Discussão:Violência

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

inserção de imagens[editar código-fonte]

o tema violência é muito aberto. talvez tenhamos de usar referências não tão diretas. inseri algumas aí... vamos estudá-las. alexandre abmac 05:54, 20 Junho 2006 (UTC)

tipos de violência[editar código-fonte]

ok bruno eu concordo com vc: sobre a (im)parcialidade e formatação... (nem sempre acertamos!). vamos continuar estudando. estava pensando que existem uma coleção de tipos de violência. talevz pudésemos (deveríamos) dar uma ordem, uma hierarquia... no aguardo, alexandre abmac 20:57, 24 Junho 2006 (UTC)

Em relação ao trecho:

"Em relação ao homem, a violência é uma característica de sua personalidade que teve grande utilidade no passado, sendo desenvolvida e aprimorada (por exemplo, através do uso de instrumentos) para compensar as deficiências físicas e mentais do hominídeo primitivo na competição pela vida. Modernamente o homem continua a empregar a violência no controle do ambiente, das espécies que lhe ameçam e por vezes na competição com outros da mesma espécie."

  • O termo personalidade é incompatível com a definição apresentada no link a que se dirige.
Seria melhor se utilizássemos a palavra "caráter"? Bruno Slessa 14:40, 25 Junho 2006 (UTC)
Acho que sua índole ou sua natureza seriam mais apropriados. Stéfano 12:07 25/06/06
  • A violência não é aprimorada por instrumentos.
Com certeza não é, a violência como patologia é a mesma, as consequências é que são diferentes... Talvez fosse melhor algo como: "O homem sempre buscou aprimorar instrumentos para estravasar a sua violência". Bruno Slessa 14:40, 25 Junho 2006 (UTC)
Ou algo como "O uso de instrumentos ampliou as conseqüências da violência humana". Sabemos, por exemplo, que o aumento de armas de fogo não aumenta o número de incidentes violentos, até diminui, mas aumenta o número de homicídios. Stéfano 12:07 25/06/06
  • A violência também não serviu para "compensar as defíciências físicas e mantais do hominídeo primitivo". Que deficiências seriam essas ? Para ajudar a caçar e a se defender ? Se os hominídeos fossem mais fortes deixariam de usar violência para fazer isso ? E a violência foi utilizada para compensar que deficiência mental ?
Nossa, isto está no artigo? Devemos reescrever logo... eheh... talvez quem escreveu isto esteja associando a violência ao instinto de sobrevivência do homem. Talvez, e com certeza, este instinto gerou como consequência uma série de atos violentos pelos primeiros hominídios. Talvez este aspecto deva ser melhor analisado.Bruno Slessa 14:40, 25 Junho 2006 (UTC)
A violência está associada ao instinto de sobrevivência do Homem, como na grande maioria dos animais, mas não foi causada por qualquer deficiência física ou mental. Stéfano 12:07 25/06/06
  • A frase final não faz sentido. O homem moderno continua usando violência para todos os objetivos que o primitivo já usava, em menor ou maior grau.

Em relação à minha mudança, gostaria de saber aonde ela foi parcial. Stéfano 18:58 24/06/06

Qual foi a sua mudança? Bruno Slessa 14:40, 25 Junho 2006 (UTC)
Está no histórico. Stéfano 12:07 25/06/06
Ah sim, reverti pela seguinte frase: É mais evidente em indivíduos do sexo masculino do que no sexo feminino. O uso da violência já surge na infância, sendo reprimido ou estimulado dependendo do contexto ambiental e da influência genética. Com base em quê a violência é mais evidente em homens do que em mulheres? Olha, se você conhecesse a minha família, eheh, os homens são mansinhos, e as mulheres... eheh... Talvez pudéssemos escrever que o homem é mais vítima da violência do que as mulheres... mesmo assim, discordo um pouco, pois, como podemos ver neste artigo, a abordagem que está se dando a violência é a mais ampla possível, extrapolando os aspectos da violência física. Existem, por exemplo, inúmeras possibilidades de violência entre uma mãe e filho... entre uma sogra e a nora Alegre Pois bem, tirando a brincadeira. Podemos afirmar que o homem é mais violento que as mulheres, mas devemos buscar as evidências e referências. Tipo: "Com base nos índices de violência pode-se afirmar (...)", ou ainda: "Segundo a ONU (...)". Ao afirmarmos que a violência tem influência inclusive genética, acredito também que poderíamos buscar evidências para tanto... numa família de pessoas "geneticamente mansas", pode nascer um Hitler... logo, como se dá esta influência?
Espero ter ajudado. Quanto ao que discutimos anteriormente aqui, acredito que está perfeito os seus argumentos. Fique a vontade para melhorar o artigo.Bruno Slessa 15:45, 25 Junho 2006 (UTC)

