Usuário:Aainitio/I = PAT

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estudando o Impacto da Mineração sobre o meio Ambiente e a Comunidade da Aldeia
A poluição de uma Fábrica

I = PAT é a notação matemática de uma fórmula propostas para descrever o impacto da atividade humana sobre o meio ambiente.

I = P × A × T

A expressão equivale impacto humano sobre o meio ambiente para o produto de três fatores: População, Afluênciae Tecnologia. É semelhante em forma a Kaya identidade que se aplica especificamente às emissões de gases com efeito de estufa dióxido de carbono.

A validade de se expressar de impacto ambiental como um simples produto de fatores independentes, e os fatores que devem ser incluídos e a sua relativa importância, têm sido objeto de debate entre os ambientalistas. Em particular, alguns chamaram a atenção para o potencial de inter-relações entre os três fatores, e outros, gostaria de stress outros fatores não incluídos na fórmula, tais como as estruturas políticas e sociais, e o escopo para benéficos, bem como prejudiciais, ações ambientais.

História[editar | editar código-fonte]

A equação foi desenvolvida em 1970, durante o curso de um debate entre o Barry Commoner, Paul R. Ehrlich e John Holdren.

Commoner argumentou que os impactos ambientais nos Estados Unidos foram causadas, principalmente, por alterações em sua tecnologia de produção a seguir a segunda Guerra Mundial , e destinados a seus pensamentos sobre a atual deterioração das condições ambientais nos EUA Ehrlich e Holdren argumentou que todos os três fatores foram importantes e destacou, em especial, o papel do humano, o crescimento da população, mas focada mais em uma escala mais ampla, sendo menos específico no tempo e no espaço.[1]

Variável dependente: Impacto[editar | editar código-fonte]

A variável "I" "I=PAT" equação representa o impacto ambiental. O ambiente pode ser visto como uma auto-regeneração do sistema, que pode sustentar um certo nível de impacto de forma sustentável. O máximo impacto sustentável é chamado de capacidade de carga. Enquanto "eu" é menos do que este valor associado população, afluência e tecnologia, que fazem até "I" são sustentáveis. Se "eu" exceder a capacidade de carga, então o sistema é dito ser em excesso, o que pode ser apenas um estado temporário. Excesso pode prejudicar a capacidade do meio ambiente para sustentar o impacto, reduzindo, portanto, a capacidade de carga.

O impacto pode ser medido utilizando a pegada ecológica de análise em unidades de hectares globais (gha). A pegada ecológica per capita é uma medida da quantidade de Terra biologicamente produtiva superfície que é necessária para regenerar os recursos consumidos per capita.

Os três fatores[editar | editar código-fonte]

População[editar | editar código-fonte]

População (est.) 10.000 AC – 2000 AD.

Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

Esse fenômeno é o resultado da transição demográfica em todo o mundo. A ONU projetos que a população humana pode estabilizar em torno de 11,2 bilhões em 2100 (9,2 bilhões).Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido No entanto, uma vez que a população mundial continuará subindo para as próximas décadas, este fator de I=PAT equação provavelmente vai continuar a aumentar o impacto humano sobre o meio ambiente para o futuro próximo.

A afluência[editar | editar código-fonte]

PIB per capita (em 1990 Geary-Khamis de dólares)

A variável A, I=PAT equação representa riqueza. Ele representa a média de consumo de cada pessoa na população. Como o consumo de cada pessoa aumenta, o impacto ambiental total aumenta bem. Um proxy comuns para a medição de consumo é através do PIB per capita. Enquanto o PIB per capita mede a produção, muitas vezes supõe-se que o consumo aumenta quando a produção aumenta. O PIB per capita tem vindo a aumentar de forma constante ao longo dos últimos séculos e está aumentando o impacto humano na I=PAT equação.

