Usuário(a):Gabrielrs/Testes/Nicki Minaj

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pink Friday
Álbum de estúdio de Nicki Minaj
Lançamento 19 de novembro de 2010
Gravação 54 Sound Studios
(Detroit, Michigan)
Chalice Recording Studios
(Los Angeles, Califórnia)
Glenwood Place Studios
(Burbank, Califórnia)
Gênero(s) Hip hop, R&B, pop
Gravadora(s) Young Money, Cash Money, Universal Motown
Produção Bangladesh, Blackout Movement, Drew Money, Oak, Papa Justifi, J. R. Rotem, Swizz Beatz, T-Minus, will.i.am
Cronologia de Nicki Minaj
Beam Me Up Scotty
(2009)
Pink Friday: Roman Reloaded
(2012)
Singles de Pink Friday
  1. "Your Love"
    Lançamento: 1 de junho de 2010
  2. "Check It Out"
    Lançamento: 3 de setembro de 2010
  3. "Right Thru Me"
    Lançamento: 24 de setembro de 2010
  4. "Moment 4 Life"
    Lançamento: 7 de dezembro de 2010
  5. "Super Bass"
    Lançamento: 5 de março de 2011
  6. "Did It On'em"
    Lançamento: 7 de abril de 2011
  7. "Girls Fall Like Dominoes"
    Lançamento: 11 de abril de 2011
  8. "Fly"
    Lançamento: 30 de agosto de 2011

Pink Friday é o álbum de estréia da artista americana Nicki Minaj, lançado em 19 de novembro de 2010 pela Young Money Entertainment, Cash Money Records e Universal Motown. Foi gravado em vários estúdios em Detroit, Michigan, Los Angeles, Califórnia e Burbank, Califórnia. Minaj contou com uma variedade de produtores, como Bangladesh, Blackout Movement, Drew Money, Oak, Papa Justifi, J. R. Rotem, Swizz Beatz, T-Minus, will.i.am. O álbum incorpora o hip hop, R&B e pop como estilos musicais. Contém a participação vocal de Eminem, Rihanna, Drake, will.i.am e Kanye West.

O álbum foi promovido com oito singles, incluindo os sucessos internacionais "Super Bass" e "Fly", e os sucessos do Hot 100 dos Estados Unidos "Your Love", "Right Thru Me" e "Moment 4 Life". Minaj também divulgou Pink Friday com uma turnê promocional de cinco data no mês de outubro de 2010.

Depois de um lançamento muito aguardado em resultado de extensas aparições de Minaj nos singles de outros artistas, Pink Friday estreou no número dois na parada musical americana Billboard 200 vendendo 375 mil cópias em sua primeira semana. Ele alcançou o número um meses depois e passou 39 semanas na parada. Até julho de 2013, o disco vendeu 1,895,000 cópias nos Estados Unidos. O álbum também ficou dentro dos vinte álbuns mais vendidos na Austrália e no Reino Unido, onde vendeu 281,346 até abril de 2012. O álbum deu a Minaj três indicações ao Grammy Awards de Best New Artist, Best Rap Performance por "Moment 4 Life" com Drake e Best Rap Album por Pink Friday no Grammy Awards de 2012.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Depois de uma grande guerra de propostas da gravadora, Young Money Entertainment anunciou em 31 de agosto de 2009 que lançariam Minaj com um contrato que ela possuiria todos os seus direitos – incluindo merchandising, patrocínios, verbas, turnês e publicidade. As sessões para o álbum começaram em 2009 com uma tentativa de lançamento no segundo trimestre de 2010. Minaj declarou em uma entrevista à MTV que "Married in the Club" foi criado para ser o primeiro single do álbum e foi programado para ser lançando em novembro de 2009. Os planos para o single foram cancelados e Minaj explicou em uma entrevista em fevereiro 2010 para a MTV que ela havia descartado o material anterior e começou a gravar de novo a partir do zero: "Eu tenho músicas sobre onde eu estou agora, [...] [as outras músicas] não representam onde estou musicalmente. Quero começar do zero, mas eu tenho o meu single e ele vai ser lançado."

Minaj falou sobre a grande importância do álbum para ela e todas as mulheres no hip-hop em uma entrevista com ​​V103's Greg Street, afirmando: "Eles não vão contratar outras rappers femininas, porque eles vão dizer: 'suas novidades eram tão loucas e se ela não consegue fazer, então ninguém pode.' E eu não quero que isso aconteça, então eu estou fazendo isso para o bem de todas as garotas. Espero que com o sucesso do álbum, porque eu sei que ele será bem sucedido, eu acredito que será bem sucedido, espero que ele abra as portas para todas as garotas em todos os lugares. Mesmo eu que vim de tão longe, ele é uma prova em minha mente", disse ela. "Então, eu espero que as rappers femininas entendam o quão importante ele é, e que ele faz bem para nossa cultura".

Gravação e produção[editar | editar código-fonte]

As sessões de gravação para o álbum teve vários locais, incluindo o 25 Sound Studios em Detroit, Chalice Recording Studios em Los Angeles e Glenwood Place Studios em Burbank, Califórnia. O produtor de hip-hop Swizz Beatz confirmou sua colaboração no álbum, fazendo com Minaj a canção "Catch Me", que ela descreveu como "mal-humorada" e "suavemente futurista", que mais tarde tornou-se uma faixa bônus do álbum. Minaj também confirmou ao Entertainment Weekly que o membro do The Black Eyed Peas e produtor musical will.i.am contribuiu para a produção do álbum. Ela afirmou na entrevista que "O álbum é muito mais emocional do que eu previa, o que é uma grande coisa. E eu sei que as mulheres vão se conectar muito ao álbum. Me faz lembrar de muitos anos [atrás] quando eu era uma menina e fazia um rap um pouco sem graça, e agora é a hora para contar a minha história, e ao contar a minha história, eu realmente estarei contando a história de outras meninas. Todas nós passamos pelas mesmas coisas. Assim, o álbum vai ser muito pessoal para cada mulher." O produtor Bangladesh também contribuiu para o disco.

O rapper e produtor Kanye West também foi confirmado para o álbum. Em entrevista à Interview, Minaj afirmou que ela enfraqueceria o apelo sexual no álbum, afirmando:. "Eu fiz uma decisão consciente para tentar suavizar a sensualidade. Quero que as pessoas, especialmente as meninas, entendam que na vida nem tudo será baseado no apelo sexual. Você tem que ter algo mais". A canção "Right Thru Me", que ela chamou de faixa "destaque" do álbum, foi descrita pela artista: "não vai vir agora, vai chegar na época que álbum o álbum for lançado, mas é uma música muito, muito bonita. Todo mundo vai gostar, é realmente muito perspicaz, mas em um tipo muito coloquial de maneira ". [15] [15] em uma entrevista com 95,8 Capital FM, Rihanna afirmou que após os dois colaboraram em" Raining Men ", de seu álbum Loud, que estariam se unindo em conjunto para uma possível segunda colaboração em Minaj Pink Friday. [16]