wow Stéfano, tenho como sugestão uma coisa. sempre recomeçar. neste ambiente wikipédia, vá inserindo, corrigindo como se fosse sua primeira contribuição. um exercício de paciência zen. espero ter ajudado. alexandre abmac 03:00, 25 Junho 2006 (UTC)



Quando cita que 7% cometem 7% dos hom´cídios, creio que haja um equívoco em relação aos números talvez cometam 70% ? Não sei dizer, não tenho as fontes originais. Abs

Ok, mas como ficamos ?[editar código-fonte]

Foi exatamente o que eu fiz. Complementei, corrigi e essas alterações foram removidas. Tudo bem, faz parte do processo, eu só gostaria então de discutir o assunto, por esse motivo coloquei meus argumentos. Stéfano 00:37 25/06/06

estimado stéfano, isto. talvez este seja mesmo um bom caminho. ir discutindo. eu acho que este modelo wiki excelente para muitas outras coisas... alexandre abmac 05:43, 25 Junho 2006 (UTC)

sobreposição[editar código-fonte]

queridos wikipeople, não há uma sobreposição entre as causas da violência física e os tipos de violência. vamos pensar juntos. alexandre abmac 22:49, 25 Junho 2006 (UTC)

causas e tipologias: tá mesmo havendo uma sobreposição dos dois itens lá... que vamos fazer...? alexandre abmac 23:15, 25 Junho 2006 (UTC)

violência na mídia[editar código-fonte]

fiz uns ajustes na seção. vamos seguir o wikistyle. muito embora eu compreenda a sobre posição de alguns tópicos. propõe em vez de apagar e wivificando. alexandre abmac 23:24, 25 Junho 2006 (UTC)

textos na imagem sobre tortura[editar código-fonte]

brunolessa, eu acho que tá legal. vc deveria inserir no corpo do texto, em vez da imagem propriamente dita... alexandre abmac 08:55, 9 Julho 2006 (UTC)

Assassinatos de mulhes[editar código-fonte]

Olá Alexandre,

O texto No Brasil os assassinatos de mulheres, cometidos por seus companheiros ou mesmo parentes próximos tem também atingindo números impressionantes.' necessita de referência.

Na hora do almoço verei se acho alguma.

Abraços. Bruno Slessa 12:54, 4 Agosto 2006 (UTC)


Que tal esse ?

Portal da Violência Contra a Mulher - procure em "Dados e pesquisas", há uma porção de dados nacionais. --Stéfano msg 16:22, 4 Agosto 2006 (UTC)

Muito bom, tomei a liberdade de inseri-lo no artigo. Abraços. Bruno Slessa 16:55, 4 Agosto 2006 (UTC)
fantástico. vamos prosseguir... alexandre abmac 17:29, 4 Agosto 2006 (UTC)

que coisa nessa site não se encontra nada viu[editar código-fonte]

esseWikipedia é um lixo viu

examinemos este ip 200.168.142.216 do usuário acima. alexandre abmac 18:01, 4 Agosto 2006 (UTC)
Isto é vandalismo, deveria ser apagado... Bruno Slessa 20:09, 4 Agosto 2006 (UTC)
certamente que sim. vamos acompanhar aí... alexandre abmac 16:49, 6 Agosto 2006 (UTC)

Erros ortográficos[editar código-fonte]

Este artigo está cravejado de erros ortográficos. Basta copiar para o MS Word e fazer uma verificação ortográfica para reparar na quantidade enorme de erros orotográficos que o artigo contém. Peço ao autor deste artigo ou a alguém disposto a fazê-lo para corrigir os erros encontrados no artigo para Português do Brasil devidamente escrito.