Impactos ambientais de afluência[editar | editar código-fonte]

Aumentou significativamente o consumo aumenta humanos de impacto ambiental. Isso é porque cada produto consumido tem uma ampla gama de efeitos sobre o meio ambiente. Por exemplo, a construção de um carro tem os seguintes impactos ambientais:Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválidoO mais carros per capita, maior o impacto. Impactos ecológicos de cada produto são de longo alcance, aumenta-se o consumo pode rapidamente resultar em grandes impactos sobre o meio ambiente através direta e indireta de fontes.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

O T variável I=PAT equação representa como recurso intensivo a produção de riqueza é, quanto de impacto ambiental está envolvido na criação, transporte e disposição dos bens, de serviços e de amenidades utilizado. Melhorias na eficiência pode reduzir o recurso de escala, reduzindo o T multiplicador. Desde que a tecnologia pode afetar o impacto ambiental de muitas maneiras diferentes, a unidade de T é frequentemente adaptadas para a situação I=PAT está sendo aplicada. Por exemplo, para uma situação onde o impacto humano sobre a mudança climática está sendo medido, uma unidade adequada para T pode ser de gases de efeito estufa por unidade de PIB.

Impactos ambientais da tecnologia[editar | editar código-fonte]

Aumenta a eficiência pode reduzir o impacto ambiental global. No entanto, uma vez que P tem aumentado exponencialmente, e Um também tem aumentado drasticamente, o impacto ambiental global, que eu, tem ainda maior.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Nativos Americanos Práticas de Pesca (Baixa Tecnologia) têm uma muito menor Impacto do que a Pesca industrial

Interdependências[editar | editar código-fonte]

Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

Por exemplo, uma duplicação da eficiência tecnológica, ou equivalentemente uma redução do T-fator de 50%, não necessariamente reduzir o impacto ambiental (I) 50% se a eficiência induzida por reduções de preços estimular o consumo adicional de recursos que deveria ser conservado, um fenômeno chamado efeito rebote (conservação) ou Paradoxo de Jevons. Como foi mostrado por Alcott,Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido apesar de melhorias significativas na intensidade de carbono do PIB (i.é., a eficiência na utilização do carbono) desde 1980, o mundo fósseis, o consumo de energia tem aumentado em linha com o crescimento econômico e populacional. Da mesma forma, uma ampla análise histórica da evolução tecnológica e a melhoria da eficiência foi conclusivamente demonstrado que as melhorias na eficiência energética e a utilização de materiais quase sempre foram superadas pelo crescimento econômico, resultando em um aumento líquido no uso de recursos e poluição associados.Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

Negligência e benéficos impactos humanos[editar | editar código-fonte]

Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

A negligência dos políticos e contextos sociais[editar | editar código-fonte]

Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

Além disso, o fator P não leva em conta a complexidade das estruturas sociais ou comportamentos, o que resulta em culpa de ser colocado no global pobres.Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido I=PAT não conta para o uso de recursos sustentáveis entre alguns pobres e as populações indígenas, injustamente caracterizar essas populações cujas culturas de suporte de baixo impacto e práticas.Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido No entanto, estas críticas não só assume baixos impactos para as populações indígenas, mas também entende o I=PAT equação em si. O impacto ambiental é uma função do número de seres humanos, a afluência (ou seja, os recursos consumidos per capita) e tecnologia. Presume-se que em pequena escala, as sociedades de baixo impacto ambiental, devido às suas práticas e orientações sozinho, mas há pouca evidência para apoiar estaErro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido. Na verdade, geralmente de baixo impacto de pequena escala sociedades comparado ao estado de sociedades, é devido a uma combinação de seus números pequenos e de baixo nível de tecnologia. Assim, a sustentabilidade ambiental dessas sociedades é em grande parte um epifenômeno, devido a sua incapacidade para afetar significativamente o seu ambienteErro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido. Que todos os tipos de sociedades, que são assunto para I=PAT, na verdade, foi claro na Ehrlich e Holdren em 1972, o diálogo com mais Comum no Boletim do Atômica, os CientistasErro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido , onde eles examinam pré-industrial (e, de fato, pré-históricos) impacto do ser humano sobre o meio ambiente. A sua posição é mais esclarecido pelo Holdren 1993 papel, Uma Breve História de "IPAT"Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido.

Implicações de política[editar | editar código-fonte]

Como resultado das interdependências entre P, A, e T e potenciais efeitos de repercussão, as políticas que visam a diminuir os impactos ambientais, através de uma redução em P, A, e T pode não só ser muito difícil de implementar (por exemplo, o controle populacional e o suficiente material e decrescimento movimentos têm sido muito controverso), mas também são susceptíveis de ser bastante ineficaz em relação ao racionamento (por exemplo, quotas) ou de Pigou tributação da utilização de recursos ou a poluição.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Equações]] [[Categoria:Geografia humana]] [[Categoria:Impacto ambiental]]