Taeniura grabata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura por procura outros peixes conhecidos por ratão, veja Ratão.


Como ler uma infocaixa de taxonomiaTaeniura grabata
uje, ratão-grande
Taeniura grabata
Taeniura grabata
Estado de conservação
Espécie deficiente de dadosDados deficientes [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Myliobatiformes
Família: Dasyatidae
Género: Taeniura
Espécie: T. grabata
Nome binomial
Taeniura grabata
(É. Geoffroy Saint-Hilaire, 1817)
Distribuição geográfica
Distribuição de T. grabata
Distribuição de T. grabata
Sinónimos

Taeniura grabata (É. Geoffroy Saint-Hilaire, 1817), conhecida pelo nome comum de uje ou ratão-grande, é uma espécie de raia peretencente à família Dasyatidae da ordem dos Myliobatiformes. A espécie apresenta coloração escura, com a barbatana peitoral a formar um disco quase circular com cerca de 1 m de diâmetro, cauda curta e pele lisa e desprovida de protuberâncias. A espécie é ovovivípara do tipo vivípara aplacentário. Alimenta-se de pequenos peixes e crustáceos que captura junto ao fundo do mar.Tem uma distribuição natural alargada nas costas do continente africano, desde o Mediterrâneo Ocidental até ao Golfo da Guiné, incluindo os arquipélagos da Macaronésia e nas costas do Oceano Índico desde o norte de Moçambique ao Mar Vermelho. Prefere habitats com fundos arenosos ou de vasa, mas também ocorrem em áreas de fundo rochoso onde existam pequenas bolsas arenosas. A International Union for Conservation of Nature (IUCN) ainda não dispõe de dados suficientes para avaliar o estado de conservação da espécie.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Serena, F., G. Notarbartolo di Sciara and C. Mancusi (2003). Taeniura grabata (em Inglês). IUCN 2008. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2008 . .