Tomo Vukšić

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tomo Vukšić
Arcebispo da Igreja Católica
Arcebispo de Sarajevo
Info/Prelado da Igreja Católica
Hierarquia
Papa Francisco
Atividade eclesiástica
Diocese Arquidiocese de Sarajevo
Nomeação 29 de janeiro de 2022
Entrada solene 12 de março de 2022
Predecessor D. Vinko Cardeal Puljić
Mandato 2022 -
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 29 de junho de 1980
Mostar
por Petar Čule
Nomeação episcopal 1 de fevereiro de 2011
Ordenação episcopal 2 de abril de 2011
Mostar
por D. Vinko Cardeal Puljić
Lema episcopal Mir vam svoj dajem
Nomeado arcebispo 22 de janeiro de 2020
Brasão arquiepiscopal
Dados pessoais
Nascimento Studenci
9 de janeiro de 1954 (70 anos)
Nacionalidade bósnio
Funções exercidas -Bispo do Ordinariato Militar da Bósnia e Herzegovina (2011-2020)
-Arcebispo coadjutor de Sarajevo (2020-2022)
dados em catholic-hierarchy.org
Arcebispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Tomo Vukšić (Studenci, 9 de janeiro de 1954) é um teólogo e prelado da Igreja Católica da Bósnia e Herzegovina que foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Vrhbosna em janeiro de 2022, depois de servir dois anos como arcebispo coadjutor. Ele também é o administrador apostólico do Ordinariato Militar da Bósnia e Herzegovina desde 2020.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tomo Vukšić nasceu em 9 de janeiro de 1954 em Studenci, cantão da Herzegovina Ocidental e diocese de Mostar-Duvno, na então República Socialista da Bósnia e Herzegovina. Depois de frequentar a escola primária em sua cidade natal de 1961 a 1965, mudou-se para a vizinha Ljubuški, continuando seus estudos até 1969. Nesse ano, mudou-se para Zagreb, na Croácia, para cursar o ensino médio, graduando-se em 1973.

Sentindo amadurecida sua vocação ao sacerdócio, matriculou-se no Seminário Teológico e no Colégio Teológico de Sarajevo, que mais tarde se juntou à Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Sarajevo; de 1977 a 1978 prestou serviço militar obrigatório em Subotica e Zrenjanin. Foi ordenado diácono em 3 de dezembro de 1979, por Monsenhor Marko Jozinović, Arcebispo Metropolitano de Sarajevo. Recebeu a ordenação sacerdotal em 29 de junho de 1980, aos vinte e seis anos, em sua cidade natal, Studenci, por imposição das mãos de Monsenhor Petar Čule, bispo de Mostar-Duvno; foi incardinado como presbítero da mesma diocese.

Ministério Sacerdotal[editar | editar código-fonte]

Pouco depois de sua ordenação, recebeu seu primeiro encargo pastoral, como vigário paroquial da recém-concluída Catedral de Santa Maria Mãe de Deus em Mostar; ao mesmo tempo, começou a cooperar com o recém-fundado mensal diocesano, Crkva na kamenu, mantendo ambos os cargos até 1982.

Naquele ano, seu bispo, Monsenhor Pavao Žanić, o enviou a Roma para uma estada de estudos, como bolsista da Congregação para a Evangelização dos Povos, residente no Pontifício Colégio Missionário de São Paulo Apóstolo. Em 1984 obteve uma licença em Teologia Ecumênica no Pontifício Instituto Oriental, com uma tese intitulada "Diferenças entre o Oriente ortodoxo e o Ocidente católico do ponto de vista balcânico (1896-1902)"; depois, frequentou por dois anos a Pontifícia Universidade Urbaniana, obtendo uma licença em direito canônico em 1986, com a tese "Communicatio in sacris" (comunhão em orações e sacramentos) na nova legislação canônica".

Retornando à sua pátria, tornou-se secretário pessoal de Monsenhor Žanić, permanecendo na diocese até 1988. Nesse ano, voltou novamente à Cidade Eterna, residindo desta vez no Pontifício Colégio Croata de San Girolamo; aqui, em 1991, obteve um doutorado de pesquisa do Pontifício Instituto Oriental, com um texto intitulado "Relações entre ortodoxos e católicos na Bósnia e Herzegovina de 1878 a 1903. Estudo teológico e histórico".

