviver durante o tempo na cadeia, Bobby descobre de Luis que o cartel está procurando uma opção alternativa. Gemma procura uma fonte improvável enquanto Tara continua a afastar Thomas e Abel dela. Enquanto isso, Clay usa o serviço de acompanhantes de Nero para provocar Gemma. Damon Pope impõe suas condições a Jax, o que pode mudar completamente a dinâmica da SAMCRO. 
574 "Stolen Huffy"
"(O Velório)" (BR)
Paris BarclayChris Collins2 de outubro de 2012 (2012-10-02)5WAB044.60[4]
A polícia invade o bordel de Nero, deixando-o e Carla sem um espaço de escritório. Enquanto isso, Jax e Chibs tentam proteger a escolta que os Biz Lats acreditam ser responsável. Wendy tenta chegar a um acordo honesto com Tara, enquanto Gemma toma uma atitude para trazer Tara de volta para o seu lado. Jax vê uma oportunidade de levar o clube a uma nova direção. O velório de Opie é realizado, com todos os membros do SAMCRO presentes. 
585 "Orca Shrugged"
"(Seguindo em Frente)" (BR)
Gwyneth Horder-PaytonRegina Corrado & Kurt Sutter9 de outubro de 2012 (2012-10-09)5WAB054.34[5]
O clube vota pela entrada no negócio de acompanhantes com Nero. Enquanto isso, Jax começa a construir pontes ao colocar o desenvolvimento Charming Heights de Jacob Hale de volta aos trilhos. A reunião entre os Gallindo e os Irish Kings finalmente acontece. Gemma confronta seu filho sobre seu relacionamento com Nero. A esposa de Roosevelt é acidentalmente baleada quando é empurrada para o chão durante um assalto em sua casa. Uma prostituta transgênero faz um favor para o SAMCRO. 
596 "Small World"
"(Mundo Pequeno)" (BR)
Adam ArkinRoberto Patino16 de outubro de 2012 (2012-10-16)5WAB064.03[6]
Damon Pope faz uma oferta a Jax para transportar mais drogas, reunindo os Niners, a tríade de Lin e os Mayans em um pacto desconfortável. Enquanto Roosevelt espera a identificação do DNA encontrado sob as unhas de Rita, ele jura vingança contra o SAMCRO se eles forem considerados culpados. Gemma é forçada a pedir ajuda a Clay depois que Carla termina seu relacionamento com Nero de maneira sangrenta. Jax descobre a identidade do oficial da prisão do Condado que levou Opie à morte. Unser percebe a verdade sobre seu relacionamento com Gemma. Tara tenta convencer Otto a reverter seu testemunho contra o clube. Clay enfrenta outro revés. 
607 "Toad's Wild Ride"
"(Caminhos Perigosos)" (BR)
Peter WellerKurt Sutter & Chris Collins23 de outubro de 2012 (2012-10-23)5WAB074.30[7]
Conforme Jax e o clube começam a juntar as peças sobre a série de invasões de residências, os Nomads se apressam para sair de Charming antes de serem descobertos. Enquanto isso, Jax é forçado a limpar a bagunça de sua mãe. Clay usa Juice e Unser para resolver algumas pendências. A confiança de Jax em Pope fica ainda mais abalada quando dois membros de gangues negras o atacam, juntamente com Chibs. Tara dá a Gemma uma última chance de estar presente na vida de seus filhos, o que termina em tragédia quando Gemma sofre um acidente de carro enquanto dirige com as crianças. 
618 "Ablation"
"(Ablação)" (BR)
Karen GaviolaMike Daniels30 de outubro de 2012 (2012-10-30)5WAB084.58[8]
Na sequência do acidente de carro de Gemma, Clay e Nero adotam abordagens diferentes para ajudá-la a sair do problema com Jax e Tara: Clay mente para Jax sobre o acidente, enquanto Nero a aconselha a contar a verdade. Os Sons tentam descobrir quem está por trás do ataque a Jax e Chibs. Eles encontram Frankie, que confessa que Clay estava por trás disso, mas ele escapa sob a mira de uma arma com o dinheiro de Nero. Nero obtém permissão de Jax para voltar a ficar com Gemma. Clay pressiona Juice, que finalmente revela todos os segredos que escondeu do clube. Em troca, Clay conta a ele sobre seu envolvimento nos ataques dos Nomads. Jax descobre que Gemma estava sob efeito de maconha enquanto dirigia, e Tara a bane depois de agredi-la. Enquanto isso, Roosevelt promete contar a Jax o nome do informante que está fornecendo informações para o caso RICO, em troca de Frankie Diamonds. Jax elabora um plano para prender Clay, que inclui manipular Gemma, que é a fraqueza de Clay, e Jax diz a Gemma que, se ela quiser recuperar a confiança da família, terá que se aproximar de Clay e descobrir seus segredos sujos. 
629 "Andare Pescare" Billy GierhartLiz Sagal & Kurt Sutter6 de novembro de 2012 (2012-11-06)5WAB093.96[9]
Jax e o clube partem em busca de Frankie Diamonds, enquanto Clay e Juice seguem sua própria pista em uma corrida para chegar até ele primeiro. Clay e Juice descobrem que Frankie buscou a proteção de seus antigos aliados da Máfia. O clube vota pela expulsão e execução de Frankie, mas Jax diz a Bobby que não podem matá-lo e explica o acordo com Roosevelt. Durante a viagem em busca de Frankie, Clay manipula Juice para ir atrás de Frankie por conta própria. Nero leva Gemma para conhecer seu filho deficiente. Clay e Juice encontram Frankie primeiro, mas Jax chega antes que Clay possa matá-lo. No entanto, a Máfia mata Frankie quando vê que ele matou o Mafioso encarregado de protegê-lo. Gemma e Nero têm um momento emocionante quando ele enterra sua meia-irmã Carla. Tara consegue mais do que esperava quando faz uma segunda tentativa de convencer Otto a retirar sua declaração no caso RICO. Após obter as garantias de Tara sobre a oferta de Jax, Gemma dá o primeiro passo para se aproximar de Clay. Jax mostra a Roosevelt o corpo de Frankie e, em troca, ele obtém a confirmação sobre o membro do clube que falou com a polícia. O episódio termina com Jax seguindo Juice. 
6310 "Crucifixed"
"(Crucificado)" (BR)
Guy FerlandKem Nunn13 de novembro de 2012 (2012-11-13)5WAB104.58[10]
Após confrontar Juice sobre sua traição ao clube, Jax oferece a ele um caminho para redenção. Vingar a morte de Opie se mostra difícil quando um dos perpetradores é encontrado sob a proteção dos Grim Bastards, levando a um desentendimento entre Jax e Bobby. Enquanto Gemma tenta se aproximar de Clay, Tara faz um último favor para Otto, com resultados sangrentos. 
6411 "To Thine Own Self"
"(Ordem na Casa)" (BR)
Paris BarclayMike Daniels & John Barcheski & Kurt Sutter20 de novembro de 2012 (2012-11-20)5WAB114.23[11]
Jax se apressa para resolver seus assuntos, enquanto Nero lida com os negócios com sua antiga equipe. 
6512 "Darthy"
"(Malévolo)" (BR)
Peter WellerChris Collins & Kurt Sutter27 de novembro de 2012 (2012-11-27)5WAB124.25[12]
Jax faz arranjos para levar o clube em uma direção diferente. Os irlandeses sequestram Wendy, e Nero dá a Jax os $450.000 necessários para resgatá-la. Jax injeta Wendy com um speedball, na tentativa de impedi-la de buscar a custódia de Abel. 
6613 "J'ai Obtenu Cette"
"(Um Dia Daqueles)" (BR)
Kurt SutterKurt Sutter & Chris Collins4 de dezembro de 2012 (2012-12-04)5WAB134.66[13]
Clay e Juice estão empacotando a casa de Clay em preparação para a mudança de Clay para a Irlanda. Jax faz um novo acordo ao se livrar de problemas antigos. Jax e Tig matam Pope e incriminam Clay pelo assassinato com a ajuda de Juice e Gemma. Depois de matar Pope, Jax mantém seus negócios em andamento com o segundo em comando de Pope, August Marks. Bobby descobre o que Jax fez e o confronta, e mais tarde deixa seu patch de vice-presidente na mesa. Tara é presa por conspiração para cometer assassinato. Gemma chega à casa de Jax para consolá-lo. 

