Tinie Tempah

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tinie Tempah
Tinie Tempah
Informação geral
Nome completo Patrick Chukwuem Okogwu Jr.
Nascimento 7 de novembro de 1988 (28 anos)
Origem Plumstead, Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Género(s) Grime, hip-hop, R&B, electro, D&B
Ocupação(ões) Rapper
Instrumento(s) Vocais
Período em actividade 2005-presente
Gravadora(s) Parlophone/DL Records Ltd
Afiliação(ões) DJ Ironik, Vex King Chipmunk, Mz Bratt, Kele Le Roc, Bashy, Tinchy Stryder, Jacob Friett, N-Dubz, Mr. Hudson, Snoop Dogg, Rita Ora, Labrinth
Página oficial TinieTempah.com

Patrick Chukwuem Okogwu , conhecido pelo seu nome artístico Tinie Tempah (Londres, 7 de Novembro de 1988) é um rapper britânico, compositor e produtor musical. Ele assinou com a Parlophone Records em 2009, uma subsidiária da Warner Music Group. Ele criou a própria gravadora e a marca de moda, Disturbing London, (DL Records) em 2007 em conjunto com o seu primo, Dumi Oburota.

Após lançar algumas mixtapes, ele lançou seu álbum de estreia, Disc-Overy, em Outubro de 2010. Precedido por 2 singles numero 1 nas paradas britânicas, Pass Out e Written in The Stars, o álbum alcançou o numero 1 e obteve o certificado de platina no ano seguinte. Em Fevereiro de 2011, ele ganhou dois Brit Awards para Melhor Artista Revelação Britânico e Melhor Single Britânico.

Em Novembro de 2013, ele lançou o seu segundo álbum, Demonstration. Precedido por Top Ten singles "Trampoline" e "Children of the Sun", o álbum alcançou o numero 3 na parada britânica e obteve o certificado de ouro no ano seguinte. Em Junho de 2015, ele lançou o 1º single do seu 3º álbum, Not Letting Go, o que deu a ele o 6º numero 1 na parada britânica.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Disc-Overy (2010)
  • Demonstration (2013)
  • Youth (2016)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.