Tópico em Ajuda:Contato/Fale com a Wikipédia

estou com dificuldades para colocar uma biografia de um escritor e compositor

12
Loucoporhistoria11 (discussãocontribs)

estou com dificuldades para colocar uma biografia de um escritor e compositor, a pessoa tem livros publicados, CDS feitos e a página fica indo para eliminação. Como faço? Um Leon Saldanha que eliminou, mas não sei como falar com ele.

Jasão (discussãocontribs)

Você pode ir na página de discussão dele. Clique aqui para ir a página de discussão dele. Provavelmente a página não se encaixa nos critérios de notoriedade do projeto. Boas contribuições!

Paullapollitano (discussãocontribs)

Estou com o mesmo problema. Exatamente o Leon quem excluiu. Ja escrevi na pagina de discussão dele, mas sem retorno infelizmente. E realmente acho que a página que pretendo criar é realmente relevante!

Hauçás (discussãocontribs)
Paullapollitano (discussãocontribs)

Obrigada pela dica, porém existem fontes confiáveis que provam a notoriedade deste escritor, como o G1, UOL, R7 e mesmo assim ela foi excluída. O que será que pode ter acontecido? Obrigada!

Conde Edmond Dantès (discussãocontribs)

Paulla, primeiro se está editando por dinheiro ou por qualquer outro fim externo é necessário confirmar tal fato, não estou falando que esteja, mas é uma hipótese possível quando você simplesmente fala "estou criando uma página para um escritor nacional".

Segundo ponto, tenha em mente que nenhum artigo é aceito no projeto com teor de propagando ou panfletário, este é um dos motivos de muitas das eliminações.

Terceiro ponto, tenha em mente que existe critérios de notoriedade e não é qualquer biografia que é aceita.

Quarto ponto, é importante que não confunde a negação da manutenção do artigo com desprezo à imagem do biografado, nenhum usuário está aqui para difamar e tentar rebaixar a imagem de um biografado. As causas das eliminações é puramente a qualidade do artigo. Esse ponto é importantíssimo, pois já ocorreu de diversas pessoas se alterarem porque possuía ligação com o biografado e não compreenderam que a eliminação se dá pelo artigo e não por um julgamento pessoal. Nenhum de nós é pago aqui e não tem nada desagradável do que ler ataques, xingamentos e até ameaças de estranhos. Esses atos acabam com o diálogo produtivo que deveria ocorrer.

Quinto ponto, evite transformar o artigo em um perfil de rede social. Tenha em mente que as informações devem possuir relevo enciclopédico.

Sexto ponto, a página já foi eliminada pelo processo de eliminação rápida (ESR), quer dizer que um prazo de 5 dias ocorreu para que as modificações fossem feitas, uma vez deletada por ESR, a página recriada com os mesmos erros pode ser enviada para eliminação rápida, portanto, recriar constantemente o artigo sem o mínimo de paciência só vai resultar em eliminações e sanções, podendo ser até bloqueada por um período. O caminho está certo, crie o conteúdo na página de teste.

Loucoporhistoria11 (discussãocontribs)

Bom, não sei do caso aí acima e espero boa sorte e sucesso a todos. Porém, no caso do Jurandy os livros dele já foram lançados há anos, no meu caso, só estou relatando.

Loucoporhistoria11 (discussãocontribs)

Uma dúvida: se a pessoa acima estiver trabalhando, qual o problema? Pergunto isso porque é natural que quem esteja trabalhando junto a pessoa saiba mais mesmo. Li um caso aqui se não me engano da Jurupinga, Tapioca, não me lembro bem, mas que a pessoa trabalhava na parte comercial da empresa e solicitou a alteração pois ele sabia a história bem da empresa. Eu olhando de fora, achei justo. Uma vez trabalhei para Lelio Coluccini e Brecheret, passei o mesmo que a pessoa acima, era encarado apeans como uma preocupação comercial, mas não era, era porque eu estava vivendo aquilo naquela fase mesmo. Desabafo apenas.

Conde Edmond Dantès (discussãocontribs)

Caro editor, o artigo Jurandy Leite não foi eliminado ainda, mas tenha em mente que se for eliminado por ESR, uma suposta recriação será como mandar você mesmo a página para eliminação novamente. Espero que também não leve a remoção como um julgamento contra à imagem do biografado, se ir por esse caminho você irá conseguir mais desavenças e menos ajuda.

Até poderia ter ajudar, mas não encontrei fontes fiáveis que atestava a permanência do artigo

Respondendo sua pergunta, o envolvimento externo não é proibido, no entanto, a regra da Wikipédia exige que se declare quando houver um pagamento em dinheiro para editar uma página específica, mas isso não desqualifica as edições daquele usuário. Entretanto, o problema se inicia, principalmente quando uma pessoa tenta manter um artigo por "conhecimento próprio" sem respaldo em fontes fiáveis e/ou induz a remoção como um insulto à imagem daquele biografado, cria-se desavenças e afasta editores colaborativos de ajudar.

