Theodore Hardeen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Hardeen (sentado no braço da cadeira) com o irmão Houdini (sentado na cadeira) em 1901

Theodore Dash Hardeen ou Hardeen, são os nomes artísticos de Ferencz Dezso Weisz ou originalmente Weisz Ferenc Dezső (Budapeste, 4 de março de 1876 - Manhattan, 12 de junho de 1945), um ator e mágico austro-húngaro naturalizado norte americano, irmão de Harry Houdini [1][2] [3].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Assim como o seu irmão, nasceu em Budapeste e emigrou com a família para os Estados Unidos em 3 de julho de 1878, a bordo do navio SS Fresia e seguindo os passos de Houdini, aprendeu a arte da magia, formando a dupla "Os Irmãos Houdini" em suas apresentações. O fim da parceria acabou quando Houdini casou-se com Wilhelmina Beatrice Rahner (a Bess Houdini). A partir deste momento, trilhou uma carreira solo e em separado do irmão, concentrando-se em shows de magia e ilusionismo e, esporadicamente, algumas apresentações de escapologia.

Após a morte de Harry Houdini, em 1926, passou a realizar shows no mesmo circuito que o irmão fazia, ampliando suas apresentações de escapologia[4], pois herdou todos os acessórios e instrumentos do irmão.

Em 1936, estreou como ator num curta-metragem da Warner Bros, chamado Medium Well Done[5]. Em 1945, quando pensou em escrever um livro sobre Harry Houdini, morreu após complicações em uma simples operação cirúrgica, no Doctors Hospital, em Manhattan.

Referências

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]