Thorns

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Stigma Diabolicum)
Thorns
Informação geral
Origem Trondheim
País Noruega
Gênero(s) Black Metal
Período em atividade 1989 – atualmente
Gravadora(s) Moonfog Productions
Integrantes Snorre W. Ruch
Jon Wesseltoft
Aldrahn
Christian Broholt
Kenneth Kapsta
Ex-integrantes Bård Faust
Marius Vold
Harald Eilertsen
Terje Kråbøl
Ronny K. Prize
Satyr
Hellhammer

Thorns é uma banda norueguesa de Black Metal formada em 1989 e integrante do Inner Circle.[1] Apesar do longo tempo de existência, a banda possui apenas um álbum gravado, sendo os demais demos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O Thorns foi fundado por Snorre W. Ruch, Marius Vold e Bård Faust em 1989 inicialmente com o nome de Stigma Diabolicum. Depois que a primeira demo foi gravada, o Stigma Diabolicum começou a desmoronar e após a demo Trøndertun, Ruch continuou a banda como um projeto solo, tendo a ajuda de vários membros da cena Black Metal norueguesa. As demos Grymyrk e Trøndertun tiveram um grande impacto na cena local.

Após um longo período de silêncio, o Thorns reapareceu em 1999 com o split Thorns vs. Emperor, que consistia em antigas músicas do Thorns tocadas pelo Emperor e vice e versa. Thorns vs. Emperor serviu para apresentar o Thorns para um novo público, ignorando os antigos lançamentos da banda. Em 2001, após um longo período de espera, o Thorns lança seu primeiro álbum, com as participações de Hellhammer na bateria e Satyr e Aldrahn nos vocais.

Em Outubro de 2007, a gravadora grega Kyrk Productions lança Stigma Diabolicum, uma compilação com os materiais lançados em Grymyrk e Trøndertun e ainda as demos antigas do Stigma Diabolicum, Luna des Nocturnus e Lacus de Luna. Duas músicas (Thule e Fall) saíram de gravações de ensaio de 1991.

O sucessor do primeiro álbum foi anunciado em Setembro de 2008 e Snorre W. Ruch deu uma declaração a respeito de seu conteúdo:

"Estamos em processo de gravação de nosso segundo álbum agora. Estamos trabalhando no Oera Studio aqui em Trondheim com Jostein Ansnes e um par de outros bons técnicos. Começaremos a gravar a bateria em 1 de Setembro e vamos começar as gravações de baixo e guitarra na próxima semana. Os vocais serão gravados separadamente após isso e vamos usar algum tempo com novos instrumentos e gravações para acompanhar a instrumentação básica. Esperamos entregar as gravações para a Moonfog antes do Natal e que o álbum seja lançado no primeiro trimestre de 2009. Estamos orgulhosos de dizer que temos 10 grandes canções escritas por mim e Jon Wesseltoft. As letras foram escritas principalmente pelo Aldrahn. O material desse álbum é mais pesado, mais escuro e mais energético que o de 2001. Satisfação garantida!!"

A formação da banda sofreu significativas mudanças desde 2001. Snorre continua nas guitarras e Aldrahn nos vocais. O baixista Jon Wesseltoft, o guitarrista Christian Broholt e o baterista Kenneth Kapstad se juntaram a banda.

Snorre W. Ruch foi sentenciado a 8 anos de prisão por cumplicidade na morte de Euronymous. De acordo com Varg Vikernes, o assassino de Euronymous, Snorre estava no lugar errado e na hora errada.[carece de fontes?]

Formação[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Data de lançamento Título Gravadora
1989 Luna De Nocturnus (Demo) Independente
1990 Lacus De Luna (Demo) Independente
1991 Grymyrk (Demo) Independente
1992 Trøndertun (Demo) Independente
1998 Thorns vs. Emperor (Split) Moonfog Productions
2001 Thorns (Álbum) Moonfog Productions
2007 Stigma Diabolicum (Compilação) Kyrck Productions

Referências

  1. gavetadebaguncas.com.br (19 de março de 2012). «black metal norueguês - o que era o black circle?». Consultado em 23 de outubro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]