Tré Cool

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tré Cool
Informação geral
Nome completo Frank Edwin Wright III
Também conhecido(a) como Tré Cool
Nascimento 9 de Dezembro de 1972 (41 anos)
Frankfurt, Hessen
 Alemanha
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Gênero(s) Punk rock
Rock Alternativo
Instrumento(s) Bateria
Guitarra
Acordeão
Período em atividade 1990 - atualmente
Afiliação(ões) Green Day, The Network, The Foxboro Hot Tubs, The Lookouts

Frank Edwin Wright III (Frankfurt, 9 de Dezembro de 1972), conhecido pelo nome artístico de Tré Cool, é um músico americano nascido na Alemanha. Ele é o atual baterista da banda de punk rock Green Day. Ele se juntou logo à banda após que o baterista original e seu aluno de bateria, Al Sobrante, sair para completar os estudos. Ele também sabe tocar guitarra e acordeão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tré nasceu na Alemanha, mas cresceu em Willits, Califórnia, Estados Unidos, e viveu com seu pai e dois irmãos mais velhos, nas montanhas de Mendocino. Seu pai, um veterano aposentado da guerra do Vietnã, construiu muitas das casas naquela área, incluindo a de Lawrence Livermore, o seu vizinho mais próximo e também o fundador da Lookout! Records. Ele também deu a Tré seu apelido.

Tré desistiu da escola e nunca terminou o colegial. Em vez disso, ele fez um teste de equivalência e começou tendo aulas em uma escola de comunidade. Mas ao passo que Green Day se intensificava, foi obrigado a desistir da escola.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Com doze anos, Tré se juntou á banda The Lookouts. Muitas das suas apresentações eram em clubes punk de Berkeley (Califórnia). Tré conhecia Green Day, e ele ajudou o baterista original da banda, Al Sobrante, com a bateria. Pouco depois de Al sair da banda, um amigo de Tré lhe deu o conselho para ele se juntar a banda.

Além de tocar bateria em praticamente todas as faixas de Green Day, Tré Cool também toca guitarra e canta nas faixas "Dominated Love Slave" e "All By Myself". A primeira é do álbum Kerplunk! e a segunda uma faixa oculta de Dookie. Também cantou e compôs a letra de uma das partes da música "Homecoming" do álbum American Idiot, "Rock And Roll Girlfriend". Várias faixas ao vivo, interpretadas por Tré foram também gravadas, como "Billie Joe's Mom" e "Food Around The Corner". "DUI" (Driving Under Influence), gravada durante as gravações de Nimrod, iria ser liberada em Shenanigans, mas foi omitida e pode apenas ser encontrada online.

Lembrando que as letras do Green Day são geralmente feitas por Billie Joe, mas as músicas são creditadas aos três integrantes (Billie, Mike e o próprio Tre Cool). "All music by green day". A música Misery do álbum Warning tem a letra creditada a banda toda, o que significa que Tre Cool ajudou na letra.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Billie Joe está sem um dente no clipe de "Good Riddance", por culpa de Tré. Após ele tentar jogar uma televisão pela janela de um hotel, Billie teve um incidente com um dos seguranças.
  • Tré conta que, quando eles estavam em turnê na Dinamarca, há alguns anos, foram dormir na casa de um amigo que fizeram por lá. O sujeito chamou os caras do Green Day para conhecerem um outro amigo dele. Chegando no quarto do dinamarquês, o rapaz abriu o armário e mostrou o tal amigo: uma cabeça embalsamada dentro de um vidro! Para completar, o trio dormiu no chão do quarto, ao lado da tal cabeça embalsamada.
  • No "Momentos mais Selvagens dos VMA's" da MTV tem um pequeno pedaço onde Dave Grohl do Foo Fighters coloca uma lente de contato em Tré Cool e cantam "Beautiful People" do Marilyn Manson.
  • Tre toca bateria, acordeão e guitarra. Em seus shows, Tre joga dezenas de baquetas para o público e deixa uma caixa cheia de baquetas autografadas à sua disposição.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]