Loucoporhistoria11 (discussãocontribs)

Conde, eu entendi isso já. Estava batendo papo mesmo, não era briga. Sei que o artigo não foi eliminado e estou recebendo ajuda. Sou grato a todos. Mas não sei o que é ESR. O que é ESR? No caso do Jurandy é complicado, pois ele tem 83 anos, toda a vivência dele e o que os dele fizeram pela cidade Pinheiro ("anus de mundo") tem registro em papel, nem existia internet para documentar. Ele foi membro fundador da APLAC, a APLAC me enviará um carta comprovação sobre isso - pedi a eles, onde tem descrito o que narrei no artigo, os jornais que ele trabalhou eram basicamente impressos, hoje em dia só que estão na internet. No meu caso, subi fotos para comprovar, uma foto já foi até eliminada, nem cheguei a colocar no artigo pois achei que não tinha nada a ver, só com a intenção de comprovar, achei que se colocasse pareceria propaganda. Mas o que sinto na Wikipédia é essa dificuldade, requer fontes, perfeitamente lógico, claro, mas dependendo da época, essas fontes não estão na internet, estão mesmo em materiais pessoais de alguém, fotos que por vezes dá problemas para carregar na Wikipédia porque esbarra na questão das licenças ou outro motivo, coisas assim. De fato no caso do Jurandy é meio complicado, não posso negar, tem muita coisa que teria que subir de todo o entorno para então entender pessoas como ele. Certa vez, há muito tempo atrás, entrei para editar a Catedral Ortodoxa pois tive a oportunidade de conhecer os fundadores, não consegui, hoje já até morreram, mas não tinham G1, globo, SBT, artigo para comprovar no campo da internet, tinham cartas, fotos amareladas, coisas assim, o que não foi aceito. Isso eu acho difícil, confesso que sinto saudade da Barsa nesses casos.

Conde Edmond Dantès (discussãocontribs)

Há 3 tipos de eliminações, a eliminação rápida é usada para vários motivos, entre eles, por exemplo, artigos contém disparates (piadas), que se enquadram em conteúdo impróprio (resenhas, resumos pessoais, desabafos, uma lei, uma receita de comida, etc). Esse tipo é quando a eliminação não é contestada, para quando a eliminação é óbvia diante das políticas

A eliminação semirrápida é quando o editor presume notoriedade ou potencial do artigo, mas por um motivo ele não cumpre com os requisitos, normalmente são biografias sem fontes fiáveis ou artigos mal-traduzidos de wikipédias em outros idiomas. Nesta eliminação, a página fica 4/5 dias disponível para que as alterações possam ser feitas, ao fim deste prazo e sem mudanças ela é eliminada.

A eliminação por consenso já possui mais burocracia e é feito por consenso, existe várias regras e argumentos que são descartáveis (os argumentos que não deveria ser utilizado)

A questão é, que a partir da Eliminação semirrápida (ESR), uma recriação sem alteração significativa do conteúdo eliminado anteriormente é eliminado pela regra 5 da eliminação rápida. Em outras palavras, se um artigo foi eliminado por ESR ou por consenso e voltar a ser recriado sem que os problemas que o levaram a eliminação estejam corrigidos, ele é eliminado por eliminação rápida (durante quase 3 anos participando do projeto, nunca vi uma página ficar mais de 12 horas disponível com uma eliminação rápida, a eliminação é de fato rápida).

O caminho correto para esses casos é o que você já começou a trilhar, desenvolver o conteúdo na sua página de testes.

Sobre as fontes, é crucial que possam ser verificadas; o grande problema em citar matérias de jornais locais é não citar uma ligação ou dado que confirma a existência do mesmo. Você pode até citar tais jornais ou outros meios indisponíveis para a consulta na internet, mas é essencial provar sua existência, por exemplo os livros, citando o ISBN ele é confirmado.

Sobre as fotos, elas são publicadas no Commons, que é uma plataforma totalmente distinta e possui suas próprias regras. Portanto, não sou o mais indicado para te orientar sobre tal caso.

Peço que você copie o conteúdo para o Word ou para sua página de teste, pois a qualquer momento o artigo pode ser eliminado.

Loucoporhistoria11 (discussãocontribs)

Conde, obrigado por explicar. Agora estou com outra dificuldade por ignorância minha mesmo de não dominar aqui. Lá estão discutindo a eliminação do artigo, disseram que não encontraram nada sobre ele ter sido deputado. Achei isso para comprovar: http://www.blogsoestado.com/josejorge/2007/10/19/agora-voce-pode-rejuvenescer/ é blog oficial de um jornal de lá e pelo zejorge@terra.com.br é possível falar com o jornalista. Lá esta que o Jurandy foi cônsul Honorário da França e na época do artigo dele, era diretor da Cemar, essas acabei de descobrir também para ser sincero, acho que essa fonte pode ajudar. Você pode me ajudar mostrando isso aos outros editores? Vou continuar mexendo aqui para descobrir como interagir por lá, mas se eu não achar, me ajude, por favor. Abraço.

Responder a "estou com dificuldades para colocar uma biografia de um escritor e compositor"