Saltar para o conteúdo

Túnel Ferroviário da Lapa (Porto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Túnel da Lapa
Túnel da Lapa, visto da Estação de Porto-Trindade, antes da renovação.
Inauguração 1938
Linha(s) Linha A
Linha B
Linha C
Linha E
Linha F
Zona Ficheiro:Zona andante.PNG C1
Serviços Ferróviario

O Túnel do Lapa é um túnel ferroviário que permite a ligação entre as estações da Lapa e a estação da Trindade, do Metro do Porto, no centro da cidade do Porto, Portugal. Faz ainda ligação ao Túnel J, que é um túnel de serviço que permite a circulação dos comboios fora de serviço entre a rede principal (que engloba as linhas: A,B,C,E e F) e ao Túnel Salgueiros-Ponte da Linha D (amarela).

História

O túnel tem via dupla com 500 m de comprimento, foi inaugurado em outubro de 1938, pela CP, a quando da extensão das Linhas de Guimarães e da Póvoa à baixa do Porto, pelo chamado Ramal da Trindade.[1][2] Era o único acesso ferroviário à estação de Porto-Trindade.

Esteve ao serviço destas duas linhas até 28 de abril de 2001, data em que o troço de caminho-de-ferro entre a Trindade e Senhora da Hora foi encerrado, para reconversão em bitola europeia para futura exploração a cargo da Metro do Porto. O restante traçado (linhas da CP para a Póvoa de Varzim e para Guimarães), também entregue à mesma empresa, só foi encerrado a 23 de fevereiro de 2002.

Referências

  1. «Portugal se Esfuerza en la Modernizacion de sus Ferrocarriles». Madrid: Red Nacional de Ferrocarriles Españoles. Via Libre (em espanhol). 16 (191): 16, 17. Dezembro de 1979 
  2. «O Ano de 1931» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 45 (1057). 7 páginas. 1 de Janeiro de 1932. Consultado em 13 de Novembro de 2013