Universidade de Auckland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Universidade de Auckland
Faculty of Medical and Health Sciences, University of Auckland.jpg, University of Auckland Clock Tower.jpg
Lema Ingenio et labore
Fundação 1883
Tipo de instituição universidade
Localização Auckland
Nova Zelândia
36° 51' 1" S 174° 46' 10" E
Website oficial
A torre relógio da Universidade.

A Universidade de Auckland ou, na sua forma portuguesa, de Auclanda (em inglês:University of Auckland) é uma instituição de ensino superior da região de Auckland, sendo a maior universidade da Nova Zelândia e a única do país a ser listada no QS World University Rankings.

Estabelecida em 1883 como um colégio ligado a Universidade da Nova Zelândia, a Auckland cresceu rapidamente e tornou-se a maior do país. Hoje, a universidade possui mais de seis campi e atende a mais de 39.000 alunos.

História[editar | editar código-fonte]

A Universidade de Auckland foi fundada em 23 de maio de 1883 como uma filial da Universidade da Nova Zelândia, sob o nome de Auckland University College. Tendo como sede uma cadeia e fórum abandonado, o colégio passou a funcionar com apenas 95 estudantes e 4 professores, mas em 1901, o número de matriculados passou para 156. A partir de então, a instituição dava seus primeiros acertos.

Durante a década de 1930, a universidade experimentou um crescimento extraordinário, resultante do interesse em pesquisas acadêmicas. Em 1934, quatro professores aderiram à nova faculdade: Arthur Sewell, HG Forder, CG Cooper e James Rutherford. A combinação de talentos acadêmicos resultou no crescimento da instituição.

Administração[editar | editar código-fonte]

Teoricamente, a universidade é dirigida pelo Chanceler (atualmente Roger France), contudo esta posição é apenas simbólica, já que a liderança da universidade cabe ao Vice-Chaceler (atualmente Stuart McCutcheon).

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.