The Librarians

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Librarians
Os Bibliotecários (BR)
Logo The Librarians
Informação geral
Formato série
Gênero Aventura

Fantasia

Duração 42-58 Minutos
Estado Cancelada
Criador(es) John Rogers
Elenco Rebecca Romijn
Christian Kane
Lindy Booth
John Kim
John Larroquette
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 4
Episódios 42 (lista de episódios)
Produção
Diretor(es) Jonathan Frakes
Marc Roskin
Dean Devlin
John Harrison
Tawnia McKiernan
Produtor(es) Dean Devlin
John Rogers
Marc Roskin
Noah Wyle
Cinematografia David Connell
Localização Portland, Oregon
Exibição
Emissora original TNT
Transmissão original 7 de dezembro de 2014 (2014-12-07) – 7 de fevereiro de 2018 (2018-02-07)

The Librarians é uma série de televisão estadunidense do gênero fantasia-aventura desenvolvida por John Roger e foi transmitida originalmente pela TNT nos Estados Unidos, estreando no dia 7 de dezembro de 2014, e no Brasil em 8 de dezembro do mesmo ano pelo Canal Universal. A série é um spin-off de O Guardião (The Librarian), trilogia de filmes, e é claramente uma continuação dos três filmes anteriores. Em 12 de fevereiro de 2015, a TNT renovou a série para uma segunda temporada,[1] que estreou no dia 1 de novembro de 2015 na TNT. Em 15 de dezembro de 2015, a TNT renovou a série para uma terceira temporada, que estreou no dia 20 de novembro de 2016 na TNT.[2] Em 24 de janeiro de 2017, a TNT renovou a série para uma quarta temporada.[3][4]

Em 8 de Março de 2018, Dean Devlin anúncio que a TNT havia cancelado a série após quatro temporadas, disse também já estar em processo de busca por uma nova emissora para o show.[5] No entanto, em junho, Devlin anunciou que as negociações não tiveram sucesso e que a série havia de fato chegado ao fim.[6]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série segue quatro pessoas, Eve Baird (Rebecca Romijn), que foi escolhida pela Biblioteca para ser a nova Guardiã, assim como Ezekiel, Cassandra e Jacob, que foram convidados a se juntarem a Biblioteca como os novos bibliotecários, mas por algum motivo não mostra as "entrevistas". A opinião da Biblioteca vai contra Flynn Carsen(Noah Wyle). Enquanto Flynn procura a Biblioteca (que se perdeu no espaço e no tempo durante o episódio piloto), os três novos Bibliotecários e a Guardiã formam uma nova equipe de Bibliotecários para resolver mistérios impossíveis, recuperar artefatos poderosos, e lutar com ameaças sobrenaturais, especialmente contra as forças da Irmandade da Serpente, liderada pelo misterioso imortal Dulaque (Matt Frewer).[7]

A segunda temporada oferece um par de novos vilões, os dois da ficção: Prospero (Richard Cox), da A Tempestade de Shakespeare, e Moriarty (David S. Lee), inimigo de Sherlock Holmes. A posição de Prospero é um grande vilão, pronto para usar a magia para destruir o mundo e refazê-lo ao seu gosto. Moriarty é mais como um vilão cinza--geralmente alinhado a Prospero mas muda de lado para os Bibliotecários quando estes tem interesses em comum.

A terceira temporada introduz um novo vilão, Apep, o Deus do Caos Egípcio. Depois de ser derrotado pelo primeiro bibliotecário, Judson, e seu Guardião, Charlene, ele é misteriosamente ressuscitado, enquanto possui muitas pessoas que embarca em sua missão para liberar o Puro Mal no mundo. Enquanto tentam parar o Apep, as ações dos bibliotecários estão sendo investigadas de perto pela general Cynthia Rockwell (Vanessa Williams) de uma nova agência governamental secreta, chamada D.O.S.A. (Departamento de Anomalias Estatísticas).

A quarta temporada revela que Nicole Noone, a ex-guardiã de Flynn, que desapareceu após um incidente com uma máquina do tempo, tornou-se imortal. Após ter vivido 400 anos no passado, Nicole passa a ser uma pessoa amarga e desiludida, pois acha que Flynn, o único homem que ela amou de verdade, a abandonou. Jenkins adverte os bibliotecários de que Nicole tornou-se uma má pessoa, devido à tristeza, mas ainda assim eles pedem sua ajuda para derrotar a Ordem das Sombras, que planejava destruir a biblioteca. Após derrotar a Ordem, Nicole some, e suas verdadeiras intenções são reveladas somente nos últimos episódios.