Produção[editar | editar código-fonte]

Embora Sons of Anarchy se passe no Vale Central da Califórnia do Norte (com algumas cenas na Área da Baía), foi filmado principalmente no Estúdio Occidental, Fase 5A, em North Hollywood. Os principais cenários localizados lá incluíam o clube, o Hospital St. Thomas e a casa de Jax. As salas de produção do estúdio utilizadas pela equipe de roteiristas também serviam como delegacia de Charming. Cenas externas eram frequentemente filmadas nas proximidades de Sun Valley, Acton, Califórnia, e Tujunga.[14]

No seu canal do YouTube, Sutterinksoa, Kurt Sutter afirmou que começou a escrever os roteiros dos episódios um e dois da quinta temporada de Sons of Anarchy já no dia 1º de março de 2012. Também foi anunciado que Chuck Zito se juntaria ao elenco de Sons como um nômade viajando por Charming.[15] Outra adição ao elenco anunciada para a quinta temporada é Jimmy Smits. Smits, conhecido por seu trabalho em L.A. Law, NYPD Blue, The West Wing e Dexter, interpretará um proprietário de serviço de acompanhantes e ex-membro de uma gangue latina que se torna mentor de Jax.[16] Harold Perrineau se juntou ao elenco em maio como o vilão Damon Pope.[17]

Recepção[editar | editar código-fonte]

A quinta temporada recebeu críticas favoráveis ​​e tem uma classificação de 72 no Metacritic.[18]

