SuperTux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Super Tux
SuperTux
Produtora(s) SuperTux Development Team
Plataforma(s) Multi-plataforma
Lançamento North America Abril de 2003
Gênero(s) Aventura
Modos de jogo Single Player

Super Tux é um jogo de computador de código aberto desenvolvido em 2D que se baseia nos primeiros jogos da série Mario, da Nintendo, e traz o Tux, mascote do Linux como atração principal.

Sua primeira versão ainda não foi lançada e a versão mais recente é a 0.6.3, lançada no dia 23 de dezembro de 2021.[1] O jogo (SuperTux ou McComb Milestone) foi criado pelo alemão Ingo Ruhnke em 2002.

SuperTux em outras plataformas[editar | editar código-fonte]

O jogo foi lançado originalmente para Linux, Windows, ReactOS, Mac OS X. Versões para outros computadores incluem FreeBSD, BeOS, entre outros. Para além do PC, outras versões incluem: GP2X, Pocket PC, PlayStation Portable e Xbox 360. Um port para Game Boy Advance também existe, mas só contem um nível. Esta versão contem alguns bugs, além de faltar a tela de titulo e alguns NPCs. Este port só pode ser jogado no sistema através de um flashcart.

SuperTux em Portugal[editar | editar código-fonte]

O jogo viu o seu sucesso em Portugal através da sua inclusão no portátil Magalhães. A versão do jogo incluído no sistema foi a 0.4.0, e foi instalado no sistema operativo Linux Caixa Mágica.

Ainda hoje é um jogo muito conhecido no país, pela diversão que transmite aos jogadores.

Referências

  1. «SuperTux 0.6.3» (em inglês). SuperTux. 23 de dezembro de 2021. Consultado em 4 de janeiro de 2022 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre SuperTux

Ligações externas[editar | editar código-fonte]