Charlie Hunnam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Charlie Hunnam
Charlie Hunnam
Nome completo Charles Matthew Hunnam
Nascimento 10 de abril de 1980 (44 anos)
Newcastle upon Tyne, Inglaterra
Nacionalidade britânico
Educação Universidade de Cumbria
Residência Los Angeles, Califórnia
Londres, Inglaterra
Ocupação Ator, roteirista e produtor cinematográfico
Atividade 1998–presente
Cônjuge Katharine Towne (1999–2002)
Morgana McNelis (2005–presente)
Assinatura

Charles Matthew "Charlie" Hunnam (Newcastle, 10 de abril de 1980)[1] é um ator, roteirista e produtor britânico. Indicado duas vezes ao Critics Choice Awards de Melhor Ator em Série Dramática por seu trabalho como Jackson "Jax" Teller na série de televisão Sons of Anarchy.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Hunnam nasceu em Newcastle upon Tyne, Inglaterra, filho de William "Billy" Hunnam (1952-2013), um gangster vendedor de sucata, e Jane (Bell) Hunnam, proprietária de uma empresa. Sua avó materna era uma artista conhecida em Newcastle.[2] Hunnam é o segundo filho e nasceu antes de seu irmão William; mais tarde ele ganhou mais dois meio-irmãos maternos, Oliver e Christian.[3][4] Seus pais se divorciaram quando ele tinha dois anos e ele mudou-se para um vilarejo em Melmerby, Cumbria, com doze anos, quando sua mãe casou-se novamente. Ele frequentou a Heaton Manor School Newcastle, e depois que mudou, foi para a Queen Elizabeth Grammar School in Penrith, Cumbria. Hunnam foi expulso da escola secundária e passou a fazer suas provas em casa.[5] Depois disso, ele decidiu ir para a Escola de Artes e Design de Cumbria (agora Universidade de Cumbria) para estudar Artes Cênicas, e se formou em teoria e história do cinema com especialização em artes cênicas.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Hunnam foi descoberto numa loja de sapatos na véspera de Natal, aos 17 anos. Ele estava bêbado e fazendo palhaçadas enquanto comprava sapatos para o seu irmão. Um gerente de produção do programa Byker Grove aproximou-se dele e Hunnam, mais tarde, conseguiu seu primeiro papel como Jason, em três episódios da série.[2][6][7] Aos 18 anos, conseguiu seu primeiro grande papel quando foi lançado por Russell T. Davies como um estudante de quinze anos, Nathan Maloney, na série de drama "Queer as Folk",[8] do Channel 4.

Ele conseguiu seu segundo papel como Daz, no filme Whatever Happened to Harold Smith? (1999) e, em seguida, mudou-se para Los Angeles. Sua carreira começou a crescer e ele conseguiu um papel recorrente como Gregor Ryder, na série Young Americans. Conseguiu um papel na série, de curta duração da Fox Broadcasting, Undeclared, como um estudante britânico, Lloyd Haythe. Apesar da aclamação da crítica, a série foi cancelada após a primeira temporada. Hunnam, em seguida, foi para o cinema e atuou no filme Abandon (2002), Nicholas Nickleby (2002) e em Cold Mountain (2003). Hunnam afirmou que ele não deseja interpretar qualquer papel que lhe é oferecido: "Eu tenho 60 anos para ganhar dinheiro, mas as escolhas que faço nos próximos cinco anos são realmente decisivas na minha carreira." Esta escolha resultou em seu retorno ao Reino Unido para assumir o papel de Pete Dunham no filme Green Street (2005), porém suas tentativas de disfarçar o sotaque londrino resultou em sua inclusão em muitos dos críticos como a lista de "piores sotaques da história do cinema".[9]

Na conferência de imprensa de Z: A Cidade Perdida, 2017

Hunnam diz que seu papel como Patric, membro do "The Fishes", em Children of Men (2006), foi a parte final de sua "trilogia de homens loucos". "Eu interpretei o psicopata em Cold Mountain, meu personagem em Green Street era bastante psicótico e agora eu tenho esse papel."[10] Desde 2008, atuou como Jackson "Jax" Teller em Sons of Anarchy, uma série sobre um proeminente clube de motociclistas de uma pequena cidade fictícia da Califórnia. Charlie conseguiu o papel após o produtor/roteirista e criador do show, Kurt Sutter, vê-lo em Green Street.[11] Seu papel como Jax Teller fez Hunnam ser nomeado ao Critics' Choice Television Award, e com mais três nomeações ao EWwy Award, para Melhor Ator Principal em um série de drama, e uma nomeação para PAAFTJ Award Award como Melhor Elenco em Série Dramática.[12][13][14][15]

