Tityus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaTityus
Escorpiao2.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Scorpiones
Família: Buthidae
Género: Tityus
Espécies
Veja texto

Tityus é um gênero de escorpiões da família Buthidae. Dentre os butídeos, são os Tityus que mais ocorrem na América do Sul e principalmente no Brasil.

Também chamado escorpião amarelo, podendo atingir até 7cm de comprimento. Apresenta o tronco escuro, patas, pedipalpos e cauda amarelos sendo esta serrilhada no lado dorsal. Considerado o mais venenoso da América do Sul, é o escorpião causador de acidentes graves, principalmente no Estado de Minas Gerais. Geralmente são encontrados em banheiros, principalmente próximos à caixas de papelão, roupas, sapatos, em locais úmidos etc.

Para combatê-los, evita-se juntar entulhos de construções, grandes concentrações de mato, pois pode atrair outros insetos dos quais ele se alimenta.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tityus
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Tityus
Ícone de esboço Este artigo sobre aracnídeos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.