Os melhores cumprimentos

Rui Ferreira ruiferreira89@hotmail.com

Na minha opinião, o tema está mt bem abordado mas mesmo assim continuo com dúvidas. O fascismo era considerado uma forma de violência política. Isso quer dizer que a escravatura também era, ou estou totalmente enganada? Por um lado a escravatura tem mais a ver com uma forma de discriminação, mas essas pesssoas além de serem discriminadas também eran maltradas. Pensem nisso. Espero mudanças caso esteja certa e se estiver errada peço desculpa.

--89.214.138.135 21:45, 27 Maio 2007 (UTC)

Pode-se violentar objetos?[editar código-fonte]

"Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto.'"

A "violência" contra objetos não seria mera convenção de nossa sociedade? E até mesmo a violencia contra outros seres vivos pode ser realmente chamada de violencia? Nesses casos o ato violento não seria contra a pessoa que o presencia e/ou interpreta? Na minha opnião não se pode chamar "violencia" por exemplo atos que atentem contra a propriedade material ou até mesmo (embora não acredite muito nisso) intelectual. O ato não é violento por si só, somente reflete em nós tal imagem.

--Brujo777 (discussão) 02h49min de 16 de Maio de 2008 (UTC)

Violencia contra objetos é uma deturpacao que a midia tenta impor. Um convencao moderna para desqualificar as lutas sociais.

Para objetos veja o termo Vandalismo.

Roger Dadoun. Homo Violens[editar código-fonte]

... a violência é parte constitutiva do ser humano. Talvez esta página devesse considerar a afirmação de Dadoun e perceber que o Homem é sapiens, demens, ludens, faber, violens. --Skyhellion 22h07min de 2 de Dezembro de 2008 (UTC)


O tema da violência tem sido muito constante nas artes. Exemplo de uma pintura de Domenico ZampieriViolência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Nega-se autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.

Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento cotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que não convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.

Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encaradas como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que o praticam.

Xenofobismo no artigo[editar código-fonte]

Transcrevo o terceiro parágrafo: "Existe violência explícita quando há ruptura de normas morais sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encarados como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades não ocidentais que os praticam."

O exemplo usado foi escrito por um ocidental provavelmente xenófobo que acredita que sociedades ocidentais não realizam rituais de iniciação violentos (Possivelmente não vivendo no Brasil ou em qualquer parte do mundo onde o filme TROPA DE ELITE foi divulgado). Ainda sabe-se que há diferenciações entre sociedades e culturas, como exemplo a brasileira, que é uma sociedade mas a variedade cultural (indígenas por exemplo) a faz uma sociedade pluricultural e portanto algumas pessoas dentro dessa sociedade aceitariam naturalmente a violência dentro dos rituais de iniciação.

Recomendo a troca para "Existe violência explícita quando há ruptura de normas morais sociais estabelecidas a esse respeito. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encarados como violentos por algumas culturas, mas não pelas outras culturas que não os pratica." DiplomataUFABC (discussão) 13h16min de 9 de dezembro de 2016 (UTC)Responder

Em relação à definição de violência talvez possa ser aprimorada em qualidade para poder ser mais útil, ou seja melhor entendida, sobretudo podia ser mais completa. Qual a vossa opinião?[editar código-fonte]

Violência, é o uso da força, de um certo poder ou de uma conduta punível pela lei quando exercido sem justificação de direito maior através da ausência de causas de exclusão da licitude ou da culpa, acto realizado por qualquer meio ou forma, por ameaça ou já executada, nomeadamente praticada por escrito em documento ou processo, ou desenhada, ou oral, material, moral, física ou gestual, e contra a justiça e a lei, o corpo, a mente, a moral, o contrato, a paz, a raça, a cultura, os símbolos legítimos, o grupo ou comunidade, a religião, a economia, a tecnologia, os bons costumes, a boa-fé, a incapacidade ou a ignorância, ou que dê inicio, permita, comparticipe, auxilie numa privação ou qualquer prejuízo ilegítimo a algo ou a alguém, seja por doença, negligência ou intencionalmente para obter um benefício. --94.63.241.228 (discussão) 11h27min de 21 de dezembro de 2020 (UTC)Miguel Meireles.Responder