Tração animal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou se(c)ção:
Veículo de tração animal
(foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Tração animal é o ato de um animal mover um veículo (carroça, carruagem etc.) ou um aparelho (como um moinho, por exemplo). A tração animal, hoje, é pouco utilizada, pois, a partir da Revolução Industrial, os animais foram em grande parte substituídos nessa função pelas máquinas. O transporte de tração animal é o mais antigo meio de transporte usado pelo ser humano.

Desde a pré-história que o homem tem vindo a tentar utilizar animais domesticados para o ajudar em viagens (existem provas de cavalos domesticados há cerca de 5600 anos), carregando os seus pertences, ou levando o próprio indivíduo a monte, permitindo que este obtenha uma viagem menos cansativa e mais rápida, principalmente em viagens de longa distância. Este ponto da história foi crucial para o desenvolvimento do Homem, conduzindo ao nomadismo e expansão territorial. Foi também fundamental para a invenção da carroça, puxada por cavalos ou por bois, com a ajuda da recém inventada roda.

Mas houve também outras espécies a serem domesticadas para este propósito, como os camelos, ainda usados hoje em dia por certas tribos nômades comerciantes do Norte e Centro da África e península arábica, como os tuaregues.

Tipos de veículos com tração animal:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.