The Purge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela série de televisão, veja The Purge (série de televisão).
The Purge
A Purga (PRT)
Uma Noite de Crime (BRA)
 Estados Unidos
2013 •  cor •  88 min 
Direção James DeMonaco
Produção Jason Blum
Michael Bay
Andrew Form
Brad Fuller
Sebastien Lemercier
Roteiro James DeMonaco
Elenco Ethan Hawke
Lena Headey
Max Burkholder
Adelaide Kane
Edwin Hodge
Tony Oller
Rhys Wakefield
Arija Bareikis
Chris Mulkey
Género horror
Música Nathan Whitehead
Cinematografia Jacques Jouffret
Edição Peter Gvozdas
Companhia(s) produtora(s) Platinum Dunes
Blumhouse Productions
Why Not Productions
Distribuição Universal Pictures
Lançamento Estados Unidos 7 de junho de 2013
Idioma inglês
Orçamento US$ 3 milhões
Receita US$ 89,328,627
Cronologia
The Purge: Anarchy

The Purge (Brasil: Uma Noite de Crime /Portugal: A Purga) é um filme de terror estadunidense de 2013 dirigido por James DeMonaco. Apesar das críticas negativas, o filme foi um sucesso de bilheteria, faturando quase 90 milhões de dólares,[1] perante um custo de 4 milhões.[1][2] O filme estreou no Stanley Film Festival em 2 de maio de 2013[3] e chegou aos cinemas em 7 de junho de 2013 nos Estados Unidos.[4]

Uma sequência, intitulada The Purge: Anarchy, foi desenvolvido pela Universal e Blumhouse.[5] Teve sua estreia em 18 de julho de 2014. E The Purge: Election Year (12 Horas Para Sobreviver - O Ano da Eleição/Uma Noite de Crime 3 (título no Brasil) ) é um filme distópico de ação e horror escrito e dirigido por James DeMonaco e estrelado por Frank GrilloElizabeth Mitchell e Mykelti Williamson. O filme é uma sequência de The Purge: Anarchy (2014) e o terceiro título da série The Purge.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 2022, os Estados Unidos vivenciam os menores índices de criminalidade e desemprego de sua história, tudo devido ao "Expurgo": um período anual de 12 horas no qual todo e qualquer crime é permitido, com pouquíssimas restrições (das pouquíssimas restrições uma delas e que podem ser usadas apenas armas com calibre abaixo de 4) , e os serviços emergenciais ficam suspensos. A ideia dos criadores é que isto seria uma forma de os humanos libertarem seus instintos assassinos e transgressores, embora críticos afirmem que só os ricos conseguem ficar protegidos durante o período, enquanto que os pobres ficam entregues à própria sorte.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em 2014, os Novos Pais Fundadores da América, um partido político totalitário, aprova uma lei que sanciona um "expurgo" anual: durante 12 horas por ano todo crime, incluindo assassinato, incêndio criminoso, roubo e estupro, é legal durante o período, exceto contra funcionários do governo, e todos os serviços de emergência ficam indisponíveis. Em 2022, os Estados Unidos tornaram-se praticamente livres de crimes e a taxa de desemprego caiu para 1%, ostensivamente por causa do expurgo.

James Sandin volta para sua casa em um condomínio fechado em Los Angeles para esperar a noite com sua esposa Mary e seus filhos, Zoey e Charlie. A família tem certeza de que o sistema de segurança fabricado pela empresa de James os manterá seguros. Enquanto a família aguarda o início do expurgo, Zoey encontra o namorado Henry, um garoto mais velho de quem James não gosta, considerando-o velho demais para a filha. James habilita o sistema de segurança e, quando a limpeza começa, a família se dispersa em sua casa para seguir suas rotinas normais.

Zoey retorna ao seu quarto para encontrar inesperadamente Henry, que havia voltado antes do sistema de segurança, e diz que planeja confrontar o pai dela sobre o relacionamento deles. Enquanto isso, Charlie observa os monitores de segurança e vê um homem ferido pedindo ajuda. Ele desativa temporariamente o sistema para permitir que o homem entre em casa. James corre para reativar o sistema e mantém o homem à mão armada. Henry desce as escadas e puxa uma arma para James, mas James atira de volta, ferindo mortalmente Henry. Durante o caos, o homem ferido desaparece e se esconde.

