Totò terzo uomo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2017). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, cine e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Totò terzo uomo
Enzo Garinei e Totò em uma cena do filme
 Itália
1951 •  pb •  95 min 
Realização Mario Mattoli
Argumento Vittorio Metz, Marcello Marchesi
Elenco Totò, Ughetto Bertucci, Franca Marzi
Género comédia cinematográfica
Idioma língua italiana
Página no IMDb (em inglês)

Totò terzo uomo é um filme italiano de 1951, dirigido por Mario Mattoli.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Numa pequena aldeia vivem Pedro e Paulo, dois gémeos de carácter oposto. Pedro é o presidente do município, duro e exigente, que mal deixa falar a esposa (Bice Valori). Paulo é o contrário, adora mulheres, como a de Oreste (Carlo Campanini), em detrimento da esposa. A disputa entre os dois irmãos alarga-se a todo o município, pois a construção da cadeia, que dará trabalho a muitos, fica situada em terrenos que pertencem a Paulo; mas apesar de haver acordo municipal para a aquisição dos terrenos, Pedro não deixa avançar os trabalhos, com medo de ser acusado de favorecer o irmão. A tentar aproveitar-se da situação está o alfaiate Anacleto (Aroldo Tieri), que conheceu na cadeia um terceiro irmão gémeo de Pedro e Paulo, Totò. O objectivo é que, disfarçado de Pedro, Totò se apodere do dinheiro que se destina a Paulo. Mas Totò vai comportar-se de modo muito diferente do habitual em Pedro, provocando muitas situações equívocas. Para aumentar a confusão, o dinheiro é enviado para casa de Paulo e Totò vai tentar recuperá-lo, fazendo mais confusão com a mulher e a empregada do dono da casa. Oreste, louco de ciúmes, tenta apanhar Totò, pensando que é Paulo, mas ele consegue escapar. Entretanto, no tribunal, depois da confusão gerada, começam a suspeitar da existência de um terceiro gémeo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Totò: Pietro-Paolo-Totò

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme do cinema italiano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.