Universidade de Halle-Wittenberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Universidade de Halle)
Ir para: navegação, pesquisa

51° 29′ N 11° 58′ E

Universidade Martinho Lutero de Halle-Wittenberg
Lema Prosteritas per traditio
Fundação 1502
Tipo de instituição pública
Localização Halle e Wittenberg, Saxônia-Anhalt, Alemanha
Docentes 5,017 (335 professores)
Reitor(a) Prof. Udo Sträter
Total de estudantes 20.672 (2012)
Campus urbano
Cores da escola Esmeralda e verde     
Afiliações Global Compact
Página oficial http://www.uni-halle.de/

A Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg ou Universidade Martinho Lutero de Halle-Wittenberg (em alemão: Martin-Luther-Universität Halle-Wittenberg), também designada como MLU, é uma universidade orientada para a pesquisa localizada nas cidades de Halle an der Saale e Wittenberg na Saxónia-Anhalt, Alemanha. A Universidade de Wittenberg foi fundada em 1502 por Frederico III da Saxônia[1] e a Universidade de Halle foi fundada em 1694 por Frederico I da Prússia, antes denominado Frederico III de Brandemburgo.

História[editar | editar código-fonte]

Universidade de Halle em 1836.

A atual Universidade Martinho Lutero formou-se através da fusão de duas instituições universitárias. Uma delas fundada em Wittenberg em 1502 e outra em Halle, no ano de 1694[2].

A história dessas duas universidades teve momentos marcantes. Por um lado, em Wittenberg lecionaram Martinho Lutero e Philipp Melanchthon e, através desses dois personagens históricos, tornaram-se esta cidade e sua universidade centros da Reforma Protestante na Alemanha[3]. Por outro lado, a Universidade de Halle tornou-se, em torno de 1700, o ponto de partida do Renascimento alemão, principalmente devido a atuação do jurista Christian Thomasius e do filósofo Christian Wolff[4].

Em 1813, Napoleão fechou a Universidade de Wittenberg por curto período. Devido à reordenação territorial após as guerras napoleônicas, ambas universidades se unificaram em Halle no ano de 1817. Essa especificidade na história das instituições encontra-se marcada no brasão duplo da atual Universidade Martinho Lutero[5].

Faculdades[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The New Encyclopedia Britannica, 15th Edition, vol 12, p.719. Chicago, 1988
  2. «Página oficial da Universidade». Consultado em 17 de outubro de 2011 (em alemão)  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «Página oficial da Universidade». Consultado em 17 de outubro de 2011 (em alemão)  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Página oficial da Universidade». Consultado em 17 de outubro de 2011 (em alemão)  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «Página oficial da Universidade». Consultado em 17 de outubro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.