Através das câmeras de vigilância, a família testemunha uma gangue de pessoas mascaradas e fortemente armadas chegando ao gramado da frente. O líder os alerta que a não entrega do ferido resultará em uma invasão. Mary pergunta a James se o sistema de segurança os protegerá, mas James admite que o sistema não resistirá a um ataque determinado. Eles decidem encontrar o homem e entregá-lo para a gangue de expurgo, mas depois de capturá-lo, eles percebem que não são melhores que a gangue. Eles decidem poupar o homem e se defender contra a gangue.

Com o prazo final, a gangue consegue entrar na casa. James revida com uma espingarda e mata vários membros antes de ser esfaqueado pelo líder. Charlie vê as câmeras de vigilância e percebe seus vizinhos saindo de casa. Os vizinhos dominam e matam os membros restantes da gangue. Mary é capturada e humilhada por dois expurgadores. Antes que eles possam matá-la, são mortos pelos vizinhos. O líder da gangue reaparece, brandindo uma espingarda para matar a família, mas é morto a tiros por Zoey, que está empunhando a arma de Henry. James não resiste ao ferimento e morre na frente de sua família, deixando-os em lágrimas.

Mary agradece aos vizinhos pelo apoio, mas uma delas, Grace Ferrin, revela seu ódio pelos Sandin devido à riqueza adquirida às suas custas. Eles amarram Mary, Charlie e Zoey, puxando-os para o corredor para matá-los. O homem que Charlie deixou entrar ressurge matando um vizinho e mantendo Grace como refém, forçando os outros a libertarem os Sandin. Mary impede que o estranho mate os outros vizinhos, decidindo que todos eles esperarão o fim do expurgo sem qualquer violência.

Na manhã seguinte, nos últimos minutos do expurgo, Mary, Grace, o estranho e os vizinhos esperam na sala de estar. Mary pergunta a um vizinho, Sr. Halverson, se ele gostou do "Partido da Purificação" de Grace (a reunião dos vizinhos para discutir os planos para os assassinatos), ao qual Halverson afirma. Enquanto Charlie e Zoey lamentam a morte de James, Grace tenta pegar a espingarda de Mary; Mary recupera o controle da espingarda, golpeia Grace e a joga em uma mesa de vidro, pedindo furiosamente o fim da violência. Mary ordena que Grace e os vizinhos saiam de casa quando a sirene toca, sinalizando a conclusão do expurgo. Depois que os vizinhos partem, Mary agradece ao estranho por sua ajuda e ele dá boa sorte aos Sandin, deixando a arma para trás que estava usando.

Durante os créditos, notícias são ouvidas, indicando que a eliminação deste ano foi a mais bem-sucedida até o momento. Outras estações divulgam que o mercado de ações está crescendo devido às vendas maciças de armas e sistemas de segurança. A voz de um homem fala da perda de seu patriotismo após a morte de seus filhos na noite anterior.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Expurgadores[editar | editar código-fonte]

  • Rhys Wakefield como Líder Educado-1
  • John Weselcouch como Expurgador interrompedor -2
  • Alicia Vela-Bailey como Expurgadora-3
  • Aaron Kuban como Expurgador-4
  • Boima Blake como Expurgador-5
  • Nathan Clarkson como Expurgador-6
  • Chester Lockhart como Expurgador-7
  • Tyler Jaye como Expurgador-8
  • RJ Wolfe como Expurgador-9
  • Mickey Facchinello como Expurgadora-10

Referências

  1. a b «The Purge (2013) – Box Office Mojo». Box Office Mojo. Consultado em 24 de agosto de 2013 
  2. Kaufman, Amy (6 de junho de 2013). «Box office: Low-budget 'The Purge' expected to beat 'The Internship'». Los Angeles Times. Tribune Company. Consultado em 10 de junho de 2013 
  3. Kit, Borys. «Ethan Hawke's The Purge to Open Inaugural Stanley Film Festival». The Hollywood Reporter. Consultado em 22 de abril de 2013 
  4. «The Purge (2013) – International Box Office Results». Box Office Mojo. Consultado em 5 de julho de 2013 
  5. «The Purge has a sequel in development». 10 de junho de 2013. Consultado em 5 de julho de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço relacionado ao Projeto Entretenimento. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.