São Pedro em Montorio (título cardinalício)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Pedro em Montorio
        Brasão de James Francis Stafford
Título presbiterial
São Pedro em Montorio
Fachada de San Pietro in Montorio
Titular: James Francis Stafford
criado: 13 de abril de 1587
pelo Papa Sisto V
Dados do Anuário Pontifício

O Título cardinalício de São Pedro em Montorio foi instituido pelo Papa Sisto V em 1587. Sua igreja titular é San Pietro in Montorio.

Sede[editar | editar código-fonte]

Desde o século IX, existia uma capela no lugar. Quando, em 1472, Sisto IV confiou a igreja à congregação espanhola dos amadeitas, estes, ajudados pelos soberanos da Espanha, procederam a uma nova construção, de acordo com o projeto de Baccio Pontelli e Meo del Caprino.

O interior, com uma única nave, tem afrescos de Sebastiano del Piombo (A Flagelação, a Ascensão e os Profetas, de 1518), de Pomarancio e de Peruzzi, na segunda capela, e de Vasari, na quarta. Em 1503, Bramante foi encarregado da construção do famoso "Templinho", ligado à lembrança do martírio do santo.

A planta circular, com formato de uma cela circundada por um corredor com 16 colunas de granito, uma cornija superior e uma pequena cúpula com o tambor movimentado por nichos retangulares ou semi-curvos, produz um efeito harmônico e monumental, não obstante as suas pequenas dimensões. Pelas formas clássicas e as perfeitas proporções é vista como um símbolo da síntese entre a Roma antiga e a cristã.

Titulares protetores[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]