Novamente na Bósnia e Herzegovina, até 1994 foi chefe do Instituto Teológico de Mostar, e depois professor no Instituto Teológico de Dubrovnik de 1992 a 1997. Em 1993 tornou-se vice-diretor do seminário maior de Sarajevo, papel desempenhado até 1998 , ocupando também o cargo de vigário judicial de Mostar-Duvno de 1995 a 2009. Outros papéis importantes desempenhados pelo padre Vukšić foram o de diretor da agência de notícias católica da Conferência Episcopal da Bósnia e Herzegovina, entre 1998 e 2005, e que de membro da Comissão Mista para a implementação do acordo básico entre a Santa Sé e a Bósnia e Herzegovina em 2010 [1]. Desde 2005 leciona na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Zagreb. Em 2009 tornou-se vigário geral de Mostar-Duvno.

Ministério Episcopal[editar | editar código-fonte]

Ordinário Militar[editar | editar código-fonte]

Brasão Militar Ordinário para a Bósnia e Herzegovina

Em 1º de fevereiro de 2011, com a promulgação da constituição apostólica Magni aestimamus e na implementação do tratado entre a Santa Sé e o governo bósnio, o Papa Bento XVI erigiu o ordinariato militar na Bósnia e Herzegovina; ao mesmo tempo, nomeou o padre Vukšić, como primeiro ordinário militar [2]. Como lema episcopal, o novo bispo escolheu Mir vam svoj dajem, que traduzido significa "Dou-vos a minha paz" (Jo 14,27).

Em entrevista, logo após sua nomeação, afirmou: "Não vejo isso como uma" cruz ", mas apenas como uma nova forma, ou seja, a continuação do serviço sacerdotal com o povo de uma nova forma, desta vez em particular com os fiéis católicos das Forças Armadas". Quanto às suas intenções, prosseguiu afirmando que o seu primeiro passo consistirá numa série de visitas a cada sacerdote que trabalha na pastoral militar, para rezar e conhecer melhor esta nova realidade[3].

Recebeu a consagração episcopal no dia 2 de abril seguinte, na Catedral de Santa Maria Mãe de Deus em Mostar, por imposição das mãos do Cardeal Vinko Puljić, Arcebispo Metropolitano de Sarajevo, assistido pelos co-consagradores Monsenhor Ratko Perić, Bispo de Mostar-Duvno e ​​Franjo Komarica, bispo de Banja Luka. A cerimônia solene contou com a presença de 25 bispos, mais de 250 sacerdotes da Bósnia e Herzegovina, Croácia, Sérvia, Montenegro, Macedônia e Áustria, uma delegação de dez membros da Igreja Ortodoxa Sérvia e, claro, numerosos fiéis. Em seu discurso, Dom Vukšić afirmou seu desejo de que tudo fosse para a glória de Deus, ao serviço do bem de todos e para o benefício espiritual dos fiéis [4].

Em 27 de outubro de 2012, o Papa Bento XVI o nomeou membro do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso, presidido pelo Cardeal Jean-Louis Pierre Tauran, por um mandato renovável de cinco anos [5]. De 13 a 15 de março de 2015, participou no encontro dos presidentes das comissões doutrinais das Conferências Episcopais Europeias em Esztergom [6]. No dia 16 de março seguinte, junto com outros membros do episcopado bósnio, foi ao Vaticano para a visita ad limina apostolorum, encontrando-se com o Papa Francisco para discutir a situação e os problemas relativos à sua área pastoral [7]. Eleito para este cargo pela Conferência Episcopal da Bósnia-Herzegovina no passado dia 31 de Janeiro [8], participou na XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema A vocação e missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo, realizado de 4 a 25 de outubro de 2015 na Cidade do Vaticano [9].

No contexto da Conferência Episcopal da Bósnia e Herzegovina, em 20 de março de 2015 foi eleito vice-presidente, enquanto a presidência foi atribuída pela terceira vez ao Cardeal Puljić, durante a mesma assembleia.

Arcebispo de Sarajevo[editar | editar código-fonte]

Em 22 de janeiro de 2020, o Papa Francisco o nomeou arcebispo coadjutor de Sarajevo [10] permanecendo administrador apostólico do ordinariato militar até a nomeação de um sucessor.

No dia 26 de fevereiro seguinte encontrou-se com o Pontífice que, segundo ele mesmo, o saudou com as palavras "Estou feliz por vê-lo novamente!", e continuando a dizer que "não é uma situação fácil para você e para o Igreja, você está fazendo todo o possível para impedir a saída dos croatas”, referindo-se ao processo de descristianização do país [11].

A sua nomeação insere-se no difícil contexto da Pandemia de COVID-19; juntamente com o Cardeal Puljić, publicou uma mensagem dirigida aos sacerdotes e fiéis, declarando que ainda está espiritualmente ligado à população e reiterando a importância de seguir as orientações dos médicos e do governo em relação ao vírus [12] Em outro comunicado de imprensa, o cardeal e seu coadjutor também deram a conhecer as diretrizes para a realização dos ritos da Semana Santa 2020, que incluem a ausência dos fiéis para evitar reuniões perigosas [13], conforme já aprovado pela Congregação para o culto divino e a disciplina dos sacramentos no dia 25 de março anterior [14].

