Stan Sakai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Stan Sakai
Sakai Sutan
Stan Sakai, 2006.jpg

Nascimento 25 de maio de 1953 (65 anos)
Local Quioto, Japão
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Área(s) de atuação roteirista, desenhista, letrista
Trabalhos de destaque Usagi Yojimbo
Prêmios Prêmio Eisner

Stan Sakai (坂井 スタン?) (25 de maio de 1953 - Kyoto, Japão) é um quadrinista nipo-americano,[1] conhecido por sua obra Usagi Yojimbo[2][3] e por ganhar várias vezes o Prêmio Eisner, além de outros prêmios.[4]

Biografia e obra[editar | editar código-fonte]

Stan Sakai nasceu em Quioto, Japão[5] e cresceu no Hawaii e estudou belas artes na Universidade do Havai. Atualmente vive em Pasadena, Califórnia.[6]

Ele começou sua carreira fazendo letras de quadrinhos (especialmente Groo the Wanderer de Sergio Aragonés e Mark Evanier) e escreveu e ilustrou The Adventures of Nilson Groundthumper and Hermy; uma série de quadrinhos com um cenário medieval, influenciado por Groo the Wanderer de Sergio Aragonés. Os personagens apareceram pela primeira vez em Albedo #1 em 1984, e foram posteriormente apresentados em edições de Critters, Grimjack, Amazing Heroes e Furrlough.


Sakai ficou famoso com a criação de Usagi Yojimbo, a saga épica de Miyamoto Usagi, um coelho samurai que vive no Japão do final do século XVI e início do século XVII.[7][8][9][10] Publicado pela primeira vez em 1984, o quadrinho continua sendo publicado até hoje, com Sakai como o autor solitário e artista quase solitário (Tom Luth serve como o colorista principal da série, e Sergio Aragonés fez duas pequenas contribuições para a série: a história "Broken Ritual", baseada em uma ideia de Aragonés, e ele serviu como um convidado para a versão em preto-e-branco da história "Return to Adachi Plain", que é apresentado na décima primeira edição da edição encadernada de Usagi Yojimbo. Ele também criou uma série futurista chamada Space Usagi. Seu filme favorito é Satomi Hakkenden (1959). O Museu Nacional Japonês-Americano, em Little Tokyo, Los Angeles, apresentou uma exposição intitulada "Year of the Rabbit: Stan Sakai's Usagi Yojimbo" ("Ano do Coelho: Usagi Yojimbo de Stan Sakai") de 9 de julho a 30 de outubro de 2011.


Sakai escreveu e ilustrou a história "I'm Not in Springfield Anymore!" para Bart Simpson's Treehouse of Horror #7 e ilustrou a contracapa de Treehouse of Horror # 6.

Sakai era o artista de Riblet, a história adicional na edição encadernada de Stupid, Stupid Rat Tails.

Em 2013, Sakai ilustrou a minissérie 47 Ronin, uma adaptação da famosa história dos 47 rōnin escrita por Mike Richardson, da Dark Horse Comics, e com Kazuo Koike, roteirista de Lobo Solitário, como consultor editorial.[11]


O sétimo episódio da quinta temporada da série animada Teenage Mutant Ninja Turtles de 2012, "Yojimbo", foi escrito por Sakai e apresenta a primeira aparição de Miyamoto Usagi na série.


Referências

  1. «USAGI YOJIMBO: Stan Sakai and Diana Schutz». Mania.com. Consultado em 2 de setembro de 2010. 
  2. «Interview: Stan Sakai: Down the Rabbit Hole with Usagi Yojimbo». The Trades. Consultado em 25 de novembro de 2010. 
  3. Solomon, Charles (8 de março de 1993). «Take one part Toshiro Mifune. Then add adventure and humor to get artist Stan Sakai's 'Usagi Yojimbo.'». The Los Angeles Times. Consultado em 30 de agosto de 2010. 
  4. «Stan Sakai (comic artists & creators)». Consultado em 19 de agosto de 2012. 
  5. «The Art of 'Usagi Yojimbo' at the Cartoon Art Museum». Animation Insider. Consultado em 25 de novembro de 2010. 
  6. «Usagi Yojimbo Dojo - Stan Sakai». Consultado em 19 de agosto de 2012. 
  7. Solomon, Charles (18 de dezembro de 2005). «Don't get between the rabbit and his sword». The Los Angeles Times 
  8. «25 YEARS OF "USAGI YOJIMBO"». Comic Book Resources 
  9. «25 Years of the Rabbit Ronin: Stan Sakai on Usagi». Newsarama 
  10. «BCC: SPOTLIGHT ON STAN SAKAI». Comic Book Resources 
  11. A Semana Lá Fora: QUADRINHOS (07/11/2012)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Stan Sakai