Sphingidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaSphingidae
Ocorrência: Mioceno–Recente
Esfinge-gigante (Cocytius antaeus) polinizando flor de Xiquexique (Pilosocereus gounellei (F.A.C.Weber) Byles & Rowley).
Esfinge-gigante (Cocytius antaeus) polinizando flor de Xiquexique (Pilosocereus gounellei (F.A.C.Weber) Byles & Rowley).
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Sphingidae
Géneros
Ver texto.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Sphingidae

As mariposas-falcão, esfingídeos, esfinges, mariposas-esfinge, fifes, bruxas, mariposas-beija-flor, mandarovás, lagartas-de-chifre ou "hornworms" [1]são um grupo de insetos pertencente à família Sphingidae (Lepidoptera). O nome "esfinge" faz alusão à posição de repouso das lagartas, posição a qual é similar à da Esfinge de Gizé. Os adultos são mariposas majoritariamente de médio e grande porte, de tamanho robusto e aerodinâmico. Esfingídeos são conhecidos por sua habilidade de voo potente e constante, que muitas vezes se assemelha ao voo de beija-flores.[1] Diversas espécies da família também são conhecidos por possuirem uma probóscide extremamente alongada, utilizada pelos adultos para se alimentar de néctar. A autoridade de descrição da família é Latreille [1802].

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Diversos, entre os quais:

Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. a b TRIPLEHORN, C. A.; JOHNSON, N. F. Estudo dos insetos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 761 p.