Em 29 de janeiro de 2022, tornou-se arcebispo metropolitano de Sarajevo, sucedendo ao cardeal Vinko Puljić, que renunciou devido ao limite de idade [15].

Além de sua língua nativa, Monsenhor Vukšić é fluente em italiano, alemão e francês. É autor de numerosas e respeitadas publicações sobre teologia, direito canônico, história da Igreja e questões contemporâneas [16].

Referências

  1. Bollettino. Sala stampa della Santa Sede, ed. (12 de abril 2010). «Accordo tra la Santa Sede e la Bosnia ed Erzegovina circa l'assistenza religiosa ai fedeli cattolici, membri delle forze armate di Bosnia ed Erzegovina». Consultado em 9 de junho de 2020 
  2. Bollettino. Sala stampa della Santa Sede, ed. (1 de fevereiro de 2011). «Rinunce e nomine. Erezione dell'Ordinariato militare per la Bosnia ed Erzegovina e nomina del primo Ordinario militare». Consultado em 9 de junho de 2020 
  3. Katolička Tiskovna Agencija, ed. (30 de março de 2011). «Mons. Tomo Vukšić, vojni ordinarij u BiH». Consultado em 9 de junho de 2020 
  4. Katolička Tiskovna Agencija, ed. (2 de abril de 2011). «Mons. Tomo Vukšić zaređen za biskupa, prvoga vojnog ordinarija u Bosni i Hercegovini». Consultado em 9 de junho de 2020 
  5. Bollettino. Sala stampa della Santa Sede, ed. (27 de outubro de 2012). «Rinunce e nomine. Nomina di Membri del Pontificio Consiglio per il Dialogo Interreligioso». Consultado em 9 de junho de 2020 
  6. Bollettino. Sala stampa della Santa Sede, ed. (15 de janeiro de 2015). «Comunicato a conclusione dell'Incontro dei Presidenti delle Commissioni Dottrinali delle Conferenze Episcopali europee a Esztergom (Ungheria, 13-15 de janeiro de 2015)». Consultado em 9 de junho de 2020 
  7. Bollettino. Sala stampa della Santa Sede, ed. (16 de março de 2015). «Le Udienze». Consultado em 9 de junho de 2020 
  8. Bollettino. Sala stampa della Santa Sede, ed. (31 de janeiro de 2015). «Membri e Sostituti eletti da Conferenze Episcopali per la XIV Assemblea Generale Ordinaria del Sinodo dei Vescovi». Consultado em 9 de junho de 2020 
  9. Bollettino. Sala stampa della Santa Sede, ed. (15 de setembro de 2015). «XIV Assemblea Generale Ordinaria del Sinodo dei Vescovi (4-25 ottobre 2015) - Elenco dei Partecipanti». Consultado em 9 de junho de 2020 
  10. Bollettino. Sala stampa della Santa Sede, ed. (22 de janeiro de 2020). «Nomina dell'Arcivescovo Coadiutore di Vrhbosna, Sarajevo (Bosnia ed Erzegovina)». Consultado em 9 de junho de 2020 
  11. Kamenjar.com, ed. (28 de fevereiro de 2020). «Papa Franjo nadbiskupu Tomi Vukšiću: Činite sve što je moguće da se zaustavi odlazak Hrvata». Consultado em 9 de junho de 2020 
  12. Kamenjar.com, ed. (29 de março de 2020). «Poruka vrhbosanskih nadbiskupa u vrijeme kušnje». Consultado em 9 de junho de 2020 
  13. Kamenjar.com, ed. (2 de abril 2020). «Svi obredi za Uskrs bez naroda, otkazuju se i krizme». Consultado em 9 de junho de 2020 
  14. Bollettino. Sala stampa della Santa Sede, ed. (25 de março de 2020). «Decreto della Congregazione per il Culto Divino e la Disciplina dei Sacramenti». Consultado em 9 de junho de 2020 
  15. Bollettino. Sala stampa della Santa Sede, ed. (29 de janeiro de 2022). «Rinunce e nomine. Rinuncia e successione dell'Arcivescovo Metropolita di Vrhbosna, Sarajevo (Bosnia ed Erzegovina)». Consultado em 29 de janeiro de 2022 
  16. Klix.ba, ed. (22 de janeiro de 2020). «Tomo Vukšić imenovan za nadbiskupa koadjutora Vrhbosanske nadbiskupije». Consultado em 9 de junho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tomo Vukšić
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tomo Vukšić