Referências

  1. Kondolojy, Amanda (12 de setembro de 2012). «Tuesday Cable Ratings: 'Sons of Anarchy' Rides to First Place & Series High, + 'Teen Mom', 'White Collar', 'Hardcore Pawn', 'Time Machine', 'Covert Affairs' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 12 de setembro de 2012. Arquivado do original em 13 de setembro de 2012 
  2. Bibel, Sara (19 de setembro de 2012). «Tuesday Cable Ratings: 'Sons of Anarchy' Wins Night, 'Counting Cars', 'White Collar', 'Covert Affairs', 'Face Off', 'Dance Moms' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 20 de setembro de 2012. Arquivado do original em 23 de setembro de 2012 
  3. Kondolojy, Amanda (26 de setembro de 2012). «Tuesday Cable Ratings: 'Sons of Anarchy' Rides to Victory + 'Tosh.0', 'Counting Cars', 'Brickleberry', 'Daily Show' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 27 de setembro de 2012. Arquivado do original em 28 de setembro de 2012 
  4. Bibel, Sara (3 de outubro de 2012). «Tuesday Cable Ratings:'Sons of Anarchy' Wins Night, 'Tosh.0', 'Brickleberry', 'Face Off', 'Shipping Wars', 'Teen Mom Farewell' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 4 de outubro de 2012. Arquivado do original em 5 de outubro de 2012 
  5. Kondolojy, Amanda (10 de outubro de 2012). «Tuesday Cable Ratings: 'Sons of Anarchy' Wins Night + 'BET Hip Hop Awards', 'Keyshia & Daniel', MLB, 'Tosh.0', 'The Soul Man' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2012. Arquivado do original em 13 de outubro de 2012 
  6. Bibel, Sara (17 de outubro de 2012). «Tuesday Cable Ratings: 'Sons of Anarchy' & Presidential Debate Win Night, Baseball,'Tosh.0', 'Face Off', 'Covert Affairs' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 27 de outubro de 2012. Arquivado do original em 18 de outubro de 2012 
  7. Kondolojy, Amanda (24 de outubro de 2012). «Tuesday Cable Ratings: 'Sons of Anarchy' Wins Night, + 'Tosh.0', 'The Daily Show', 'Pretty Little Liars', 'Ink Master' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 27 de outubro de 2012. Arquivado do original em 27 de outubro de 2012 
  8. Bibel, Sara (31 de outubro de 2012). «Tuesday Cable Ratings: 'Sons of Anarchy' & Basketball Win Night, 'Tosh.0', 'Face Off', 'Ink Master', 'Covert Affairs' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 1 de novembro de 2012. Arquivado do original em 3 de novembro de 2012 
  9. Kondolojy, Amanda (7 de novembro de 2012). «Tuesday Cable Ratings: CNN Election Coverage Dominates Night + 'Sons of Anarchy', 'The Daily Show', 'The Colbert Report' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 8 de novembro de 2012. Arquivado do original em 10 de novembro de 2012 
  10. Bibel, Sara (14 de novembro de 2012). «Tuesday Cable Ratings: 'Sons of Anarchy' Wins Night, 'Tosh.0', 'Hardcore Pawn', 'Tattoo Nightmares', 'Covert Affairs', 'Doomsday Preppers' & More & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 15 de novembro de 2012. Arquivado do original em 17 de novembro de 2012 
  11. Seidman, Robert (21 de novembro de 2012). «Tuesday Cable Ratings: 'Sons of Anarachy' Rides Highest Again + 'Tosh.0,' 'Covert Affairs' Finale and 'Ink Master'». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 22 de novembro de 2012. Arquivado do original em 28 de novembro de 2012 
  12. Bibel, Sara (28 de novembro de 2012). «Tuesday Cable Ratings: 'Sons of Anarchy' Wins Night, 'Tosh.0', 'Hardcore Pawn', 'Ink Master', 'Brickleberry' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 29 de novembro de 2012. Arquivado do original em 30 de novembro de 2012 
  13. Kondolojy, Amanda (5 de dezembro de 2012). «Tuesday Cable Ratings: 'Sons of Anarchy' Wins Night, + 'Storage Wars', 'Tosh.0', 'Ink Masters', '25 Days of Christmas', 'Rizzoli & Isles' & More». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 5 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 7 de dezembro de 2012 
  14. «Sons of Anarchy Filming Locations» (em inglês). IMDb. Consultado em 30 de junho de 2018. Cópia arquivada em 21 de março de 2017 
  15. Ford, Rebecca (8 de março de 2012). «'Sons of Anarchy' Creator Kurt Sutter Talks Season 5, Says Chuck Zito Will Appear on FX Drama». Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 31 de março de 2012 
  16. Neuenschwander, Andy (8 de abril de 2012). «Sons of Anarchy Season 5 casts Dexter alum Jimmy Smits» (em inglês). Consultado em 17 de maio de 2012 
  17. Blake Dew (19 de maio de 2012). «Harold Perrineau to Join "Sons lf Anarchy"» (em inglês). Wegotthiscovered.com. Consultado em 5 de junho de 2013 
  18. «Sons of Anarchy: Season 5» (em inglês). Metacritic. Consultado em 25 de dezembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]