A prova individual masculina do tiro com arco nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000 de 16 a 20 de setembro daquele ano no Sydney International Archery Park, em Sydney, no Austrália. Como outros eventos de tiro com arco nas Olimpíadas, contou com a disciplina recurva. Todo o tiro com arco foi feito a uma distância de 70 metros. Sessenta e quatro arqueiros competiram.[1]
O formato da competição permaneceu inalterado desde 1996. A competição começou com uma rodada de classificação de 72 flechas. Isto foi seguido por três rodadas eliminatórias, nas quais os arqueiros competiram frente a frente em partidas de 18 flechas. Após essas rodadas, restavam 8 arqueiros. As quartas de final, semifinais e partidas por medalhas (coletivamente denominadas "rodada final") foram partidas de 12 flechas. Em todas as partidas, os perdedores foram eliminados e receberam classificação final determinada pela pontuação naquela rodada, com exceção das semifinais. Os perdedores das semifinais disputaram a disputa pela medalha de bronze.
Simon Fairweather, da Austrália, foi campeão olímpico. Ele ficou a frente de Vic Wunderle (Estados Unidos), que foi prata, enquanto o neerlandês Wietse van Alten conquistou o bronze.
A rodada inicial foi realizada em 16 de setembro. Cada arqueiro disparou 72 flechas, com a pontuação desta rodada determinando sua classificação no torneio de eliminação única que se seguiria.