Tubarão III

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jaws 3-D
Tubarão III (PT/BR)
 Estados Unidos
1983 •  cor •  99 min 
Direção Joe Alves
Produção Rupert Hitzig
Roteiro História:
Guerdon Trueblood
Screenplay:
Carl Gottlieb
Richard Matheson
Não-creditado:
Michael Kane
Elenco Dennis Quaid
Bess Armstrong
Simon MacCorkindale
Louis Gossett Jr.
John Putch
Género Terror
Thriller
Música Alan Parker
Tema:
John Williams
Jogo de cena Chris Cordon
James A. Contner
Edição Corky Ehlers
Randy Roberts
Distribuição Universal Pictures
Lançamento Estados Unidos 22 de julho de 1983
Brasil 23 de dezembro de 1983
Portugal 23 de março de 1984
Idioma Inglês
Orçamento US$ 18 milhões
Receita US$ 87.987.055
Cronologia
Último
Último
Tubarão II
Tubarão IV – A Vingança
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Tubarão III (em inglês Jaws 3-D), lançado em 1983, é o terceiro filme da quadrilogia Tubarão, agora em 3D. Apresenta Dennis Quaid como protagonista, deixando assim o tradicional Martin Brody e Amity para trás (regressando em 1987 com Tubarão IV - A Vingança), passando-se assim para a Flórida. Bilheteria: 29 milhões.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Oito anos depois do primeiro ataque, Michael "Mike" Brody foi trabalhar no parque aquático SeaWorld. Lá ele conhece a treinadora de golfinhos Kathryn "Kay" Morgan, sua namorada. Durante a noite um funcionário do parque, Shelby Overman, é atacado por um tubarão sem ninguém ver. Algum tempo depois dois ladrões de coral caem na água e são mortos. Então alguma coisa afunda o bote em que eles estavam. Sean, o irmão de Mike, vai visitar o parque antes da inauguração e se apaixona pela esquiadora Kelly. Kay vai treinar os golfinhos Cindy e Sandy, mas Sandy se recusa a pular. Ela e Mike mergulham para ver se não há nada de errado lá em baixo e quase são atacados por um jovem tubarão (provavelmente um Megalodon), mas são salvos pelos golfinhos. Calvin Bouchard, o dono do parque, chama o caçador de tubarões Philip FitzRoyce. Ele pretende matar o animal no dia da inauguração do parque. Kay diz que não existem tubarões-brancos em cativeiro, então eles poderiam ser os primeiros a realizá-lo. O jovem tubarão é capturado e levado para uma piscina. Mike e Kay colocam um tubo de ar na boca dele. De repente o tubarão fica agitado e começa a nadar para lá e para cá. O dia da inauguração do parque chegou. Sem avisar Kay e Michael, FitzRoyce coloca o tubarão em outra piscina, matando-o. As esquiadoras são atacadas por um tubarão enorme. Sean pula na água salvar Kelly, que havia levado uma mordida. Kay e Mike são informados sobre o cadáver de Overman, que foi encontrado dentro de um aquário. Eles ficam impressionados com as mordidas. A pele e o couro foram arrancados, deixando os músculos à mostra. Quando eles vão avisar FitzRoyce, ele diz que pelo tamanho da mordida o tubarão tem 35 pés, ou seja, 12 metros e 25 centímetros. A mãe do jovem tubarão aparece numa cafeteria sub-aquática. FitzRoyce vai tentar matar o animal com uma granda, mas acaba encontrando seu próprio fim. Todos se dirigem a outra sala debaixo d'água e o tubarão começa a se aproximar. Mike aperta a granada e o tubarão explode. Suas maxilas voam em direção ao telespectador (o que deve ter feito o público rir na época). Mike e Kay sobem à superfície, sendo os únicos sobreviventes. Cindy também aparece, mas eles ficam preocupado que tivesse acontecido algo com Sandy. Então ela aparece e dá o pulo que ela se recusou a fazer em grande parte do filme.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Os produtores de Tubarão 2 não haviam ficado muitos satisfeitos com o filme. Um produtor italiano, Enzo C. Castellari, resolveu dirigir um filme chamado O Último Tubarão (na Espanha vendido como "Tiburón 3"). Portanto o título não se referia a um último exemplar da espécie, mas sim um último filme da franquia "Tubarão". A Universal Pictures tirou o filme de cartaz, e achando que o público ainda estava interessado nisso, eles tiveram a ideia de fazer uma nova continuação. No início eles queriam fazer uma comédia com o nome "Jaws 3, People 0". O filme começaria com o escritor Peter Benchley (autor de "Jaws") sendo atacando em sua própria piscina. Depois acharam melhor fazer um filme sério. O título "3" teria um segundo sentido, porque o filme seria em 3D (assim como Amityville 3-D e Friday the Thirteen 3-D ).
  • A abertura começa com uma visão de dentro d'água. Os peixes estão nervosos com algo até que aparece uma cabeça de peixe decepada. Então vem o título Jaws III, que abre e fecha, como uma boca mordendo. Aí vem um grupo de esquiadoras treinando para uma apresentação e no fundo é possível ver uma barbartana riscando a água.
  • Na cena em que o tubarão aparece na cafeteria e na que ele destrói a sala, eram apenas montagens mal feitas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.