Antes de conseguir seu papel em Sons of Anarchy ele vendeu um roteiro para Plan B Studios, cujo proprietário é o ator Brad Pitt.[16] O filme está sendo dirigido pelo diretor de vídeoclipes e fotógrafo, Anthony Mandler, e incidirá sobre a história da vida real de Vlad, o Empalador.[17] Hunnam aprendeu a história de moradores enquanto esteve na Roménia, durante a filmagem de Cold Mountain. Ele afirmou que não tinha atuado em 18 meses e, que se ele não tivesse conseguido vender o roteiro, teria que vender sua casa e se mudar de volta para a Inglaterra para viver com sua mãe.[18] Hunnam está também a desenvolver um roteiro baseado em um artigo que ele escreveu para a revista Rolling Stone, sobre Edgar Valdez Villareal, um traficante americano que dirigia um dos maiores cartéis de drogas no México.[19] Outro projeto que ele tem em desenvolvimento é um filme sobre a cultura cigana no Reino Unido, que ele também espera dirigir. Ele afirmou que é uma parte da sociedade inglesa raramente explorada, mas que é uma dos grupos mais coloridos e interessantes da sociedade britânica.

Hunnam na San Diego Comic Con International, 2012

Em 2011, Hunnam desempenhou o papel de Gavin Nichols no drama de suspense, The Ledge, dirigido por Matthew Chapman.[20] Em 2012, ele estrelou como o personagem-título, na comédia indie 3,2,1 ... Frankie go Boom, entre outros, ao lado de sua co-estrela em Sons of Anarchy, Ron Pearlman.[21] Hunnam disse que considerava o dia em que ele filmou cenas com Perlman para esse filme o melhor e mais engraçado dia de filmagens que ele já teve em toda a sua carreira.[22] Ele também apareceu como Jay, um ex-boxeador, no filme Deadfall (2012).[23][24] Hunnam estrelou como Raleigh Becket no filme do Guillermo del Toro, Pacific Rim[25] que estreou em Julho de 2013 e arrecadou 411 milhões dólares em todo o mundo. Em 2 de Junho de 2014, Hunnam foi premiado com o Huading Award, por seu papel como Raleigh, devido ao sucesso que o filme fez no mercados asiáticos.[26][27] No início do mesmo ano, foi anunciado que Hunnam iria se reunir com Del Toro no filme de terror Crimson Peak. Ele aparece ao lado de Mia Wasikowska, Tom Hiddleston e Jessica Chastain. O filme sera lançado em 16 de outubro de 2015.[28] Foi anunciado, em 02 de setembro de 2013, que Hunnam iria desempenhar o papel de Christian Grey na adaptação para o cinema de E.L. James romance Fifty Shades of Gray[29] No entanto, em 12 de Outubro de 2013, a Universal Pictures anunciou que Hunnam tinha saído do filme[30] devido a conflitos com o cronograma de sua série Sons of Anarchy.

Em 3 de outubro de 2014, com uma entrevista com o Entertainment Weekly, Hunnam confirmou sua participação em dois filmes de Guy Ritchie, Rei Arthur e The Mountain Between Us. Hunnam também revelou que estava ligado a um filme independente, A Prayer Before Dawn baseado no livro de mesmo nome, com as filmagens começando no verão de 2015.[31][32][33][34] A produção de "The Lost City of Z" começa em Agosto de 2015.[35]

The Lost City of Z, narra a história de um explorador britânico, Percy Fawcett, que em 1925 explorou a o Mato Grosso, precisamente na Serra do Roncador acreditando que iria encontrar uma civilização esquecida. O filme já está sendo gravado e conta com Brad Pitt como um dos produtores, Tom Holland, Robert Pattinson e Sienna Miller também estão escalados. As gravações precisaram, recentemente, de uma pausa devido a um incidente que aconteceu com Charlie, após ter sido picado por uma vespa.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Hunnam na San Diego Comic Con International 2013

