Timex Sinclair

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um Timex Sinclair 1000, variação do ZX81 com 2 KiB de RAM.

A Timex Sinclair foi uma joint venture entre a empresa britânica Sinclair Research e a Timex Corporation, num esforço para entrar no mercado estadunidense de computadores domésticos, em franco desenvolvimento no início da década de 1980. A escolha da parceria foi natural para a Sinclair, visto que a Timex era sua principal terceirizada na fabricação do ZX81 e ZX Spectrum na sua fábrica escocesa em Dundee.

Foi a Timex de Portugal, no entanto, que recebeu a incumbência de fazer a parte de PD e a fabricação local dos modelos que seriam exportados para os Estados Unidos. Embora tanto a Timex da Escócia quanto a Timex de Portugal fossem subsidiárias plenas da Timex, a rivalidade interna, fosse ela intencional ou não, significava que não havia contactos ou troca de experiências entre as duas fábricas [carece de fontes?]. A Timex de Portugal também vendeu os modelos Timex Sinclair em Portugal e Polónia sob a marca Timex Computer (TC).

Trívia[editar | editar código-fonte]

  • Para exportar os Timex Computer para a Polónia, a Timex de Portugal teve de aceitar ser paga em mercadorias. Ela escolheu então importar os monitores Neptun 156 de 12 polegadas fabricados pela empresa polaca Vela, os quais se provaram muito populares em Portugal e eram freqüentemente vendidos em conjunto com os computadores TC.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.