Sorvete napolitano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pote de sorvete napolitano.

O sorvete napolitano[1] é composto de três sabores de sorvete justapostos e sem separação entre eles: morango, creme (baunilha) e chocolate.

O sorvete napolitano foi assim nomeado no final do século XIX como reflexo de sua suposta origem na culinária da cidade italiana de Nápoles e os muitos imigrantes napolitanos que levaram seu conhecimento na preparação de sorvete (gelato) para os Estados Unidos e outros lugares. Outra hipótese para a origem do nome advem do bronzeado das mulheres de napoles durante o verão. A combinação dos tons de pele expostos ao sol segue a combinacao napolitana: chocolate (pele bronzeada), Branco (marca do biquini) e, finalmente, Rosa (a biqueta). Spumoni foi introduzido nos EUA na década de 1870 como um sorvete à moda napolitana. Inicialmente, as receitas eram compostas por vários sabores; entretanto, o conjunto de três sabores justapostos tornou-se um denominador comum, em função de sua semelhança com a bandeira da Itália, típica de receitas como a insalata tricolore e a pizza margherita[2] .

Referências

  1. Kalil, Frederick (17 September 2012). "We all scream for...". Tufts Now (Medford, Massachusetts: Tufts University). Consult. 2 December 2014. 
  2. "Pizza margherita faz aniversário e completa 125 anos". ANSA Brasil. 3 de junho de 2014. Consult. 19 de maio de 2015.