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título original Título (Brasil) Papel
1999 Whatever Happened to Harold Smith? Whatever Happened to Harold Smith? Daz
2002 Abandon Sem Pistas Embry Larkin
Nicholas Nickleby O Herói da Família Nicholas Nickleby
2003 Cold Mountain Cold Mountain Bosie
2005 Green Street Hooligans Hooligans Pete Dunham
2006 Children of Men Filhos da Esperança Patric
2011 The Legde A Tentação Gavin Nichols
2012 3,2,1... Frankie Go Boom Frankie no Limite Frankie
Deadfall A Fuga Jay
2013 Pacific Rim Circulo de Fogo Raleigh Becket
2015 Crimson Peak A Colina Escarlate Dr. Alan McMichael
2016 The Lost City of Z Colonel Percy Fawcett
2017 King Arthur: Legend of the Sword Rei Arthur: A Lenda da Espada Rei Arthur
2017 Papillon Papillon Henri Charrière
2018 A Million Little Pieces A Million Little Pieces Bob Frey, Jr.
2019 Triple Frontier Operação Fronteira William "Ironhead" Miller
True History of the Kelly Gang A Verdadeira História da Gangue de Ned Kelly Sergeant O'Neill
Jungleland Jungleland Stanley Kaminski
The Gentlemen Magnatas do Crime Raymond Smith
2022 Last Looks Crime em Hollywood Charlie Waldo
2023 Rebel Moon – Part One: A Child of Fire[36] Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo Kai

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Original Papel Notas
1989 Byker Grove Jason Chuckle 3 episódios
1998 Microsoap Brad Episódio desconhecido
1999 My Wonderful Life Wes Episódio desconhecido
1999-2000 Queer as Folk Nathan Maloney 10 episódios
2000 Young Americans Gregor Ryder 3 episódios
2001-2003 Undeclared Lloyd Haythe 17 episódios
2008-2014 Sons of Anarchy Jackson 'Jax' Teller Protagonista
2022 Shantaram Lin Ford Protagonista

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Trabalho Prêmio Resultado
2002 O Herói da Família NBR Awards de Melhor Elenco Venceu
2012 Sons of Anarchy Critics' Choice TV Award de Melhor Ator em Série Dramática Indicado
2014 Satellite Award de Melhor Ator em Série de Drama Indicado
2015 Critics' Choice TV Award de Melhor Ator em Série Dramática Indicado
People's Choice Awards de Ator Favorito de Série da TV a Cabo Indicado
(Fonte: IMDb.com)

