Strazdas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Strazdas
País
Artista(s)
Língua
Samogiciano
Compositor(es)
Linas Rimša
Letrista(s)
Sigitas Geda
Resultado da final
20.º
Pontos da final
13
Cronologia de aparecimentos
◄ "Lopšinė mylimai" (1994)   
"You Got Style" (2001) ►

"Strazdas" ("Canção do tordo") foi a canção que representou a Lituânia no Festival Eurovisão da Canção 1999 que se realizou em Jerusalém.

A referida canção foi interpretada em samogiciano (a primeira vez que se ouve este dialecto no concurso) por Aistė Smilgevičiūtė.Foi a primeira canção a ser interpretada na noite do festival, antes da canção da Bélgica "Like the wind", interpetada por Vanessa Chinitor. Terminou a competição em 20.º lugar, tendo recebido um total de 13 pontos. Devido a esta fraca classificação, a Lituânia não foi convidada para participar no ano seguinte, mas regressaria em 2001 pela banda Skamp que interpretou o tema "You Got Style".

Autores[editar | editar código-fonte]

AUTORES
Letristas Sigitas Geda
Compositor: Linas Rimša

Letra[editar | editar código-fonte]

A música em si também é em um estilo diferente para a dança up-tempo da música com influências do estilo crescente à fama na competição, no momento, sendo uma espécie de cruzamento entre uma balada e uma canção folclórica. Aistė descreve a canção do tordo, dizendo que ele se estava queixando de ter os pés frios, que era responsável por esta canção.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Apesar do mau resultado, a canção alcançou um nível de fama por ser referenciado no meio do nome de um site do Concurso relacionada - o "Diggiloo Thrush". Isso aconteceu depois de uma fusão de letras dois sites da Eurovisão, uma chamada Diggiloo (nomeado após a canção sueca em 1984) e outro chamado The Songthrush, daí o nome do mais novo site.[1]

Referências

Fontes e ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Música