Stack Overflow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo está a ser traduzido de «Stack Overflow» na Wikipédia em inglês (desde julho de 2015). Ajude e colabore com a tradução.


Stack Overflow
Proprietário(s) Stack Exchange, Inc.
Requer pagamento? Não
Gênero Perguntas e respostas
Cadastro Opcional
Obrigatório para participar ativamente
País de origem  Estados Unidos
Idioma(s) Vários
Lançamento Estados Unidos 15 de setembro de 2008
Brasil 11 de dezembro de 2013
Posição no Alexa Aumento 55
Desenvolvedor Joel Spolsky
Jeff Atwood
Endereço eletrónico pt.stackoverflow.com

Stack Overflow é um website de capital fechado, o site principal da Rede Stack Exchange. Foi criado em 2008 por Jeff Atwood e Joel Spolsky como uma alternativa mais aberta aos antigos sites de perguntas e respostas como o Experts Exchange. O nome para o site foi escolhido por meio de votação em abril de 2008 pelos leitores do popular blog de programação de Jeff chamado Coding Horror.

Este website apresenta perguntas e respostas em uma grande quantidade de tópicos de programação de computadores[1].

O website serve como plataforma para que os usuários façam perguntas e também as respondam. Mas além disso podem, através do registro e da participação ativa, votar em questões e respostas mais ou menos úteis de modo similar a um wiki ou ao Digg[2]. Usuários do Stack Overflow podem obter pontos de reputação e medalhas; por exemplo, uma pessoa recebe 10 pontos de reputação por receber um voto favorável em sua resposta e pode receber medalhas pela qualidade de suas contribuições[3], numa forma de ludificação de um fórum ou site tradicional de perguntas e respostas. Todo conteúdo gerado pelos usuários é licenciado sob uma licença Creative Commons[4].

O fechamento de perguntas é a principal diferenciação com relação ao Yahoo! Respostas e um modo de prevenir perguntas com baixa qualidade[5] O mecanismo foi revisado em 2013; perguntas editadas depois de serem colocadas "em espera" agora aparecem numa fila de revisão[6]. Jeff Atwood disse em 2010 que perguntas duplicadas não são vistas como problemas, mas sim uma vantagem se estas perguntas adicionais direcionarem mais tráfego para o site através da multiplicação de palavras chaves nos mecanismos de busca[7].

Em abril de 2014, o Stack Overflow teve mais de 4 milhões de usuários e mais de 11 milhões de perguntas. Baseado no tipo de tag atribuído nas questões, os oito tópicos mais discutidos no site são: Java, JavaScript, C#, PHP, Android, jQuery, Python e HTML.

História[editar | editar código-fonte]

O site foi criado por Jeff Atwood e Joel Spolsky em 2008[8]. Em 31 de julho de 2008, Jeff Atwood enviou convites incentivando seus assinantes a participarem da versão beta fechada do novo site, limitando seu uso àqueles dispostos a testar o novo software. Em 15 de setembro de 2008 foi anunciada a versão beta pública e, agora, o público em geral era capaz de usá-lo para procurar assistência em questões de programação relacionadas. O design do logotipo foi decidido através de um processo de votação[9].

Critérios de conteúdo[editar | editar código-fonte]

Stack Overflow aceita somente perguntas sobre programação que são fortemente relacionadas com um problema específico. As perguntas de natureza mais ampla ou que fogem de um contexto específico levando à opiniões são encerradas por um processo realizado pelos participantes do site. O site softwareengineering.stackexchange.com pretende ser um local de encontro para algumas dessas questões amplas, tais como questões sobre desenvolvimento ágil de software em geral.

Suspensão de usuário[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2009, Stack Exchange implementou uma política de "suspensão temporária",[10] visando cortar usuários que não mostravam "Nenhum esforço para aprender (as regras da comunidade) e melhorar com o tempo" ou apresentando "comportamento disruptivo" e tornando-se um incômodo para comunidade. Além da suspensão, o usuário ainda tem sua reputação setada em "1" e uma nota é adicionada em sua página de perfil indicando a suspensão e sua duração restante.

Referências

  1. Felipe Ventura (30 de janeiro de 2014). «Stack Overflow, enorme comunidade para programadores, está disponível em português». Gizmodo. Consultado em 17 de julho de 2015 
  2. Jeff Atwood (21 de setembro de 2008). «The Gamification». Coding Horror Blog. Consultado em 15 de julho de 2015 
  3. «O que é reputação? Como faço para ganhar (ou perder) pontos?». Stack Overflow. Consultado em 15 de julho de 2015 
  4. «Case Studies/StackOverflow.com». creativecommons.org. Consultado em 15 de julho de 2015 
  5. «Closing changes: on hold, unclear, too broad, opinion-based, off-topic reasons, bye-bye to Too Localized». meta.stackexchange.com. Consultado em 15 de julho de 2015 
  6. «The war of the closes». Consultado em 15 de julho de 2015 
  7. «Dr. Strangedupe: Or, How I Learned to Stop Worrying And Love Duplication». stackoverflow.com. Consultado em 15 de julho de 2015 
  8. DialHost (18 de fevereiro de 2011). «Stack Overflow – Conheça o melhor site de perguntas e respostas de programação». Consultado em 15 de julho de 2015 
  9. «logo for stackoverflow.com». Consultado em 15 de julho de 2015 
  10. «A Day in the Penalty Box». Stack Overflow Blog. Consultado em 14 de maio de 2016