Referências

  1. «Charlie Hunnam: Biography» (em inglês). TV Guide. Consultado em 3 de setembro de 2013 
  2. a b «Charlie Hunnam on Sons of Anarchy, Pacific Rim, and Henry David Thoreau». Showbizjunkies.com. 2 de setembro de 2013. Consultado em 27 de novembro de 2013 
  3. «Charlie Hunnam Facebook fansite». Consultado em 27 de novembro de 2013 
  4. «Exclusive: Charlie Hunnam Talks 3,2,1... Frankie Go Boom, Internet Piracy, More». Consultado em 27 de novembro de 2013 
  5. Radish, Christina (novembro de 2012). «Charlie Hunnam Talks FRANKIE GO BOOM, the Success of SONS OF ANARCHY, His Desire to Direct, and More». Collider.com. Consultado em 27 de novembro de 2013 
  6. «Appearance». The Tonight Show with Jay Leno. NBC. 17 de julho de 2013 
  7. «Charlie Hunnam Q&A». Female First. 11 de julho de 2013 
  8. Holmes, Barry J (25 de abril de 2010). «Charlie Hunnam: The Queer as Folk star has grown into a burly biker with a top-rated cable show». The Independent. Consultado em 30 de junho de 2012 
  9. «Worst Cockney Accent Film Set». Telegraph. Consultado em 27 de novembro de 2013 
  10. «Homesick in Hollywood». IC Newcastle. 25 de junho de 2006. Consultado em 30 de maio de 2012 [ligação inativa] 
  11. Gilbert, Gerard (8 de maio de 2009). «Sons of Anarchy – Wheels on fire». The Independent. Consultado em 25 de junho de 2012 
  12. «June - 2013 - Pan-American Association of Film & Television Journalists». wordpress.com. Consultado em 24 de julho de 2015 
  13. «Entertainment Weekly's EW.com». Entertainment Weekly's EW.com. Consultado em 24 de julho de 2015 
  14. «Entertainment Weekly's EW.com». Entertainment Weekly's EW.com. Consultado em 24 de julho de 2015 
  15. «Entertainment Weekly's EW.com». Entertainment Weekly's EW.com. Consultado em 24 de julho de 2015 
  16. «Sons of Anarchy Star Talks About His Vlad Script». DreadCentral. Consultado em 16 de fevereiro de 2013 
  17. «Story of 'Vlad' the Impaler Won't Touch on Vampirism». BloodyDisgusting. Consultado em 16 de fevereiro de 2013 
  18. Reynolds, Simon (2 de setembro de 2013). «Charlie Hunnam confirmed as Christian Grey in '50 Shades of Grey' movie». Digital Spy. Consultado em 27 de novembro de 2013 
  19. «GQ&A: Charlie Hunnam». British GQ. Consultado em 27 de novembro de 2013 
  20. Gans, Andrew (8 de abril de 2011). «"The Ledge," Featuring Charlie Hunnam, Liv Tyler, Patrick Wilson, Terrence Howard, Due in July». Playbill 
  21. Zakarin, Jordan (3 de maio de 2012). «'Frankie Go Boom' Poster Features a Transgender Ron Perlman (Photo)». Hollywood Reporter 
  22. Lesnick, Silas (11 de outubro de 2012). «Interviews: 3, 2, 1... Frankie Go Boom». Comingsoon 
  23. Stewart, Andrew (5 de dezembro de 2012). «'Deadfall' preems at Arclight». Variety 
  24. Nelson, Rob (25 de abril de 2012). «Review: 'Deadfall'». Variety 
  25. «Casting Call: Charlie Hunnam to Star in Guillermo del Toro's PACIFIC RIM; Amber Heard and Shiloh Fernandez Like SYRUP». Collider. Consultado em 5 de setembro de 2013 
  26. «Charlie Hunnam gets special honor at China's Huading Film Awards - Daily Mail Online». Mail Online. Consultado em 24 de julho de 2015 
  27. Charlie Hunnam Talks Sons of Anarchy Final Season & Staring In New Movie: Crimson Peak!. YouTube (Notas de mídia). 2 de junho de 2014 
  28. Kroll, Justin (30 de janeiro de 2014). «Legendary, Universal Date Guillermo del Toro's 'Crimson Peak' for October 2015». Variety 
  29. Schillaci, Sophie (2 de setembro de 2013). «Charlie Hunnam to Play Christian Grey in 'Fifty Shades of Grey'». The Hollywood Reporter. Prometheus Global Media. Consultado em 3 de setembro de 2013 
  30. Kroll, Justin (12 de outubro de 2013). «Charlie Hunnam Falls Out of 'Fifty Shades of Grey'». Variety. PMC. Consultado em 12 de outubro de 2013 
  31. «Charlie Hunnam on 'Sons,' 'Fifty Shades' fallout, and what's next». Entertainment Weekly's EW.com. Consultado em 24 de julho de 2015 
  32. Leo Barraclough. «'Sons of Anarchy's' Charlie Hunnam to Star in 'A Prayer Before Dawn'». Variety. Consultado em 24 de julho de 2015 
  33. Mike Fleming Jr. «'Sons Of Anarchy's Charlie Hunnam Is Guy Ritchie's Choice For King Arthur - Deadline». Deadline. Consultado em 24 de julho de 2015 
  34. Rebecca Ford. «Charlie Hunnam, Margot Robbie Eyed for 'The Mountain Between Us'». The Hollywood Reporter. Consultado em 24 de julho de 2015 
  35. «robert-pattinson-spotted-with-brad-pitt-while-fka-twigs-tries-on-wedding-dresses/#3tybYQtkZr0pEGE5.99». Consultado em 29 de julho de 2015 
  36. Ribeiro, Pedro Henrique (9 de fevereiro de 2022). «Rebel Moon | Novo filme de Zack Snyder terá Ray Fisher, Djimon Hounsou e mais». Omelete. Consultado em 10 de fevereiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Charlie Hunnam
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.