Suricata suricatta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Suricate)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaSuricata ou suricate
Meerkat feb 09.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Herpestidae
Género: Suricata
Desmarest, 1804
Espécie: S. suricatta
Nome binomial
Suricata suricatta
(Schreber, 1776)
Distribuição geográfica
Meerkat Area.svg

Suricata, suricate ou suricato (Suricata suricatta) é uma espécie de mamífero da família Herpestidae. É a única espécie descrita para o gênero Suricata.[2][3] Pode ser encontrada na África do Sul, Botsuana, Namíbia e Angola.[4] Estes animais têm cerca de meio metro de comprimento (incluindo a cauda), em média 730 gramas de peso, e pelagem acastanhada. Os suricates alimentam-se de pequenos artrópodes, principalmente escaravelhos e aranhas. Têm garras afiadas nas patas, que lhes permitem escavar a superfície do chão e tem dentes afiados para penetrar nas carapaças quitinosas das suas presas. Outra característica distinta é a sua capacidade de se elevarem nas patas traseiras, utilizando a cauda como terceiro apoio.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Um grupo de suricatas no Zoo de Auckland.

Os suricates adultos medem entre 22 e 28 centímetros de altura em pé. Os suricates machos pesam cerca 730 g, já as fêmeas pesam cerca de 720 g. O seu pelo é acastanhado. Possuem listras paralelas em suas costas, que se estendem desde a base da cauda até os ombros. Os padrões de listras são únicos para cada suricate.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Os suricates são exclusivamente diurnos e vivem em colónias de até 40 indivíduos, que constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite. Têm uma longevidade de até de 5 a 12 anos, atingindo até aos 15 em cativeiro. Dentro do grupo, os animais revezam-se nas tarefas de vigia e proteção das crias da comunidade. O sistema social dos suricates é complexo e inclui uma linguagem própria que parece indicar, por exemplo, o tipo de um predador que se aproxima. Atingem a maturidade sexual com um ano de idade, podendo ter de três a cinco filhotes por ninhada. Podem ter até quatro ninhadas por ano. Se reproduzem em qualquer época do ano, mas a maioria dos nascimentos ocorrem nas estações mais quentes. Estudos mostram que os suricates são capazes de ensinar ativamente suas crias a caçarem, um método semelhante à capacidade humana de ensinar. Suricate significa "gato-das-pedras". As suricatas desenvolveram um modo específico de enfrentar cada predador, no caso de aves de rapina, escondem-se dentro das galerias, no caso de chacal ou hiena, irão tentar afugentá-lo com sombras e barulhos, no caso de cobra irão lutar com ela e até mesmo comê-la.

Dieta[editar | editar código-fonte]

As suricatas são carnívoras e alimentam-se principalmente de pequenos artrópodes como larvas de escaravelho, e borboletas, mas também milípedes, aranhas, anfíbios, e aves pequenas. As crias de suricata com mais de 2 meses são ensinadas a caçar por "professoras" em "escolas", ao fim de algumas semanas de treino, as suricatas já conseguem caçar presas como escorpiões e najas, que são as suas presas preferidas, aos quais estão imunizadas.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Suricates no Zoológico de Rapperswil-Jona na Suíça.

Referências

  1. Macdonald, D.; Hoffmann, M. (2008). Suricata suricatta (em Inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2014 Versão 3. Página visitada em 20 de março de 2015.
  2. «Significado / definição de suricate no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». priberam.pt. Consultado em 2016-08-21. 
  3. «Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa». Academia Brasileira de Letras. Consultado em 2016-10-21. 
  4. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome IUCN2

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Suricata suricatta
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Suricata suricatta
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.