Temporada Episódios Foi ao ar
Estreia da Temporada Final da Temporada
Filmes 3 5 de dezembro de 2004 (2004-12-05) 7 de dezembro de 2008 (2008-12-07)
1 10 7 de dezembro de 2014 (2014-12-07) 18 de janeiro de 2015 (2015-01-18)
2 10 1 de novembro de 2015 (2015-11-01) 27 de dezembro de 2015 (2015-12-27)
3 10 20 de novembro de 2016 (2016-11-20) 22 de janeiro de 2017 (2017-01-22)

Elenco[editar | editar código-fonte]

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

  • Rebecca Romijn como Coronel Eve Baird, uma ex-agente da OTAN, a quem a Biblioteca escolheu como Guardiã. Com a tarefa de proteger e treinar os novos bibliotecários, bem como encontra-se em inúmeras situações onde ela diz coisas que nunca pensou que diria.
  • Noah Wyle como Flynn Carsen, o Bibliotecário, que une uma nova equipe com Eve no comando.
  • Christian Kane como Jacob Stone, um trabalhador de Oklahoma e gênio com um QI de 190 e um extenso conhecimento da História da História da Arte e Arquitetura. Ele escondeu sua atual vida de sua família. Enquanto ele ainda não confia Cassandra após sua traição no episódio piloto, ele já mostrou que está disposto a trabalhar com ela por causa de suas contribuições para a Biblioteca.
  • Lindy Booth como Cassandra Cillian, uma Matemática que tem auditiva e alucinações ligadas à recuperação da memória. Ela tem um tumor cerebral, diagnosticada na adolescência, o que provoca a dor quando ela acha algum calculo difícil, fazendo com que suas alucinações percam o foco, por conta da dor extrema, Stone ensinou-lhe a se concentrar para se conectar a uma memória pacífica durante seus pensamentos para diminuir suas dores.
  • John Kim como Ezequiel Jones, um ladrão, "mestre de tecnologias" e fã de crimes clássicos que gosta de fazer o papel de homem internacional de mistério. Ele é um ladrão especialista, tendo hackeado a polícia de Londres e redes segurança, NSA, e inúmeras outras agências de aplicação da lei. Ele prefere confiar em sua sorte e sagacidade, não mostrando muita preocupação com os outros, até que chega a um ponto de realizar algo importante sobre o caso atual.
  • John Larroquette como Jenkins/(Galeas/Sir Galahad), ; Trabalhou na filial da Biblioteca "por mais tempo do que qualquer um sabe" e tem amplo conhecimento da antiga sabedoria. Ele também é visto como tendo alguma ligação profundamente enraizada com Dulaque, como revelado em "E o Pomo da Discórdia". Mais tarde, explicou que ambos são imortais por que Dulaque lançou um feitiço a 1000 anos antes. Ele era conhecido durante o reinado de Rei Arthur como Galahad como revelado em "E o Tear do Destino". Ele também conheceu Fada Morgana (Alicia Witt) há séculos e ela é sua arqui-inimiga.

Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Matt Frewer como Sir Lancelot "Dulaque" Du Lac, o líder imortal misterioso da Irmandade da Serpente, que tem relações passadas com Jenkins. Ele era conhecido durante o reinado do Rei Arthur como Sir Lancelot como revelado em "E o Tear do Destino. (Primeira temporada)
  • Lesley-Ann Brandt como Lamia, segundo-em-comando do Dulaque na Irmandade da Serpente. (Primeira temporada)
  • Jane Curtin como Charlene, uma funcionária da Biblioteca que entrevistou Flynn para seu emprego de Bibliotecário. (Primeira temporada)
  • Bob Newhart como Judson, um antigo bibliotecário que agora age como mentor para aqueles que continuam o legado da Biblioteca. (Primeira temporada)
  • Richard Cox como Prospero, um personagem de Shakespeare que toma vida e vê a chance de tomar seus poderes de volta agora que a magia está de volta ao mundo. (Segunda temporada)
    No episódio 10 da segunda temporada("E a Cortina Final"), é revelado que Prospero não é um personagem fictício mas sim o próprio Shakespeare.
  • David S. Lee como Professor Moriarty, um personagem fictício invocado a vida por Prospero para lhe ajudar em sua busca. (Segunda temporada)
  • Beth Riesgraf como a Dama do Lago, uma enigmática figura que age como porta-voz de um grupo intelectual que realmente compreende as construções científicas por trás da magia. (Segunda temporada)
  • Rachel Nichols como Nicole Noone, a primeira Guardiã de Flynn, que tornou-se imortal. Nicole muda de personalidade graças ao fato de ter vivido triste por 400 anos, portanto os bibliotecários não sabem se podem confiar nela ou não. (Quarta Temporada).

