Telectu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Telectu foi um duo constituído por Jorge Lima Barreto (teclados, piano, objectos electrónicos e não electrónicos) e Vitor Rua (guitarras modificadas, processadores de efeitos e outros objectos mais ou menos electrónicos).

Telectu é música improvisada, minimalista, cyberjazz, aleatória e psicanalítica. Jorge Lima Barreto e Vitor Rua, colaboraram ao longo dos últimos trinta anos com a fina flor da música avant-garde europeia, sendo de destacar o baterista Eddie Prévost ou o multi-instrumentista Jac Berrocal.

História[editar | editar código-fonte]

Pioneiro da música minimal repetitiva em Portugal, o projecto que juntou Jorge Lima Barreto e Vitor Rua (à altura ainda guitarrista nos GNR) começou na Bienal de Artes Plásticas de Cerveira em 1982 e, no mesmo ano, deu o primeiro fruto, Ctu Telectu, com a chancela da EMI.[1]

O duo Telectu extinguiu-se em 2011 com a morte de Jorge Lima Barreto, homem que deixou vasta literatura abordando todo o tipo de música em Portugal.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Ctu Telectu (1982) - contém nove temas inspirados na ficção científica de Philip K. Dick que conheceram edição em CD em 2008.

Referências

  1. Blitz 25 anos, Edição Especial de Coleccionador, Novembro 2009 n.º 41.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.