Tia Neiva: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
JMGM (discussão | contribs)
Cade a fonte que confirme essa afirmação? Desfeita a edição 27495634 de 189.75.96.108 (discussão | contribs)
Linha 14: Linha 14:
Após longa busca, Tia Neiva e seu grupo chegaram a [[Planaltina (Distrito Federal)|Planaltina]] (Distrito Federal), em [[9 de novembro]] de [[1969]], onde fundou o atual [[Vale do Amanhecer]].
Após longa busca, Tia Neiva e seu grupo chegaram a [[Planaltina (Distrito Federal)|Planaltina]] (Distrito Federal), em [[9 de novembro]] de [[1969]], onde fundou o atual [[Vale do Amanhecer]].


Hoje, o Vale do Amanhecer conta com cerca de 100 mil médiuns, atuantes em cerca de 650 templos no Brasil e em outros países.
Hoje, o Vale do Amanhecer conta com cerca de 100 mil médiuns, atuantes em cerca de 650 templos no Brasil e em outros países.''VALE DO AMENHECER, A ULTIMA PORTA, O INEVITAVEL, A PORTA DA CURA. CASA DE DEUS PAI TODO PODEROSO.
''

{{esboço-biografia}}
{{esboço-biografia}}



Revisão das 13h24min de 11 de novembro de 2011

Neiva Chaves Zelaya - (Propriá, 30 de outubro de 1925Brasília, 15 de Novembro de 1985), mais conhecida por Tia Neiva, foi uma auto-proclamada médium clarividente brasileira que fundou o Vale do Amanhecer, movimento que agrega elementos de várias religiões.

Neiva cresceu na região da cidade de Jaraguá, norte de Goiás, com sua família. Seu pai, Antônio, sua mãe, D. Sinharinha, e seus irmãos, Nivaldo, José Luís e Linda. Casou-se, aos 18 anos, com Raul Zelaya Alonso, então secretário do engenheiro Bernardo Sayão e com ele teve 4 filhos: Gilberto, Carmem Lúcia, Raul Oscar e Vera Lúcia. Ficou viúva aos 22 anos e, sem recursos, buscou atividades comerciais para sobreviver - abriu o Foto Neiva, em Ceres, trabalhou como costureira, agricultora e, por fim, aprendeu a dirigir e se tornou, até onde sabemos, a primeira motorista profissional do Brasil.

Com seu caminhão e seus filhos a tiracolo, percorreu diversos estados brasileiros, atuando como fretista ou mascate, até fixar-se em Goiânia e receber o convite, por parte de Bernardo Sayão, para trabalhar na construção de Brasília. Mudou-se para a Cidade Livre (atual Núcleo Bandeirante), onde, tempos depois, teve despertada a sua mediunidade.

Em 1958 deixou o Núcleo Bandeirante, onde começara sua missão espiritualista, e junto com seus filhos Gilberto, Carmem Lúcia, Vera Lúcia e Raul, e mais cinco famílias espiritualistas, fundou, em 8 de novembro de 1959, a União Espiritualista Seta Branca - UESB, na Serra do Ouro, próximo a Alexânia (GO).

No templo iniciático, pacientes eram atendidos pelos médiuns que ali residiam, em construções de madeira e palha. Tia Neiva mantinha ali, também, um hospital e um orfanato com cerca de oitenta crianças. Plantavam, faziam farinha para vender e pegavam fretes.

Em 9 de novembro de 1959, Tia Neiva ingressou na Alta Magia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em 1964 mudou-se para Taguatinga, onde funcionou a Ordem Espiritualista Cristã. Neste mesmo ano Tia Neiva foi internada por causa da tuberculose.

Após longa busca, Tia Neiva e seu grupo chegaram a Planaltina (Distrito Federal), em 9 de novembro de 1969, onde fundou o atual Vale do Amanhecer.

Hoje, o Vale do Amanhecer conta com cerca de 100 mil médiuns, atuantes em cerca de 650 templos no Brasil e em outros países.VALE DO AMENHECER, A ULTIMA PORTA, O INEVITAVEL, A PORTA DA CURA. CASA DE DEUS PAI TODO PODEROSO.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.