Produção[editar | editar código-fonte]

Uma cena para The Librarians sendo filmado no Capitólio do estado de Oregon, em Salem.

A TNT encomendou uma nova série semanal de dez episódio, que é um spin-off da trilogia de filmes O Guardião, seguindo o elenco original, e que inclui Noah Wyle, Bob Newhart, e Jane Curtin, bem como cinco novos personagens que trabalham para a biblioteca. A série é filmada em Portland, Oregon. Algumas cenas foram filmadas no Capitólio do estado de Oregon, em Salem.[8]

Transmissão[editar | editar código-fonte]

A série estreou em 07 de dezembro de 2014.[9]

Sindicação[editar | editar código-fonte]

Os dois primeiros episódios também apareceu como um longa-metragem em 12 dezembro de 2014 na The CW.

Internacional[editar | editar código-fonte]

Recepção dos críticos[editar | editar código-fonte]

The Librarians marcou 63 de 100 em Metacritic baseado em 11 avaliações "geralmente favoráveis".[12] A revisão do site agregador Rotten Tomatoes relatou um 71% rating críticos com uma classificação média de 6,7 / 10 baseado em 14 avaliações. O consenso site diz: "É uma coisa familiar, mas os bibliotecários oferece diversão para a família, com uma mistura de bobagem e aventura".[13]

Referências

  1. Kondolojy, Amanda (12 de Fevereiro de 2015). «'The Librarians' Renewed by TNT for Second Season». TV by the Numbers. Consultado em 12 de Fevereiro de 2015 
  2. Mitovich, Matt Webb (15 de Dezembro de 2015). «TNT Renews Major Crimes, Librarians». TVLine. Consultado em 15 de Dezembro de 2015 
  3. Roots, Kimberly (24 de Janeiro de 2017). «The Librarians Renewed for Season 4». TVLine. Consultado em 25 de Janeiro de 2017 
  4. «TNT's "The Librarians" Moves to Dec. 13». The Futon Critic. 1 de Novembro de 2017. Consultado em 2 de Novembro de 2017 
  5. Dean Devlin [@Dean_Devlin] (8 de Março de 2018). «Just got the official call. TNT has cancelled #TheLibrarians - I will immediately begin the process of trying to move the show elsewhere. Please keep your fingers crossed for us!» (Tweet). Consultado em 8 de Março de 2018 – via Twitter 
  6. Dean Devlin [@Dean_Devlin] (6 de junho de 2018). «Sad news.» (Tweet). Consultado em 7 de junho de 2018 – via Twitter 
  7. Ausiello, Michael (10 de Abril de 2014). «TNT Orders Librarians Series Starring Rebecca Romijn, Leverage Fave; Noah Wyle to Recur». TVLine. Consultado em 3 de Dezembro de 2014 
  8. Wright, Carlee (20 de Abril de 2014). «Noah Wyle, Rebecca Romijn Film 'The Librarian' in Salem». Statesman Journal. Consultado em 8 de Dezembro de 2014 
  9. Seikaly, Andrea (25 de junho de 2014). «The Librarians' TV Series to Premiere Worldwide With Universal Networks International». Variety. Consultado em 3 de dezembro de 2014 
  10. «Space Checks into the Magical Realm of THE LIBRARIANS with Exclusive Canadian Premiere, December 7». Consultado em 18 de janeiro de 2015 
  11. Knox, David (4 de julho de 2014). «The Librarians (US) coming to Universal». TV Tonight. Consultado em 4 de julho de 2014 
  12. «The Librarians (2014): Season 1». Metacritic. Consultado em 10 de dezembro de 2014 
  13. «The Librarians: Season 1 (2014)». Rotten Tomatoes. Consultado em 10 de dezembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]